Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

terça-feira, 4 de março de 2014

Guimarães, aqui nasceu Portugal!

Como já tinha dito no primeiro post sobre Porto, ao chegarmos lá, descobrimos que Guimarães, uma cidade vizinha a Porto, era a Capital Europeia da Cultura daquele ano. Tínhamos deixado 3 dias para Porto, mas mudamos os planos, cortamos um dia na cidade e o transferimos para Guimarães.


Apesar da proximidade com a cidade do Porto, só 54 Km separam as duas cidades, Guimarães pertence ao distrito de Braga.


Compramos as passagens na Estação São Bento, não foi preciso comprar com antecedência, mas se for alta temporada, aconselho a comprar sim, com uma certa antecedência.


Adorei viajar de trem, super confortável e silencioso. Se quiser saber horário e preços, o site está abaixo:


http://www.cp.pt

Se você for um leitor atento e que acompanha o blog, pode estar se perguntando, mas não foi Porto quem deu o nome a Portugal, como o país pode ter nascido em Guimarães?


Já explico: Guimarães que também é conhecida como Berço de Portugal, recebe esse apelido, porque D. Afonso Henriques, o conquistador, nasceu na cidade. E foi ele que começou o período das reconquistas, já que muitas terras do reino pertenciam aos mouros.


O passado da cidade pode ser admirado em suas ruas e construções medievais, inclusive tem até um castelo. o centro histórico de Guimarães é tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Chegamos na estação da cidade e fizemos todos os percursos a pé, a parte turística é pequena, mas se você for preguiçoso, sugiro que faça alguns trajetos de táxi. Por exemplo, pode ir a pé em direção ao castelo, e conhecendo a cidade e pegar um táxi pra voltar para a estação, ou fazer o contrário, ir de táxi até o castelo e vir descendo a pé até a estação.


Centro Cultural Vila Flor e seus jardins

Assim que saímos da estação fomos ao Centro Cultural Vila Flor, que é o principal centro cultural de Guimarães. Inaugurado em 2005, nasceu da recuperação do Palácio Vila Flor e seus jardins.




É formado por dois auditórios com capacidade para 800 e 200 pessoas, tem ainda um restaurante, um café e área expositiva de 1000 metros quadrados.



Avenida D. Afonso Henriques 701, 4810-431 Guimarães, Portugal
+351 25 342-4700




Continuamos pela Av. Afonso Henriques até chegar ao Largo do Toural, que é uma das principais praças da cidades, considerado o coração da cidade. Em uma reforma feita em 2011, retornou ao largo, o chafariz renascentista, que foi retirado da praça em 1873 e levado para o Largo Martins Sarmento.


Como saímos muito cedo do hotel, aproveitei e fiz um lanche em uma lanchonete existente na praça, depois seguimos para o centro histórico, mas antes passamos pela Igreja de São Francisco, Largo da República do Brasil e Igreja de Nossa Senhora da Consolação.


Igreja de São Francisco

A construção da Igreja e Convento de São Francisco data do Século XIII, a obra parece ser do período românico, mas é possível ver traços góticos e maneiristas.



Entre as colunas salomônicas é possível ver imagens de vários santos franciscanos.


Largo da República do Brasil

O bonito e bem cuidado Largo da República do Brasil fica em frente a igreja de Nossa Senhora da Consolação.


Igreja de Nossa Senhora da Consolação

Nesta imponente igreja está a imagem de São Guálter, santo padroeiro de Guimarães, por este motivo, ela também é chamada de Igreja de São Guálter.


As origens da igreja remontam a uma pequena ermida, dedicada a Nossa Senhora da Consolação, construída em 1576. Foi substituída pela igreja atual em 1785.


Abaixo uma imagem do interior da igreja. A imagem foi retirada da internet


Capela dos Passos da Paixão de Cristo

Em 1727, quando foram construídos, os Passos que retratavam a Paixão de Cristo,  eram sete, mas como ao longo do tempo eles foram sendo desmontados ou transferidos, algumas coisas se perderam.


Hoje restam cinco, e podem ser vistos em lugares diferentes. São eles:  o Passo Largo do Carmo, Passo da Rua Santa Maria, Passo do Largo João Franco, Passo da Senhora da Guia e Passo do Campo da Feira.


Caminhando em direção ao centro histórico da cidade, chega-se aos antigos Paços do Concelho, ao Convento Santa Clara e a Praça Santiago onde estão o Padrão Salado e a Igreja Nossa Senhora da Oliveira.


Praça Santiago

A praça recebeu este nome, pois segundo uma lenda, a imagem da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo apóstolo S. Tiago e foi colocada em templo pagão nesta praça, que ficou conhecida como Praça de Santiago.



A praça ainda conserva seus ares medievais. Repleta de restaurantes e mesas ao ar livre é uma ótima opção para quem quiser descansar e aproveitar o vai-e-vem das pessoas.



Antigos Paços do Concelho

Os paços foram construídos no século XIV, no reinado de D. João I. Seu alpendre é construído com arcadas em estilo gótico. Atualmente é o prédio da Delegação do Touring Cultural & Paisagístico.



Padrão Salado

O Padrão Salado é um alpendre gótico construído por D. Afonso IV, para comemorar a vitória na Batalha do Salado.



Igreja Nossa Senhora da Oliveira

Sua construção gótica começou no século XIV e em 1513 ganhou a torre anexa. Durante a época moderna o edifício sofreu várias reformas, o interior foi revestido com talha dourada.


A Igreja marca o final da fase do gótico nacional, as décadas que se seguiram foram marcadas pela forte influência inglesa, que pode ser vista no Mosteiro da Batalha, não leu sobre ele? Clique aqui.


Seguindo pela rua Santa Maria, a rua mais antiga de Guimarães, em direção ao Castelo, passa-se em frente ao Convento de Santa Clara e chega-se ao Largo Martins Sarmento.


Como o post está ficando um pouco grandinho, vou dividí-lo em duas partes!

Até o próximo!

2 comentários:

  1. Lindas imagens so na cidade de Guimaraes e que se ve coisas como estas por isso mesmo se chama a cidade do REI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Joaquim, a cidade é um charme. Voltei apaixonada por ela. Bem-vindo ao blog!

      Excluir