Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Último dia em Madri!

Madri é uma cidade surpreendente, é maravilhoso andar pela cidade e ir se deparando com fontes, praças, jardins, igrejas, que você nem sabia que existiam pois não estavam em nenhum guia turístico.

Nosso passeio começou pela Puerta del Sol e descemos a Calle Mayor em direção a catedral e o palácio.

Calle Mayor

A rua é ponto turístico obrigatório, pois ao longo dela é possível ver vários outros pontos de interesse.



Pelo trajeto que fizemos, o primeiro deles é a Plaza Mayor, basta entrar em das duas que dão acesso quase que direto a ela, Calle Felipe III e Calle Siete de Julio. Como já falei da praça, (se não leu, leia aqui), vou continuar o caminho.


Mercado de San Miguel

Parada mais que obrigatória! Se você adora conhecer os mercados das cidades que visita, o de Madri não te decepcionará em nada.


Basta sair da Calle Mayor e entrar na Calle Cava de San Miguel e, na próxima esquina, já verá o mercado.


O mercado existe desde 1916, mas adquiriu a forma que tem hoje desde 2009, quando sofreu sua última grande reforma e reabriu com uma proposta gourmet.



O mercado estava bem cheio, mas foi possível encontrar um cantinho e fazer um lanche por ali. 



Uma das coisas que mais gosto em mercados é ficar observando os nativos.



Ver como se comportam, o que gostam de comprar, comer, como pechincham, rsrsrs... Em um mercado, você consegue perder aquele jeito de turista.



É possível comprar de quase um tudo no mercado, flores, frutas... 



Verduras, legumes, carnes, peixes, frutos do mar... 



E claro, sentar e aproveitar as comidas e bebidas que o mercado oferece.


Plaza de San Miguel, s/n, 28005 Madri, Espanha
+34 915 42 49 36


Plaza de la Villa

Continuando nossa caminhada em direção a Calle Bailén, você verá a Plaza de la Villa, uma das praças mais antigas da cidade. Aqui funcionou durante muito tempo a Prefeitura de Madri, que hoje se encontra no renovado Palácio Cibeles, que também foi falado aqui.


Na praça, ainda é possível admirar dois outros prédios e uma estátua. A casa e torre dos Lujanes, a casa Cisneros e a estátua de Álvaro de Bazan, que foi um importante almirante, responsável por muitas vitórias da Marinha Espanhola, bem como a batalha de Lepanto.


A casa e a torre pertenciam a família Lujanes, motivo de seu nome atual. A construção é do século XVI e em estilo mudéjar.


A casa Cisneros foi construída em 1537 e pertenceu ao fundador da Universidade de Alcalá.


Monumento ao Atentado 1906

E o último ponto turístico que vimos antes de nosso destino foi a Igreja do Sacramento e em frente a ela há um monumento, um anjo ajoelhado, dedicado às vítimas do atentado, ao rei, no ano de 1906.



Tentaram assassinar o rei Afonso XII e sua esposa Vitória Eugênia no dia do casamento. Um anarquista lançou aos recém casados um buquê de flores. O rei e a rainha saíram ilesos, mas oito oficiais e 17 civis acabaram morrendo. 


Catedral

Não falei muito das igrejas de Madri (e elas são muitas), mas uma delas merece destaque especial, a catedral. A Catedral de Santa Maria la Real de Almudena também é conhecida como Catedral de la Almudena.



A catedral tem 102 metros de comprimento e 69 de altura. Sua arquitetura é uma mescla de vários estilos. Os principais são: o neoclássico que pode ser visto em seu exterior, com exceção da cúpula, que é barroca, em seu interior pode-se admirar o neogótico e sua cripta é em neorromânico.


A origem da igreja remonta a 1567, quando em seu lugar existia a capela de Santa Maria de la Almudena.


Foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1993. Curiosidade: foi a primeira catedral consagrada por João Paulo fora da Itália.





Em sua fachada principal está a imagem de Santa Maria de Almudena e mais quatro santos espanhóis, Santo Isidro Labrador, Santa Teresa de Jesus, São Fernando e Santa Maria da Cabeça. Ainda é possível ver, em seu exterior, a imagem dos doze apóstolos de Cristo.


Em seu interior é possível ver cenas da vida de Cristo em seus vitrais, apreciar os coloridos do teto e admirar um antigo órgão.


Calle Bailén, 10, 28013 Madri, Espanha
+34 915 42 22 00



Palácio Real

Ao lado da catedral está o Palácio Real. O Palácio Real é a residência oficial do rei da Espanha (apesar de o rei só usá-lo para ocasiões especiais). Com uma área de 135.000 metros quadrados e 2800 divisões é considerado o maior palácio da Europa Ocidental.




