Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bratislava

Foto tirada de uma camiseta
Respondendo a pergunta acima, Bratislava fica na Eslováquia, é a capital do país e está a apenas 70 Km de Viena e a 200 Km de Budapeste. Isso a torna um daqueles destinos que quase todo mundo faz de bate-e-volta.


Ela é a única capital europeia situada na fronteira de seu país com outros dois, Áustria e Hungria. A proximidade com Viena é tão grande, que os vienenses a consideram um subúrbio mais afastado.

Foto retirada da internet
Pode-se chegar a Bratislava de várias formas, a mais usada pelos turistas, é de trem, partindo de Viena. No nosso caso, foi de carro mesmo, pois alugamos o carro em Viena para irmos a Budapeste, e na volta de Budapeste para Viena, paramos em Bratislava. A maioria dos turistas passa um dia em Bratislava, mas ao contrário deles, resolvemos dormir uma noite também.


Na foto abaixo dá pra ver uma parte das antigas muralhas da cidade, ao fundo delas a torre da Igreja de St. Martin e mais ao fundo, a ponte nova com o restaurante em forma de OVNI.


Chegamos a Bratislava  em um domingo, final de tarde, e uma frente fria chegou junto conosco, a temperatura passou de 0º e nevou a noite (em pleno outubro). A quantidade de neve não foi suficiente para deixar a cidade branquinha, mas foi suficiente para derrubar beeeem a temperatura. Precisei comprar uma bota, pois a que levei na viagem não estava segurando o frio nos pés. Comprei em um shopping mesmo, o Eurovea. Quem diria que teríamos que procurar um shopping em Bratislava.


Muitos eslovacos são poliglotas, pois falam o eslovaco, o alemão e o húngaro, consequência dos domínios sofridos pelo país, mas quase não falam inglês. Alguns ainda falam o Checo, resquício da antiga Checoslováquia, que se dividiu (sem conflitos) em 1993, dando origem a República Checa e a República Eslováquia.


O centro histórico, também chamado de cidade velha, é pequeno e rapidamente você já o fez todo a pé. Os pontos turísticos estão muito próximos uns dos outros.


Jantamos a noite no restaurante Verdict no centro histórico, a escolha foi aleatória, estávamos andando e quando vimos um restaurante que gostamos, entramos. Foi ótimo!


Estivemos em Bratislava em outubro, e apesar da cidade já está toda em tons de dourado, por causa do outono, flores espalhadas pelas lojinhas e praças coloriam o centro histórico.


Castelo de Bratislava - Bratislavský Hrad


O cartão postal mais famoso da cidade é o Castelo de Bratislava, construído sobre uma colina a 85 metros acima do Danúbio. Era uma antiga fortaleza e foi sede de muitos reinados húngaros.


O castelo sofreu um grande incêndio em 1811, que quase o destruiu por completo. O que não foi destruído no incêndio, veio a perecer com o passar dos 150 anos de abandono que se seguiram. Em 1953, após várias discussões, decidiu-se reerguer o castelo.


De cima da colina avista-se grande parte de Bratislava e o rio Danúbio. Atualmente o castelo é a residência oficial do Presidente da República.


Em frente ao castelo encontra-se o prédio do Parlamento da Eslováquia. Depois que conhecemos o Parlamento da Hungria, vai ser difícil algum superá-lo, rsrsrsrs...

Porta de São Miguel - Michalská Veza


Porta ou Torre de São Miguel, outro símbolo de Bratislava. A partir dele você está na rua de mesmo nome, Michalská ulica, que é cheia de lojinhas, bares e galerias.


Na torre se encontra o Museu de Armas e lá de cima tem-se uma bela vista do centro histórico e do castelo. A torre também é o marco zero da cidade, dali conta-se a distância para o resto do mundo.


Praça Principal - Hlavné Námestie


É o coração do centro histórico. Aqui podemos ver prédios de estilos arquitetônicos diferentes, gótico, rococó e renascentista, e cada um deles merece sua atenção. A construção que mais se destaca é uma torre em estilo barroco, que é aberta a visitação. A esquerda da torre está a Igreja dos Jesuítas e o prédio a direita pertence a Igreja dos Franciscanos.


O centro de Bratislava é de uma nostalgia mágica, (se é que isso existe). Na praça principal, você pode sentar em um banco ao lado da estátua de um soldado francês ou sob o guarda-sol de um dos cafés que há por ali, e simplesmente ficar observando o vai-e-vem das pessoas.


Na praça principal tem um posto de informação turística, pegue seu mapa e mãos a obra.


Palácio Primacial - Primaciálny Palác

É considerado um dos mais belos palácios de Bratislava. Foi construído entre 1778 e 1781 com fachada em estilo clássico. Dentro há um coleção de tapetes do século XVII, vindos da Família Real Britânica e retrata uma trágica história de amor. Não sei se a história é real ou apenas uma lenda.


Catedral St. Martin - 


A maioria da população de Bratislava é católica e a principal igreja é a St. Martin. A catedral é do século XIV e é a mais antiga e a maior da cidade. De vários pontos é possível avistar sua torre.

Foto retirada da internet
Praça Hviezdoslav - Hviezdolavovo Námestie


Praça Hviezdoslav é uma das praças mais bonitas e animadas da cidade. O edifício do Teatro Nacional Eslovaco é o edifício mais representativo da praça. O edifício do teatro foi construído em 1886. O luxuoso hotel Carlton é também um dos símbolos da praça.


Como estávamos hospedados em um Ibis, deixamos para tomar café da manhã no centro histórico. O lugar escolhido foi um bistrô, que fica nessa praça.



Há também uma feirinha ao ar livre, bem pequena, mas dá pra comprar coisinhas típicas e cartões postais.


Igreja dos Trinitários ou Igreja de São João de Marta

Próxima a porta de São Miguel, a igreja foi terminada em 1725, o interior é em estilo barroco e o afresco da cúpula é do pintor italiano Antonio G. Bibiena.


Igreja de Santa Isabel

Uma jóia da Art Noveau, a igreja é toda azul, e por este motivo é conhecida como a igreja azul. Infelizmente não deu para entrar, pois ela estava fechada.


Palácio Grassalkovich - Grasalkvičov Palác

O palácio foi construído no século XVIII pelo Conde Anton Grassalkovich. O palácio é todo em estilo em estilo barroco e hoje é a sede do presidente eslovaco. Após a última reforma, foi aberto à visitação.
Foto retirada da internet
Ponte Nova - Nový Most



Outro ponto turístico bem conhecido em Bratislava é a ponte nova. Uma ponte de ferro construída entre 1967 e 1972, pelos de arquitetos J. Lacko e A. Tesar. Sobre uma extremidade da ponte foi construído um mirante suspenso e junto a ele um restaurante, em formato de um OVNI. Daqui tem-se a melhor vista de Bratislava. Se quiser jantar no restaurante UFO, precisa fazer reserva.



Foto dentro do restaurante
http://www.u-f-o.sk/

Estátuas de Bratislava

Bratislava é recheada de estátuas, principalmente de trabalhadores. As mais famosas são o Schöner Nazista, um homem em tamanho real que parece cumprimentar todos que passam por ali.


O paparazzo (nome dado por mim), é a estátua de um fotógrafo. Ou quem sabe um jornalista investigativo, ou ainda um detetive, são muitas hipóteses.


E a mais famosa delas é o Čumil, os turistas fazem fila para tirar uma foto ao lado dela.

Curiosidades

Casa do Bom Pastor - É a casa mais estreita de Bratislava e hoje abriga o Museu dos Relógios.


O castelo de Bratislava produz cerveja, a cervejaria fica em frente ao Ibis, um pouco abaixo do castelo.


O edifício sede da Rádio Eslovaca é uma pirâmide invertida.

Foto retirada da internet
A rua Bastová, com três arcos, é a mais estreita do centro histórico.

Bjim!

5 comentários:

  1. Muito bom! Lindas fotos e texto, e otimo roteiro! A cidade eh linda! Parabens! Continuem mostrando a beleza do mundo para nos, pobres mortais! Rsrsrs.....

    ResponderExcluir
  2. Caramba sem comentários !estava vendo o filme 360 que revela cartões postais dessa Cidade em questão,e parei aqui no blog ! amei seu blog abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adorei. É uma ótima orientação. Agora não vou me preocupar em selecionar lugares para visitar nesta cidade. Estou indo em outubro. só gostaria de saber se é muito frio em outubro, mas pelas fotos me parece que sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Leila, pois é, em outubro já está bem friozinho por lá. No meu caso, ainda pegamos uma frente fria, as temperaturas ficaram próximas a 0ºC.

      Excluir