Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

sábado, 1 de novembro de 2014

Tarragona, a Roma Espanhola!

Se você está acompanhando a viagem pela Espanha no blog, sabe que saímos de Valência em direção a Barcelona, mas resolvemos fazer duas paradinhas antes, a primeira em Peñiscola, que você pode ler no post anterior, ou clicando aqui, e a segunda, você poderá ler agora, Tarragona!


TARRAGONA

Enquanto Peñíscola me lembrou a Grécia, Tarragona me lembrou a Itália, para ser mais específica, Roma. E não foi a toa, a cidade é o segundo mais importante sítio romano da Espanha, o primeiro é Mérida.


Saímos de Peñiscola em direção a Tarragona, são 130 Km e gastamos pouco mais de uma hora para fazê-lo. Mas se você estiver em Barcelona, também dá para fazer um bate-e-volta, só 100 Km separam as duas cidades!



O motivo de termos escolhido a cidade para fazermos uma parada, foi o fato de seu conjunto arqueológico ser tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Infelizmente, devido ao horário, não deu para conhecermos todo o conjunto arqueológico, mas o que vimos já foi suficiente para validarmos a parada!



Estacionamos o carro próximo a Prefeitura, que fica na Plaça de la Font e fomos conhecer a cidade (parte histórica) a pé! 



O primeiro lugar que vimos foi o Circo Romano, lugar onde aconteciam as corridas com as bigas. Foi construído no século I d.C, pelo imperador Domiciano.


Bem ao lado do que restou do Circo Romano, estão a Torre dos Monges e um pedaço da muralha que protegeu Tarragona no passado.


Atravessando uma avenida chega-se a principal atração da cidade, o Anfiteatro Romano, que foi construído no século II d.C.



O anfiteatro foi construído a beira do Mar Mediterrâneo e foi palco de muitos espetáculos, lutas de gladiadores, lutas de animais, exibições atléticas e execuções.




Outro ponto turístico muito visitado em Tarragona é a catedral, mas ela não faz parte do conjunto arqueológico. A Catedral Basílica Metropolitana y Primada de Santa María foi construída na parte mais alta da cidade.

Imagem retirada de www.tinet.cat
Como era muito comum antigamente, a catedral foi construída sobre o que já tinha sido uma catedral visigoda e uma mesquita. Seu estilo original era o gótico, mas atualmente é uma mistura entre o gótico e o românico.

Imagem retirada do site oficial
Imagem retirada do site oficial

Assim como em Segóvia, o aqueduto de Tarragona é uma importante mostra da influência romana na Península Ibérica, Se não leu sobre Segóvia, pode clicar aqui. Ele não fica próximo ao centro antigo, mas também não é longe, é antes de você entrar para a cidade, da estrada você consegue vê-lo. O aqueduto também é conhecido por Puente del Diablo.


Imagem retirada de Wikipedia
Tarragona é uma cidade portuária e está entre os cinco portos mais importantes da Espanha. É adorável andar por suas ruelas medievais e admirar sua história romana, imagens inesquecíveis!


Bjim!

Fotos: @simonecmedeiros e @vjvascon