Sua construção começou em 1738 e durou muitos reinados. O palácio só pode ser habitado a partir de 1764, mas sua construção só foi concluída por volta de 1900.



Infelizmente não fizemos a visita guiada, por motivo de tempo, mas depois de ver fotos do interior do palácio, acabei me arrependendo. Mais abaixo colocarei fotos do interior do palácio para que depois de vê-las, você possa decidir entre visitar ou não o interior do palácio.



A galeria de pinturas do palácio é famosa, com obras de Caravaggio, El Greco, Velázquez, Goya, entre outros.

Imagem retirada da internet


Imagem retirada da internet
A sala para refeições de gala tem capacidade para 145 comensais. 

Imagem retirada da internet
O palácio abriga a coleção de Stradivarius mais importante do mundo, chamado de Quinteto dos Stradivarius Palatinos.


Imagem retirada da internet
Calle Bailén, s/n, 28071 Madri, Espanha
+34 914 54 87 00


Plaza de Oriente e jardins Sabatini e Campo del Moro

Em frente (ou ao lado) do palácio está a catedral, de uma lado está a Plaza de Oriente, de outro os Jardines del Moro e ao fundo o Jardim Sabatini.

Imagem retirada da internet
Adoro caminhar por jardins, amo flores e consigo perder a noção de tempo tirando fotografias.



Se tiver sorte, ao andar pelos jardines Campo del Moro, poderá encontrar os  famosos pavões.



A Plaza de Oriente fica entre o Palácio Real e o Teatro Real. Seu traçado definitivo data de 1844.



O Teatro Real levou 32 anos para ser construído e foi inaugurado em 1850.




http://www.teatro-real.com/es

Em destaque está a estátua equestre de Felipe IV, que é considerada a primeira estátua equestre em que o cavalo está sobre as duas patas traseiras.



Você ainda pode admirar estátuas de vários reis espanhóis pela praça.


Depois de admirarmos os jardins e a praça, continuamos pela Calle Bailén em direção ao Templo Debod.

Plaza de España

A Praça de Espanha é uma das mais importantes da cidade, dela sai a Gran Via, a principal artéria de Madri.



Ao redor da praça é possível ver alguns arranha-céus, ou Rascacielos, como são chamados em espanhol.


A Torre de Madrid foi construída em 1957 e o Edificio España em 1953. Este último foi projeto para ser o ao mesmo tempo, um hotel, um centro comercial, apartamentos residênciais e escritórios, mas devido a crise da Espanha, ele se encontra fechado e vazio.


A praça também abriga o Conselho de Artes da Espanha, que fica no prédio construído para ser a Real Companhia Asturiana de Minas.


Outros prédios importantes são o do Senado, mas perante a imponência dos outros edifício, ele quase passa despercebido e a Casa Gallardo, um exemplar da arquitetura modernista em Madri.


Mas o que mais chama a atenção na praça é o monumento em homenagem a Miguel de Cervantes.


Além da estátua do escritor, também estão retratados Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança.



O monumento é feito em granito e alguns detalhes em pedra vermelha e as estátuas de D. Quixote e Sancho Pança em bronze. Sua construção foi em comemoração aos 100 anos da morte do escritor.


Templo de Debod

Bem próximo da praça está o Templo de Debod, que é um templo egípcio. O templo foi construído no século IV a.C. em Assuão, no Egito, para reverenciar o deus Amun, ou seja, ele tem uns 2.500 anos. Velhinho, não?


Em 1968, o Egito doou o templo à Espanha em agradecimento pela ajuda prestada no salvamento dos templos de Abu Simbel.



Depois de chegar a Espanha, o templo passou por um trabalho de reconstrução e restauração. para reproduzir o clima seco do Egito, em seu interior foi instalado um aparelho de ar condicionado.


Também foi construído um tanque para representar o rio que corria próximo a ele. O templo foi inaugurado em 1972.


Calle Ferraz, 1, 28008 Madri, Espanha

Do templo é possível ter uma outra vista da Catedral e do Palácio real.


Ao lado do templo há o Parque do Oeste, nele é possível se deslumbrar com um rosedal e com a vista de Madri de cima do teleférico, infelizmente não fomos a nenhum dos dois.

Imagem retirada da internet

Imagem retirada da internet
Paseo del pintor Rosales, s/n, 28008, Madri, Espanha
+34 915 41 74 50
E Madri fica por aqui, ainda bem que ficou muita coisa por conhecer, pois não vejo a hora de voltar!

Bjim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário