Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Valência - Cidade das Artes e das Ciências

Quando colocamos Valência em nosso roteiro, lembrei na hora do GP de Valência, mas a cidade está longe de ser lembrada só por este motivo. Se você não é amante da velocidade, talvez nem soubesse que a cidade recebe a Fórmula 1. Quer conhecer um pouquinho mais de Valência? Então, vamos lá.




Se você está acompanhando a viagem da Espanha no Blog, sabe que viajamos dentro do país de carro alugado, lembrando, estávamos em Madri e fomos para Valência. São 360 Km, pouco mais de três horas de viagem.


Se você gosta de dirigir e de estrada, vai amar a viagem. Se não gosta, outra opção é ir de trem. A viagem deve ser tão linda quanto de carro e é ainda mais rápida, de Madri para Valência, o trem gasta cerca de duas horas.

http://www.raileurope.com.br/city/valencia


Foi difícil conseguir hotel com preço bom em Valência, depois descobrimos, que coincidentemente, escolhemos para ficar na cidade, os dias que antecediam o GP de Valência. Mas, depois de muita procura, encontramos um ótimo custo x benefício, o Confortel Aqua 3.

Calle de Luis García Berlanga, 19-21, 46023 - Valencia, Espanha
+34 963 18 71 01


Vista do hotel - Confortel Aqua 3
O hotel ficava em shopping ao lado da Cidade das Artes e das Ciências, o que facilitou muito percorrer essa parte da cidade.

http://www.confortelhoteles.com/hotel-confortel-aqua-3-en-valencia.htm


E fica também muito próximo do circuito de Fórmula 1. Claro que aproveitamos e fizemos, de carro, o circuito que os carros fariam no fim de semana.



Foi emocionante, ainda mais para alguém que é fã do esporte, como eu. Nesta hora, me arrependi de não termos trocado as datas para ficarmos e ver a corrida.



Enfim, planos para uma próxima viagem!



Cidade das Artes e das Ciências

A Ciudad de las Artes y las Ciencias (espanhol) ou Ciutat de les Arts i les Ciències (valenciano), é isso mesmo em Valência as pessoas falam espanhol e valenciano, mas como são parecidos, você não tem dificuldade de entendê-los. Mas voltando, a Cidade das Artes e das Ciências é um complexo arquitetônico, cultural de entretenimento,  foi desenhado pelos arquitetos Santiago Calatrava e Felix Candela.


O primeiro espaço foi inaugurado em 1998. O complexo é super moderno, parada obrigatória.


Ele é formado por vários museus e espaços, vou falar um pouquinho de cada.



Abaixo o site para que você possa esclarecer dúvidas e comprar ingressos antecipados (com desconto).

http://www.cac.es/


L'Hemisfèric

O prédio a ser inaugurado tem a forma de um olho, abriga um cinema, planetário e espaços de entretenimento. Tem aproximadamente 13.000 m².


No dia em que fomos lá a noite, estava acontecendo uma festa.




Museu das Ciências Príncipe Felipe

Este prédio foi projeto para que ao olhar para ele, as pessoas conseguissem lembrar de um esqueleto de dinossauro.


É um museu interativo e ocupa um espaço de 40.000 m² dividido em três pisos.


L'Umbracle

É um espaço plantado com várias espécies de plantas típicas da região de Valência e de países tropicais.


O passeio é coberto por arcos vazados o que possibilita ver todo o complexo da Cidade das Artes e das Ciências.


Dentro do espaço há o Paseo del Arte, uma galeria de arte que sempre recebe exposições de artistas contemporâneos.




Quando fomos estava acontecendo a exposição da artista francesa Laurence Jenkell, uma exposição muito doce diga-se de passagem. A exposição era composta por caramelos com bandeiras de países. Claro que encontramos o Brasil, né?!?!




Há ainda o Jardim da Astronomia, parte predileta de crianças e dos amantes do sol, da lua e das estrelas.


Oceanográfico

É o maior aquário da Europa e nele estão representados os principais ecossistemas marinhos do planeta. São 110.000 metro quadrados, 24 milhões de litros de água e 10,5 metros de profundidade.


Palau de les Arts Reina Sofia

O Palácio das Artes Rainha Sofia, é a sede da Orquestra Sinfônica de Valência, trata-se de uma casa de ópera. Inaugurado em 2005, recebeu Fidelio como sua primeira ópera, de Beethoven.



Ágora

O prédio foi construído como um espaço multifuncional para receber eventos de diversos tipos.


Foi o último espaço a ser inaugurado no complexo, segundo Calatrava seu formato lembra duas mãos entrelaçadas, dessa forma filtra-se a quantidade de luz que entra no interior do edifício.


Puente de l'Assut de l'Or

A ponte liga o lado sul com a rua Menorca, são 180m de comprimento e 125m de altura, sendo considerada assim , o ponto mais alta da cidade. Valência é uma cidade plana, não é difícil ser o ponto mais alto tendo 125m.


A ponte fica em pé graças aos 29 cabos que a sustentam, realmente uma obra e tanto da engenharia. A Cidade das Artes de das Ciências deveria ser visita obrigatória para todo estudante de arquitetura (e engenharia civil).


Depois de tanto modernismo, hora de andarmos um pouco pelo centro histórico de Valência, mas, no próximo post!

Bjim!

Fotos: @simonecmedeiros e @vjvascon

Nenhum comentário:

Postar um comentário