Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Porto, continuação!


Este post é continuação do anterior, se você ainda não leu, leia aqui. Ainda próximo ao Jardim da Cordoaria, passamos pela Igreja dos Carmelitas e o Museu Nacional Soares dos Reis.

Igreja dos Carmelitas Descalços

Na verdade são duas igrejas em uma. Pois ao lado da Igreja dos Carmelitas Descalços está a Igreja do Carmo.


A Igreja dos Carmelitas Descalços começou a ser construída em 1616, foi concluída em 1628 e a decoração em 1650.


A igreja é Monumento Nacional e sua planta é na forma da cruz latina, com um única nave. O destaque é a talha dourada do interior em estilos barroco e rococó.


Museu Nacional Soares dos Reis

Outro ponto turístico próximo é o Museu Nacional Soares dos Reis que está instalado no Palácio dos Carrancas. Foi criado em 1833 por D. Pedro IV, em 1911 recebeu o nome atual em homenagem a Soares dos Reis, grande escultor portuense. No museu é possível admirar as chamadas artes decorativas, as coleções do Museu Municipal e de Belas Artes.


Rua D. Manuel II 44, 4050-342 Porto, Portugal
+351 22 339-3770


Jardins do Palácio de Cristal e Pavilhão Rosa Mota

Do museu seguimos para os Jardins do Palácio de Cristal, o edifício que deu nome aos jardins não existe mais, foi substituído pelo pavilhão Rosa Mota.


Os jardins de características românticas foram projetados em 1860 pelo paisagista alemão Émile David.


Na Avenida das Tilias, em alguns dos seus mirantes estrategicamente localizados,  é possível admirar belas vistas da cidade e do rio Douro.

Imagem retirada da internet
Há vários jardins temáticos, como o das plantas medicinais, das plantas aromáticas e o das rosas, entre outros. Todos são um convite a desenvolver os sentidos.


O Pavilhão Rosa Mota  é construído em forma semi-esférica, projetado pelo arquiteto José Carlos Loureiro. Inaugurado na década de 50 , recebeu o nome de Rosa Mota em homenagem à grande atleta portuense.


O Pavilhão acolhe jogos de diversas modalidades, além de espetáculos musicais, teatros, congressos e exposições.


Rua D. Manuel II, 4050-346 Porto, Portugal
+351 22 543-0360

Casa da Música

A Casa da Música foi inaugurada em 2005 e é a principal sala de concertos da cidade. O prédio começou a ser construído em 1999 e esperava-se que ficasse pronto no fim de 2001, ano que Porto foi a Capital Europeia da Cultura. Pelo visto, não é só no Brasil que as obras atrasam.


A Casa da Música possui dois auditórios principais, o grande tem capacidade para 1238 lugares e o meno para 300. No topo do edifício, no terraço, há um espaço para espetáculos.



Av. Boavista, 604/610, 4149-071 Porto, Portugal
+351 22 012-0220


De ônibus seguimos pela Av. Boa Vista em direção a praia. A avenida já é um passeio a parte, com belas casas e praças.





Fundação Serralves

No caminho passamos pela Fundação Serralves. Se você gosta de arte contemporânea, a fundação é parada obrigatória.  O prédio foi construído em 1940 e é um exemplar único da Art Déco em Portugal.

Imagem retirada da internet

Rua Dom João de Castro 210 Porto, Portugal
+351 22 615-6500

http://www.serralves.pt/pt/

A praia é bonita, mas não há muitas faixas de areia. Imagino que no auge do verão cada metro quadrado de areia deva ser disputado no tapa, rsrsrs...




Escolhemos uma espécie de quiosque/restaurante e resolvemos aproveitar a vista, a brisa e o cheiro do mar.




Do lugar onde estávamos era possível ver o Farol da Senhora da Luz.




Outro ponto turístico próximo é o Forte de São Francisco Xavier do Queijo, também chamado de Castelo do Queijo, a construção recebeu esse nome por ter sido edificado sobre uma rocha arredondada, que lembra um queijo. Adivinhem? Com este nome, me senti em Minas Gerais.


O Forte é do século XV e atualmente é um museu histórico-militar e também tem uma programação de eventos culturais.


Depois de aproveitarmos um pouquinho da praia, andamos mais um pouco pelo centro histórico e terminamos a noite na Ribeira.

As Pontes do Porto

Mas antes de falar sobre a Ribeira, vou falar sobre as pontes do Porto, são lindas. 


A mais famosa delas é a Ponte Luis I. É uma ponte de estrutura metálica, construída entre 1881 e 1888. A ponte, assim como a Torre dos Clérigos é um dos símbolos da cidade.




Chegando à cidade pelo mar, a primeira ponte a ser avistada é a Ponte da Arrábida.  É uma ponte em arco e até a sua construção em 1963, ela tinha o maior arco em concreto armado do mundo.



Seguindo rio adentro, a próxima ponte é a D. Luis I e logo após ela a Ponte Infante Dom Henrique, também chamada de Ponte do Infante. Ela é a mais nova ponte a ligar o Porto a Vila Nova de Gaia, foi inaugurada em 2003. Trata-se de uma ponte rodoviária, que substituiu o tráfego de automóveis da parte superior da ponte D. Luis I, que ficou exclusivamente para o Metro.


A próxima ponte a ser avistada é a mais antiga, trata-se da Ponte Maria Pia, uma ponte ferroviária. Seu projeto é de Gustave Eiffel, o idealizador da Torre Eiffel, em Paris. A ponte foi inaugurada em 1877 por D. Luis I e D. Maria Pia. E logo ao lado dela é possível admirar a Ponte São João.


Ribeira

O que dizer da Ribeira? Sabe aqueles lugares que são super-pega-turista, mas não tem como deixar  de ir? A Ribeira assim, com a diferença que uma vez que você a conhece, você quer voltar!




O lugar é super agradável, a beira do rio Douro, cheio de bares e restaurantes com mesinhas do lado de fora para você sentar e aproveitar o dia, a tarde ou a noite.




Além da Ribeira ser toda charmosa, ainda pode-se admirar o rio Douro e Vila Nova de Gaia, a outra margem do rio.



É possível ver as caves de vinho do porto e seu teleférico, mas isso é assunto para o próximo post.



A noite chegou e comemos no restaurante Mercearia, antes de voltarmos para o hotel.



Não me lembro mais os nomes dos pratos, mas estavam ótimos, para acompanhá-los, pedimos uma sangria.




Cais da Ribeira 32, 4050-510 Porto, Portugal
+351 22 200-4389

http://www.restaurantemercearia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário