Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Porto, parte final!

Em nosso último dia em Porto, queríamos não só aproveitar a cidade, mas aproveitar  cada pedacinho de Portugal que nos restava. Aproveitar tudo até o último minuto.


Passamos por pontos turísticos que já conhecíamos, mas ainda faltava conhecer alguns. 


Como a rua Santa Catarina e o Café Majestic, as caves de Vinho do Porto, uma parte do centro histórico...Comemos bacalhau em muitos dias da viagem, mas devo admitir que os do Porto foram especiais. Sou capaz de lembrar dos aromas e sabores experimentados.



Livraria Lello e Irmão

Também chamada de Livraria Chardron, já fez parte da lista das mais belas livrarias do mundo. 


O edifício é construído em estilo neogótico e do lado de dentro além das belíssimas escadarias é possível admirar os bustos de vários escritores famosos, como Eça de Queirós.


Dizem que as escadarias da livraria serviram de inspiração para as escadarias de Hogwarts nos livros de Harry Potter, já que J.K. Rowling morou em Porto.


Rua das Carmelitas 144, 4050-161 Porto, Portugal

Museu do Vinho do Porto

Porto é conhecida mundialmente graças aos vinhos produzidos na cidade.  Se você é um apreciador da bebida, provavelmente gostará de conhecer o museu dedicado ao Vinho do Porto. Infelizmente, não deu tempo de conhecê-lo, ficará para a próxima vez em Porto.


Rua Monchique, 4050-394 Porto, Portugal
+351 22 207-6300

Igreja de São Francisco

A Igreja é uma construção gótica e barroca. Construída no século XIV é conhecida como a "igreja de ouro", pelo seu notável conjunto de talha dourada barroca.



Hoje também é museu e em seu interior realizam-se vários concertos de música clássica.


Rua do Infante Dom Henrique, 4050-297 Porto, Portugal
+351 22 206-2125

http://www.ordemsaofrancisco.pt/museu.php

Palácio da Bolsa

Um dos pontos turísticos mais visitados do Porto, o Palácio começou a ser construído em 1842 e apresenta traços de vários estilos arquitetônicos, dentre eles, o neoclássico oitocentista, que é o predominante, arquitetura toscana e neopaladiano inglês.



Como não entramos para visitá-lo, unicamente por falta de tempo, as fotos abaixo foram retiradas do Wikipedia.



Rua Ferreira Borges 4050-253 Porto, Portugal
+351 22 339-9000

http://www.palaciodabolsa.pt

Rua Santa Catarina

Como não poderia faltar, vamos às compras!!! Em Porto a rua Santa Catarina é fechada para os automóveis, sendo assim, os turistas podem andar por ela tranquilamente.


Pode namorar as vitrines das lojas de bebidas, Vinhos do Porto são as especialidades da casas. São tantas opções, que até quem entende de vinhos fica um pouco perdido.


Como entendemos muito pouco, precisamos pedir ajuda ao vendedor, que nos atendeu com toda paciência do mundo.


Acabamos comprando mais do tínhamos planejado.




Lojas de vinhos, sardinhas, roupas, artesanatos e souvenirs não faltam por aqui. Cada uma mais tentadora que a outra...


Café Majestic

Cansou das compras e quer descansar um pouco? Que tal conhecer o sexto café mais bonito do mundo (cityguides)? Pois é, ele está aqui em Porto, e o que é melhor, na rua Santa Catarina.


O café mais famoso do Porto é um exemplar da Art Noveau  e é um convite a reviver e Belle Époque. Aqui se encontraram e se encontram várias personalidades da vida cultural e artística da cidade.


Rua Santa Catarina 112, 4000-442 Porto, Portugal
+351 22 200-3887

http://www.cafemajestic.com

Muralha Fernandina

Bem próximo a ponte D. Luis I encontram-se as Muralhas Fernandinas, ou o que sobrou delas.


Elas fazem parte do que um dia foi o cinturão do Porto, as muralhas que protegiam a cidade.

Imagem retirada da internet
Ao lado da muralha há um funicular, ao subir por ele, você aproveita a vista da muralha e da cidade.


Vila Nova de Gaia

À outra margem do Douro está Vila Nova de Gaia, aos mais desinformados ou distraídos parecerá parte da cidade do Porto, mas não é.



As famosas caves do vinho do Porto ficam em Vila Nova de Gaia. A cidade é o local com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo. As caves ficam uma ao lado das outras.



Da parte de Vila Nova de Gaia, tem-se uma bela vista do Porto.


Além das caves, Vila Nova de Gaia também é conhecida por suas praias, que ficarão para a próxima vez, assim como tantos outros pontos turísticos.

Imagem retirada da internet
Imagem retirada da internet


Caves

Se você é como eu e não entende muito de vinho, vou tentar resumir rapidinho para você o que é o Vinho do Porto.



É um vinho fortificado e mais doce que os vinhos ditos normais, por quê? Além do clima e das uvas da região do Douro, o segredo é não deixar que a fermentação se complete. Ela é parada numa fase inicial e adiciona-se uma aguardente de vinho, com teor alcoólico altíssimo. Isso faz com que o vinho do Porto seja mais doce, pois o açúcar natural das uvas não se transforma completamente em álcool.



Basicamente há três tipos de de vinhos do Porto: Branco, Ruby e Tawny.

Imagem retirada da internet
Os vinhos do Porto Branco são feitos de uvas brancas que durante a fermentação não entram em contato com as castas com o mosto, envelhecem em grandes balseiros de carvalho. São vinhos jovens e frutados. Podem ser doces ou secos, mas mesmo os secos, são um pouquinho doces.



Os Ruby são vinhos também envelhecidos em balseiros, com o pouco contato com a madeira conservam, durante mais tempo, suas características iniciais. São vinhos muito frutados e cor vermelho escuro.



Os Tawny também são vinhos tintos e feitos com as mesmas uvas dos Ruby, mas que envelhecem de dois a três anos em balseiros, passando depois para pipas. Os Tawny respiram mais, assim oxidam e envelhecem mais rápido. Costumam ter a cor âmbar.


São tantas caves que você ficará na dúvida de qual visitar e consequentemente comprar, mas acho que não tem erro!

Imagem retirada da internet
Mosteiro da Serra do Pilar

Na parte alta de Vila Nova de Gaia fica o Mosteiro da Serra do Pilar, imponente, pode ser avistado de vários lugares.



O mosteiro começou a ser construído em 1538 e terminado em 1670, com a conclusão da Igreja Nossa senhora do Pilar.



Foi parcialmente destruído em 1834, após a Guerra Civil Portuguesa e reformado em 1925.


Teleférico

O teleférico de Gaia fi inaugurado em 2011 para fins turísticos e liga a Praça da Super Bock, no cais, ao Jardim do Morro.




Restaurante Chez Lapin

Nosso último jantar em Portugal, foi em um restaurante na Ribeira, o Chez Lapin. Apesar do nome francês o restaurante serve muitas delícias portuguesas.



A decoração é uma poluição visual, mas que agrada aos olhos. O interessante é que a maioria dos objetos que enfeitam as paredes são doados carinhosamente pelos clientes. Acredito que na alta temporada seja necessário fazer reservas.



Os pratos estavam ótimos, foi o melhor bacalhau que comi, (síndrome do último jantar)! E para acompanhar, resolvemos pedir um vinho chamado Mateus, muito bebido pelos portugueses. Comemos bacalhau em muitos dias da viagem, mas devo admitir que os do Porto foram especiais. Sou capaz de lembrar dos aromas e sabores experimentados.


Também nos permitimos um Vinho do Porto de sobremesa e um doce, que realmente não me lembro o nome.


Rua dos Canastreiros 40-42, 4050-149 Porto, Portugal
+351 22 200-6418

Reservas: reservas@douroacima.pt

Hotel Eurostars Oporto

Quem já acompanha o blog, sabe que não ligamos muito para hotéis badalados, sendo bem localizado e limpo, está ótimo.



Como o hotel em Porto me surpreendeu positivamente, resolvi falar sobre ele.



Não fica muito próximo ao centro histórico, mas como ele está localizado bem próximo a uma estação do metro, isso não foi problema.


O atendimento foi ótimo, quartos limpos, nada a reclamar. Recomendo!


Rua Mestre Guilherme Camarinha 212, 4200-537 Porto, Portugal
+351 22 507-2090

http://www.eurostarshotels.com.pt

Próximo post: Guimarães (e último de Portugal)!