Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

segunda-feira, 31 de março de 2014

Ávila!

Ficamos quatro dias em Madri, mas na cidade mesmo, ficamos três. Escolhemos um dos dias para conhecermos cidades próximas, que nos pareciam imperdíveis.

No mesmo dia, conhecemos Ávila, Segóvia e Toledo, no total foram 450Km percorridos. Sei que parece muito, (e na verdade é), mas queríamos aproveitar a viagem ao máximo. Se você é mais tranquilo ou tiver menos tempo, escolha uma delas e mergulhe (mas não me pergunte qual, eu não conseguiria te indicar apenas uma).


Ah! Estávamos de carro, o que nos ajudou a conhecer as três cidades no mesmo dia. Outra coisa que ajudou é que era verão, os dias estavam longos, tinha sol até as 21h. Se você estiver de trem ou ônibus, as coisas complicam um pouco, pois fica-se refém de horários.

Monastério de San Lorenzo de El Escorial

Uma das vantagens de alugar um carro, é que, se você souber ou descobrir algo legal pelo caminho, dá para fazer uma breve parada.


E isso aconteceu a caminho de Ávila. Resolvemos parar para conhecermos o El Escorial, a 57 Km de Madri.



O Monastério de San Lorenzo de El Escorial é na verdade um conjunto arquitetônico, formado por uma basílica, uma biblioteca, um palácio e como o próprio nome já disse, um monastério.



Foi construído pelos monges Jerônimos entre 1563 e 1584, mas hoje está ocupado pela Ordem de Santo Agostinho.

Imagem retirada da Wikipedia
Foi idealizado pelo rei Felipe II e foi, por algumas décadas, residência da Família Real. Em 1984 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.



O lugar é enorme e impressiona não só por essa grandiosidade, mas por sua beleza.


Infelizmente não entramos no monastério, pois como já foi dito, o dia seria pequeno para conhecermos tudo que queríamos, mas o pouco que admiramos valeu a escala!



Av. Juan de Borbón y Battemberg, s/n, 28200 - San Lorenzo de El Escorial, Madri, Espanha


http://www.monasteriodelescorial.com/

http://www.el-escorial.com/

Mas vamos à Ávila!

Ávila

Ávila fica a 110 Km de Madri, caso você vá direto. Como estávamos em San Lorenzo de El Escorial, foi necessário percorrermos apenas mais 73 Km. Devo dizer aqui, que as estradas da Espanha são ótimas, bem sinalizadas e conservadas.


Ávila é uma cidade medieval, e quando você entra por algum de seus portões, tem certeza de que está em algum livro de história, ou em algum filme medieval.




O centro antigo, e as igrejas que ficam fora da muralha foram declarados Patrimônios da Humanidade pela UNESCO em 1985.


Se a cidade fosse só a muralha, já valeria a pena, pois ela foi construída no século XI ou XII e está intacta.




São 3 Km compostos por 87 torres, nove portas e dois portões.


A muralha é considerada o maior monumento iluminado do mundo.



Você pode caminhar por sobre a muralha e ter uma bela vista além muros. O valor cobrado hoje é cinco euros.



Se tiver tempo, fique na cidade até anoitecer para poder ver a muralha iluminada.

Foto by FrankBlackNoir
Entramos na centro histórico pela Puerta de Alcázar, na rua Don Geronimo e logo na entrada há um bonito prédio que parece ser a Secretaria de Economia do município.


Ávila é um daqueles lugares que você pode andar sem destino, pois a cidade é toda turística.  Admirar a arquitetura, as lojinhas, restaurantes.


Você se esquece do tempo observando os detalhes. Olha o charme da aldrava na porta abaixo!


Há muitas igrejas para se conhecer, mas só posso falar de três, a Catedral, a Igreja de São Pedro e a Basílica de São Vicente.

A Catedral

A Catedral de Ávila está ligada a Muralha e é a primeira catedral gótica da Espanha, embora sua construção tenha se iniciado no período românico, o que pode ser confirmado pela construção do abside e o formato de fortaleza da Catedral.




Construída na forma da cruz latina, seu ábside é uma parte da muralha.


Estima-se que a construção da Catedral tenha se iniciado no século XI e terminado no Século XV. A catedral é dedicada a El Salvador.




Igreja de São Pedro

Estacionamos o carro próximo a Igreja de São Pedro, na Praça  do Grande Mercado Velho, hoje dedicada a Santa Teresa d'Ávila.




A igreja é construída em estilo românico, na forma da cruz latina.


Um dos destaques da igreja são as esculturas, que além de cenas bíblicas, retratam a fauna, a flora e desenhos geométricos.


Basílica de São Vicente

Assim como a Igreja de São Pedro, a Basílica de São Vicente também fica fora da muralha.


Sua planta também é em cruz latina e seu estilo românico. Sua construção começou em 1120 terminando em meados do século XIII.


Em sua cripta se encontra a imagem da Virgem de La Soterrana, venerada por Santa Teresa de Jesus, como ficou conhecida Santa Tersa d'Ávila.

Imagem retirada do Wikipedia
Ao lado da Catedral fica o prédio dos Correios, um prédio que chama atenção, pelo seu tamanho, provavelmente foi o palácio de alguém ilustre.


Prefeitura e Praça do Mercado Pequeno

Entrando um pouco mais para dentro de Ávila, chega-se a praça que abriga a Prefeitura e uma feira, não sei se a feira acontece todos os dias, mas no dia em que fomos, ela estava lá. Com frutas, legumes, verduras e flores.



O atual edifício da prefeitura foi construído entre 1839 e 1845 em estilo Isabelino.


Na praça há também uma espécie de aqueduto, mas não consegui descobrir se realmente foi um aqueduto ou só arcos para enfeitar o pátio.



Como passamos a parte da manhã em Ávila, resolvemos almoçar por lá mesmo.


Outro monumento que chama a atenção fora das muralhas é o monumento dedicado a Língua Espanhola. Provavelmente os brasileiros já ouviram falar do Caminho da Estrada Real, se não, já explico. Trata-se dos caminhos usados para explorar as riquezas do Brasil Colônia. Abaixo um mapa dos caminhos da Estrada Real.

Mapa retirado do site oficial

Mais informações no site oficial:

http://www.institutoestradareal.com.br/

O monumento à Língua Espanhola é mais ou menos isso. Trata-se de lugares que foram importantes para a formação da Língua Castellana, primeiro nome dado a Língua Espanhola. E Ávila faz parte desta rota.


Mais informações no site oficial:

http://www.caminodelalengua.com/

Escolhemos o restaurante aleatoriamente, estávamos andando na rua, gostamos das mesinhas do lado de fora e resolvemos sentar.




Almoçamos no Medieval, e gostei de tudo que comi, comidas parecidas com as nossas e bem temperadas!


Há muito mais para ser visto em Ávila, mas, para variar, o tempo foi curto, ainda queríamos passar em Segóvia e Toledo.

Quer saber os detalhes dos pontos turísticos de Ávila, é só dar uma olhadinha no link abaixo.

http://www.avilaturismo.com

Bjim!