Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Lapinha da Serra

Há muito tempo eu estava com vontade de conhecer a Lapinha da Serra, desde que um casal de amigos me falou que o lugar era lindo, só que sempre tinha algum lugar para ir antes. 



Quem me conhece pessoalmente ou até daqui do blog mesmo, sabe que adoro passar meu aniversário viajando, nem que seja ali pro lado, rsrsrs... Neste ano, aproveitei a desculpa do aniversário e marquei a viagem para a Lapinha da Serra.



Agora, como você não tem obrigação de saber onde fica a Lapinha, vou explicar! Lapinha da Serra é um distrito de uma cidadezinha chamada Santana do Riacho, que possui pouco mais de 4.000 habitantes de acordo com o IBGE (2013), e Lapinha da Serra pouco mais de 300. Abaixo foto da igreja e da praça de Santana do Riacho.



Apesar do tamanho nos indicar que provavelmente é beeem no interior de MG, na verdade, é logo ali. Santana do Riacho fica a 110km de Belo Horizonte, e a Lapinha um pouquinho mais distante, a 140km, e os últimos 11km para chegar até lá são de terra, o que dá um charme todo especial a viagem!!!


Abaixo as duas igrejas da Lapinha, a antiga que é pequenina e a nova, que é a maior, (mas ainda é pequena)!



O Munícipio abriga um parque lindo, e talvez por este motivo quase ninguém conheça o seu nome, mas sim o nome do parque. Trata-se do Parque Nacional da Serra do Cipó, que além de ter montanhas lindas, canions misteriosos, cachoeiras de tirar o fôlego, ainda faz parte do circuito da Estrada Real. Ah, a fauna e flora também dão um show!




E a minha sugestão é: procurando um lugar próximo a BH para viajar e quebrar totalmente a rotina? A Lapinha da Serra é uma ótima opção.



Os moradores de Lapinha da Serra vivem da agricultura de subsistência e turismo, e prezam muito por deixar a Lapinha da Serra, sempre linda, organizada e limpa. Por isso, lá existem algumas regras que devem ser respeitadas, se você não concorda com elas, seu lugar não é na Lapinha.

- Não é permitido andar pelas ruas com trajes de banho;
- Só é permitido acampar nas áreas de camping oficiais;
- Não é permitido fazer churrasco nas cachoeiras, represas e gramados;
- Não é permitido jogar lixo nas matas e rios;
- Não é permitido som alto nas ruas;
- Preserve as trilhas, a fauna e a flora. Da Lapinha leve apenas fotos!
- Motoristas: Velocidade máxima no vilarejo, 20km. as crianças brincam soltas;
- Proibido carro em volta da lagoa e das cachoeiras;
(Associação Amigos da Lapinha)


Como passamos um fim de semana normal na Lapinha, não deu para conhecer todos os seus encantos. Fizemos uma caminhada até a Cachoeira do Lajeado.



Gastamos 2h30m para irmos, mas fomos bem devagar, conversando, tirando muuuiiitas fotos e apreciando a paisagem, a volta foi bem mais rápida, 1h30m. 


São 6km do vilarejo até a cachoeira, a caminhada é leve, super tranquila, só no finalzinho, quando se está chegando na cachoeira que ela fica moderada. Se você for na época de cheia como nós, terá que atravessar alguns rios (pequenos), vá preparado!



Nossa caminhada de volta coincidiu com o por do sol, maravilhoso!!! Não tenho nem comentários... Um luz dourada, que nunca vi igual!!! Um prato cheio para os fotógrafos!



Outra cachoeira bastante famosa por lá, é a Bicame, mas esta ficou para uma próxima vez!

Foto retirada do portaldalapinha.com.br

Outra coisa que ficou para a próxima vez foi subir o pico da Serra. Lá de cima tem-se uma vista deslumbrante, para qualquer um perder o fôlego e ficar embasbacado. 

Foto cedida por Luiz Medeiros
Foto cedida por Luiz Medeiros

Você avista os dois lagos, o do Vilarejo e o da Usina, além de toda a Serra. Não vejo a hora de voltar e subir tudo, a caminhada é de média a moderada, exige um pouco mais de preparo físico, mas deve valer cada passo!



A noite jantamos em uma pizzaria, rústica, mas muito aconchegante, a Forneria, por Rafael Transpa, e foi excelente! Levamos nossos vinhos e pagamos as rolhas, pedimos duas pizzas meio a meio.


Não sei dizer qual dos quatro sabores foi o meu predileto, tudo estava delicioso!! As pizzas são feitas no forno a lenha, a primeira que pedimos foi a Boqueirão e a Rafael Transpa. A Boqueirão é de abobrinha com cream cheese e a Rafael Transpa é de lombinho canadense, com cream chese e damasco.


A segunda foi a Rupestre, que é de shitake  e a Forneria, que é de algum presunto e geleia de maracujá com pimenta  e alho frito. Cada uma melhor que a outra! Como todos os lugares na Lapinha da Serra, pagamento só em dinheiro!


Na Lapinha existem áreas de camping e pousadas, para todos os gostos e bolsos. Ficamos na Pousada DuBreu e super indico!



A pousada é rústica e simples, mas tudo limpo e organizado!



E com uma vista espetacular!




Enquanto você saboreia o delicioso café da manhã, já vai aproveitando o que a pousada tem de melhor, a vista!




E se você é do tipo aventureiro, pode aproveitar os caiaques que a pousada oferece e dar uma volta no lago! Além de aventureiro é aconselhável que também esteja em forma, pois as remadas vão deixar seu braço bem dolorido no dia seguinte!



Ou você pode simplesmente sentar em frente ao lago e relaxar escutando, a água, o vento, os pássaros e as pessoas que foram para o lago!


Os contatos da pousada são:

E-mail: pousadadubreu@hotmail.com
Telefone: (31) 8857-5323 ou (31) 8470-6941 (nos fins de semana)

http://www.portaldalapinha.com.br/pousadadubreu.php

http://www.lapinhadaserra.com.br/pousadadubreu/index.htm

Como vocês puderam ver pelas fotos, a Lapinha da Serra é linda, mas preciso dar alguns avisos:

Como o lugar não tem sinal de celular, nenhum estabelecimento aceitava cartão (talvez já aceitem). Entrem em contato com os sites acima e se informem antes de ir.
Também não tem internet, e o sinal de telefonia é ruim. (Na nossa pousada tinha Wi-Fi).
Não tem farmácia, posto de gasolina, banco ou mercado, viajem preparados.


Aproveitem bastante o lugar e suas belezas naturais!


Bjim!