Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

sexta-feira, 14 de março de 2014

Madri, continuação!

Puerta de Alcalá


Continuando a viagem por Madri, vou começar pela Puerta de Alcalá. Para se chegar até ela, deve-se pegar o metro e descer na estação Retiro.


A Puerta de Alcalá é um dos cinco portões que davam acesso a cidade de Madri. Foi construída em 1778 em estilo neoclássico, é precursora do Arco do Triunfo em Paris.


Parque do Retiro

A Puerta de Alcalá fica em frente a uma das entradas do Parque do Retiro. Um parque lindo, que merece uma boa caminha.



Se você gosta de fotografar, vai se perder pelos jardins do parque.


Os principais monumentos do parque são: O Monumento a Afonso XII, o Palácio de Velázquez, o Palácio de Cristal, o Paseo de las Estatuas ou Paseo de la Argentina, e os jardins.


O Monumento a Afonso XII foi inaugurado em 1922. É formado por uma colunata que rodeia a estátua equestre do monarca, suspensa em uma coluna central. 


Completam o monumento algumas esculturas simbolizando a pátria, a liberdade, o exército, a marinha e a paz.



O Palácio de Velázquez foi criado em 1884 para abrigar uma exposição sobre minérios e metais.


Dois leões guardam sua entrada, um de cada lado da entrada.


O Palácio de Cristal é uma estufa e abrigou uma exposição sobre a fauna das Filipinas, que na ocasião era colônia espanhola. 



O palácio foi construído em 1887 quase todo de vidro e ferro e a sua frente há um lago artificial e uma cascata.


O Paseo de la Argentina ou Paseo de las Estatuas é uma alameda margeada por estátuas de reis espanhóis. 


As estátuas foram criadas para ornamentar o Palácio Real, mas devido a um pesadelo da rainha, que sonhou que as estátuas caíam sobre ela, elas nunca foram para ao Palácio.


O parque conta ainda com fontes e jardins lindos, sem falar dos músicos que ficam tocando seus instrumentos clássicos pelo parque.



Saímos do parque próximos ao Museu do Prado, em frente ao Casón del Buen Retiro, ao lado da Paróquia São Jerônimo.


Casón del Buen Retiro

Foi construído em 1637 para ser um salão de baile para a corte de Felipe IV. Desde 1971 faz parte do Museu do Prado e durante muito tempo, Guernica de Picasso ficou alojado aqui, hoje o quadro se encontra no Reina Sofia.



Calle de Afonso XII, 28, 28014 Madri, Espanha
+34 913 30 28 00

Parroquia San Jerónimo El Real

A igreja é a única parte que sobrou do antigo Monastério dos Jerônimos fundado em 1460 pelo rei Enrique IV. Muitos reis foram coroados nesta igreja, inclusive o atual rei Juan Carlos, ele também casou-se nela.



Construída em estilo gótico, o interior da igreja é formado por uma única nave e o teto é a parte mais conservada da antiga igreja gótica.


No ábside da igreja é possível admirar um quadro pintado pelo artista Rafael Tegeo, no século XIX.



Calle de Moreto, 4, 28014 Madri, Espanha
+34 914 20 30 78


Igrejas

Não vou entrar em detalhes, elas são muitas e construídas em vários estilos, ao andar pelo centro histórico, você sempre encontrará uma.


Se você é religioso, aproveite para entrar e conhecê-las, fazer uma oração e agradecer pela viagem.




Se você não for, entre também, é possível aproveitar alguns minutos de paz observando a arquitetura e a decoração. E ainda descansar um pouco as pernas!


Pinguins

Não se assuste caro leitor, não há pinguins em Madri (a não ser no Zoo). Mas por que falar de pinguins, então? 


Quando estivemos na cidade, estava tendo algo relacionado a pinguins, na verdade estava acontecendo uma campanha para arrecadar dinheiro para ONGs ligadas a infância. E a pessoinha que aqui escreve é apaixonada por pinguins, resultado: surtei!


Você andava pela cidade e de vez em quando acabava trombando com um pinguim gigante. Cada pinguim foi decorado por um artista espanhol.


Estádio Santiago Bernabéu

Para os amantes do futebol, este é um lugar que não pode faltar na lista de lugares para se conhecer. O estádio Santiago Bernabéu é a casa do Real Madrid.


O estádio foi inaugurado em 1947 e em 2003 recebeu da UEFA o título de Estádio 5 Estrelas. O nome original era Estádio Chamartin, mas em homenagem a um ex-presidente do clube, adotou o nome atual a partir de 1955.


O estádio abre todos os dias do ano, com exceção do Natal e Reveillon, mas se for fazer o tour, fique atento se haverá jogo no dia, pois em dias de jogos as visitas são interrompidas 5 horas antes do início do jogo.


Av. de Concha Espina, 1, 28036 Madri, Espanha
+34 913 98 43 00


Parte Nova da Cidade

Se você gosta de modernidade, não deixe de passar pela parte nova, é para lá que a cidade está crescendo. (Se é que podemos falar em crescimento, há muitos prédios e salas vazios na Espanha).


É mais ao norte, depois que passar pelo estádio do Real Madrid. Se estiver de metro é só descer na Plaza de Castilha.


Os prédios que mais chamam a atenção são as duas torres Kio, as torres gêmeas inclinadas. Elas têm 114 metros de altura e uma inclinação de 15 graus.


Em frente as torres está o Obelisco de Cajá. Ele foi projetado pela famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Foi construído em 2009 e tem 92 metros de altura.


Mais a frente seguindo pelo Paseo de la Castellana pode-se observar os outros espigões, símbolos do pós-modernismo.


Eles parecem querer furar o céu de Madri.


Jantar - Restaurante Sobrino de Botín

Nosso segundo jantar em Madri foi em um restaurante que está no livro dos recordes, o Guinness.


O restaurante Sobrino de Botín funciona desde 1725 em um casarão madrilenho. Seu forno a lenha já serviu pratos para muitas celebridades. Hemingway tinha até uma mesa predileta.



Para citar algumas: Marcelo Mastroiani, Catherine Deneuve, Jacqueline Kennedy, Michael Douglas, Rick Martin e a realeza espanhola.


Muitos deles pediram o prato mais famoso da casa, o leitão assado, ou como é chamado na Espanha, Cochinillo Asado.


Não gosta de carne de porco ou não tem coragem de comer um leitãozinho, há outras especialidades, Cordero Asado, Ensalada Botín, Gazpacho, Almejas Botín, Chipirones en su Tinta, Solomillo Botín.


Você vai se perder pelo menu de sobremesas, são muitas opções. Como o restaurante é muito concorrido, faça reservas antes.


Calle Cuchilleros, 17, 28005 Madri, Espanha
+34 913 66 42 17

http://www.botin.es

No próximo post voltaremos ao centro antigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário