Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

terça-feira, 11 de março de 2014

Madri, a viagem pela Espanha começa por sua capital!

Geralmente quando se fala em uma viagem a Europa, o primeiro lugar que vem a mente das pessoas é Paris, França, mas não no meu caso. Meu sonho de consumo é a Itália, que ainda não conheço e em segundo era a Espanha. Digo era, pois essa viagem já aconteceu e vou tentar transcrevê-la aqui.



Chegamos a Madri em um fim de tarde, fomos ao hotel, deixamos as coisas e caímos na rua. Eu estava ansiosa demais para descansar ou fazer qualquer outra coisa que não fosse "turistar".




Sou apaixonada por tudo da Espanha, a língua, a cultura, o futebol, a comida, os espanhóis... Queria conhecer o máximo de coisas que conseguíssemos, não queria perder um minuto de nada.



Nosso hotel, um Íbis, era ao lado da Plaza de Toros, sendo assim, este foi o primeiro ponto turístico que conhecemos.




Como chegamos ao fim da tarde, vou tentar colocar neste post o que conhecemos no primeiro (fim de tarde) e um pouco do segundo dia em Madri.





Plaza de Toros Las Ventas

Las Ventas é a maior praça de touros da Espanha e a segunda maior do mundo, só perde para a Plaza de Toros da Cidade do México.



Foi inaugurada em 1932 e seu estilo é neo árabe, o mesmo do Campo Pequeno em Lisboa.


A praça tem capacidade para 25.000 pessoas e a temporada de touradas ou corridas começa em março e termina em outubro.


Dentro do edifício há um museu, o Museo Taurino e nele se encontram objetos ligados às touradas e à história da praça.



Puerta del Sol

Pegamos o metro na estação Las Ventas e fomos para o centro de Madri. Descemos na estação Puerta del Sol. A Puerta del Sol é uma praça e fica repleta de pessoas a qualquer hora.



A praça é um dos lugares mais famosos da capital espanhola. Nela, encontra-se o marco zero da cidade, dali partem as distâncias de todas as estradas espanholas.


A praça tem grande importância histórica, pois é nela que as pessoas se reúnem quando querem reivindicar ou celebrar algo


A praça também conta com um dos símbolos do escudo de Madri, criado pelo escultor Antonio Navarro Santafé, El Oso y el Madroño, O Urso e o Medronheiro. A estátua é fofa, e as crianças são os maiores fãs.


Na praça também fica o relógio que faz a contagem regressiva nas passagens de ano.




A caminho da Plaza Mayor vimos uma movimentação em uma rua, resolvemos seguí-la e demos de cara com o Ministério de Assuntos Exteriores e, com certeza, no dia, alguém importante estava saindo de lá.


Havia guarda para todos os lados, com direito a carruagem e tudo mais. Talvez fosse algum membro da realeza espanhola, infelizmente não conseguimos descobrir quem era.



Plaza Mayor

A Plaza Mayor parece mais um largo, pois não há ruas e ela é cercada por edifícios em todos os lados.



A praça surgiu no século XV e era a praça do comércio. Hoje, os edifícios que rodeiam a praça tem três pisos e pode-se entrar nela pelos nove pórticos existentes. 



A praça mede 129 metros de comprimento por 94 metros de largura e existem ao todo 237 varandas ao seu redor. Em sua arcadas há lojas tradicionais e restaurantes, uma ótima pedida para descansar um pouco, se já tiver andado muito.



A estátua que há no meio da praça é de Filipe III, obra do escultor italiano Juan de Bolonia.



Em nosso primeiro dia em Madri, visitamos os três lugares acima (lembrem-se, era um fim de tarde). Voltamos a eles no dia seguinte, mas antes fomos a outros pontos turísticos. Pegamos o metro e descemos na estação Banco de España, o planejamento era conhecer os pontos turísticos que virão abaixo e no próximo post.

Fonte e Palácio de Cibeles

A fonte fica em frente ao palácio de mesmo nome. O prédio que foi construído de 1907 a 1919 era o Palácio das Comunicações, nele funcionava a Central de Correio, telégrafos e telefones.



O prédio foi projetado pelos jovens arquitetos Joaquim Otamendi e Antônio Palácios. Eles criaram um estilo próprio, combinando arquitetura norte-americana, com influências góticas e renascentistas.



Com o declínio da utilização  de serviços postais e telégrafos, o palácio foi perdendo sua função e a partir 2007 passou a sediar algumas dependências da Prefeitura de Madrid, mudando o nome para Palácio Cibeles.




A fonte de Cibeles está localizada na interseção da Calle de Alcalá, Paseo de Recoletos e Paseo del Prado. Informação para os fãs de mitologia, a fonte é dedicada a deusa grega Cibeles, esposa do Titã Crono e é mãe de Atis.



Paseo del Prado

Depois de sairmos da Fonte de Cibeles, descemos pelo Paseo del Prado, que é uma avenida, em direção ao Museu do Prado.


Museus

Nesta mesma avenida, além do Museu do Prado, encontram-se outros dois grandes museus, o Reina Sofia e o Thyssen Bornemisza.


Centro de Arte Reina Sofia

O Reina Sofia é um dos mais importantes museus de arte moderna do país. Seu nome é uma homenagem a Rainha Sofia, rainha consorte da Espanha. No museu destacam-se obras de Picasso, Salvador Dalí, Miró, dentre outros, mas o grande destaque do museu é Guernica, de Picasso. O museu fecha as terças-feiras.



Calle de Santa Isabel, 52, 28012 Madri, Espanha
+34 917 74 10 00

http://www.museoreinasofia.es/

Museu Thyssen Bornemisza

O Thyssen Bornemisza é um museu que a princípio guardava só a valiosa coleção da família Thyssen-Bornemisza. Está localizado no Palácio de Villahermosa, do século XVII. No museu pode-se admirar obras de Albrecht Dürer, Tiziano, Tintoretto, El Greco, Bernini, Caravaggio, Picasso, Mondrian, Chagall, Dalí, entre outros. O museu fecha as segundas-feiras.


Paseo de Prado, 8, 28014 Madri, Espanha
+34 902 76 05 11

http://www.museothyssen.org

Continuando pelo Paseo del Prado, pouco antes de chegarmos ao Museu do Prado, é possível admirar mais uma bela fonte. Desta vez o homenageado é Netuno, o deus dos mares.




Como não teríamos tempo de apreciarmos os três, o escolhido foi o museu do Prado.

Museu do Prado

O Museu do Prado não só é imponente pelo prédio que o abriga, mas também pelos tesouros que guarda dentro.



Infelizmente não é possível fotografá-lo por dentro, mas as fotografias que você guarda na mente são eternas. Por mais que você não admire museus e suas obras de arte, mas as histórias que o recheiam já servem de inspiração.




O museu é o mais visitado da Espanha e está entre os mais visitados do mundo. Nele é possível ver quadros e esculturas famosos, velhos conhecidos nossos, dos livros de história.



Dentre os artistas famosos estão: Albrecht Dürer, Anthony van Dyck, Velázquez, El Greco, Goya, Rembrandt, Botticelli, Ticiano, Tintoretto, entre outros.


No ano em que fomos estava acontecendo uma especial sobre Rafael, belíssima.



Paseo del Prado, s/n, 28014 Madri, Espanha
+34 913 30 28 00

https://www.museodelprado.es/

Jardim Botânico

Ao lado do Museu do Prado encontra-se o Jardim Botânico, um ótimo passeio, principalmente se estiver com crianças. Nós não entramos pois o tempo estava cronometrado.

Imagem retirada da internet

Plaza de Murillo, 2, 28014 Madri, Espanha
+34 914 20 30 17

http://www.rjb.csic.es

CaixaForum

Ainda no Paseo del Prado é possível ver um jardim vertical, é o prédio CaixaForum, que é um centro cultural dedicado a exposições itinerantes.


Paseo del Prado, 36, 28014 Madri, Espanha
+34 913 30 73 00


http://obrasocial.lacaixa.es

Como toda cidade grande, há dezenas de museus em Madri, se esta é a sua praia, sugiro dar uma olhada no link abaixo.

http://www.museomadrid.com/

Um Museu que você não pode deixar de ir é ao Museo del Jamón, mas não se engane leitor, ou não se deixe enganar pelo nome Museu. Para os não conhecedores da língua espanhola, jamón quer dizer presunto, traduzindo pura e simplesmente. E o Museo del Jamón é um restaurante.


Na verdade é uma rede de restaurantes, existem uns seis em Madri. E se você não sabe, a Espanha é famosa por seus jamones, o mais famoso deles é o Pata Negra. Se você é fã, não deixe de ir.


Você pode comer no balcão, pedir para viagem ou conseguir uma mesa, o que é dificílimo e ainda custará mais caro.


http://www.museodeljamon.es/madrid/

Estação Atocha

Se você seguir a Av. Paseo del Prado até o fim, chegará a Estação Atocha. Que é a estação ferroviária da cidade.



Você deve se lembrar dela (se tiver uma boa memória), pois ela foi a mais atingida das três estações espanholas em que aconteceram os atentados terroristas de 11 de março de 2004 em Madri.



Gustavo Eiffel (aquele da Torre Eiffel), ajudou a planejar o edifício que é feito em ferro e vidro e Rafael Moneo transformou o átrio da estação em uma mini floresta.



Jantar

Nosso primeiro jantar em Madri foi no restaurante De María, que depois descobri também ser uma rede de restaurantes.


Jantamos no que fica próximo ao Teatro Real e a estação Ópera, assim, ficou fácil voltar para o hotel.


Não me lembro mais os nomes dos pratos que pedimos, mas estava muito bom (ou foi a fome quem temperou, vá saber). Eu pedi uma massa e o Vi uma carne.





Plaza Isabel II, 8, 28013 Madri, Espanha

http://www.demariarestaurante.es/

Nenhum comentário:

Postar um comentário