Este é o terceiro post sobre Barcelona, mas na verdade, trata-se do primeiro ponto turístico a ser visitado, a Basílica da Sagrada Família. Também chamada de Templo Expiatório Sagrada Família, ou simplesmente, Sagrada Família.
E já adianto para você, nada do que eu escrever aqui, conseguirá descrever o que é esta igreja. E nenhuma foto transmitirá o que os olhos veem e o coração sente.
A Sagrada Família foi desenhada pelo mais famoso arquiteto catalão, ouso dizer o mais famoso arquiteto espanhol, Antoni Gaudí. Sua construção começou em 1882, quando o arquiteto tinha 31 anos, e ele, desde então, trabalhou em sua obra, sendo que em seus últimos 15 anos de vida, de forma exclusiva.
A igreja ainda está sendo construída, e espera-se que ela fique pronta até 2026, ano que se celebra o centenário da morte de Gaudí. Se até lá, eu não tiver voltado à Barcelona, já tenho uma data em mente, 2026, rsrsrs...
A princípio a igreja seria neogótica, mas ao assumir o projeto, Gaudí mudou-o completamente. O templo foi projetado para ter três grandes fachadas, a fachada da Natividade, a fachada da Paixão de Cristo e a fachada da Glória.
A igreja é Patrimônio da Humanidade, declarado pela UNESCO em 2005 (Não ela toda, mas a parte que Gaudí construiu em vida). O ingresso é um pouco salgado e as filas são enormes, mas vale cada centavo e cada minuto gasto.
Quando a obra estiver terminada ela terá 18 torres. A central será dedicada a Jesus Cristo e terá 170 metros de altura, ao redor dela terão quatro torres, dedicadas aos evangelistas. Ainda haverá dois zimbórios, um dedicado à Virgem e outro a Jesus.
Fachada do Nascimento
Construída para celebrar a vinda de Jesus, o filho de Deus, ao mundo. Gaudí inspirou-se nos evangelhos de Lucas e Mateus sobre a infância de Jesus. Olhando atentamente, você conseguirá ver cenas da infância de Cristo narradas na Bíblia.
Todas três fachadas possuem três portas, dedicadas à caridade, à esperança e à fé.
A Fachada da Natividade foi a única fachada que Gaudí viu construída, pois no final de sua construção, ele faleceu.
Fachada da Paixão
Foi a segunda fachada a ser construída e recebeu este nome pois representa a dor, o sacrifício e a morte de Jesus.
A fachada foi construída a Oeste e recebe os últimos raios de sol do dia. É a fachada mais seca e simplificada, sem muita ornamentação, Gaudí queria que a nudez da pedra fosse o destaque, para simbolizar o sofrimento de Cristo.
Nesta fachada existe um quadro composto de números que é chamado de o Quadrado Mágico, esses números somados em qualquer direção resultam em 33, a idade em que Cristo morreu.
Foto cedida por Felipe Ribeiro |
Será a fachada principal e também a maior delas, por onde se entrará no templo depois de terminado. Recebeu este nome pois simbolizará a Ressurreição de Jesus Cristo. A fachada está sendo construída voltada para o Sul, assim, ela receberá os raios de sol a maior parte do dia, correspondente ao seu significado: a exaltação da vida plena. O próprio Gaudí disse: "La Glória es la luz, a luz da o gozo e o gozo é a alegria do espírito." Será a última a ficar pronta.
Abside
O abside foi consagrado à Virgem Maria, por quem Gaudí tinha uma devoção especial. Construído em forma de meio círculo, possui sete capelas absidais simbolizando os sete gozos e dores de São José, e no centro será a capela da Assunção.
Interior
O templo possui a planta de uma basílica, em forma de cruz latina, e é formada de cinco naves, a central tem 45 metros de altura e as laterais têm 29 metros.
O teto é composto por abóbadas, construídas com lajes de mosaico veneziano. Os detalhes são muitos, e lindos!
Os escudos do teto levam as palavras Amém e Aleluia, distribuídas por sílabas e existem representações dos evangelistas.
Assim como o exterior, o interior também tem grande significado religioso. A oração do Pai Nosso aparece em várias línguas, inclusive em Português.
Nas portas há passagens bíblicas.
E no chão das entradas, desenhos representandos as passagens bíblicas.
Altar
No altar está a Santíssima Trindade. Um mosaico representando Deus na cúpula da abside, e no alto da abside haverá uma lâmpada de sete braços que representará o Espírito Santo e suspenso está o Cristo Crucificado.
Tanto o interior quando o interior da igreja é repleto de detalhes que só engrandecem a obra de Gaudí. Abaixo, uma pia com água benta, em forma de concha!
As janelas foram feitas de modo que seus vitrais deixem a claridade entrar a ponto de que a igreja seja iluminada e acolhedora.
Museu
Embaixo da igreja encontra-se um museu. Antigamente o espaço era das oficinas da obra, hoje ele mostra maquetes e os desenhos originais de Gaudí, o ingresso para a igreja também da direito a entrar no museu.
Mallorca, 401, 08013 - Barcelona, Espanha
http://www.sagradafamilia.cat
Bjim!
Fotos: @simonecmedeiros @vjvascon
Nenhum comentário:
Postar um comentário