Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Um pouco mais de Barcelona!

Praça Catalunha

Continuamos descendo pela Paseo de Gracia, cruzamos a Gran Via de Les Cortes Catalanes e fomos em direção à Plaça de Catalunya.



A praça é uma das maiores e é a mais central de Barcelona. Ela é o ponto de encontro do centro antigo com o Bairro Eixample.



Ela é importante turisticamente, e não só pela sua localização central, mas é porque dela partem as Ramblas e o Passeo de Gracia. As principais lojas de compras estão por perto. Se você é consumista, se jogue!!!



Nós tínhamos ainda um outro motivo para chegar até ela, pois é nela que está o Hard Rock Café (e se você acompanha o blog, sabe que colecionamos copos do Hard Rock Café). Fizemos uma entrada rápida, tomamos alguma coisa, compramos o copo e continuamos a caminhada.



Plaça de Catalunya, 21, 08002

Depois que saímos do Hard Rock Café, caminhamos em direção ao Palau de La Musica Catalana. Mas outra opção de ponto turístico, são as ramblas que começam na praça e vão em direção ao porto.


Palau de La Musica Catalana

O Palácio da Música Catalã, foi projetado pelo arquiteto Lluis Domènech i Montaner, lembra dele? A construção do palácio durou três anos, de 1905 a 1908.


A primeira fachada principal fica entre as ruas Sant Pere Més Alt e a Amadeu Vives, e como as ruas são estreitas, fica difícil fotografá-la completamente.


Nela há a imagem de São Jorge e a de várias pessoas, representando que a música catalã é para todos.


Hoje a fachada principal é a que o arquiteto projetou  com ferros forjados e ladrilhos vermelhos aparecendo através dos vitrais. Dessa forma, mesmo o prédio ficando a sombra da Igreja de São Francisco de Paula, entraria luz pelas janelas.



O interior é tão fascinante quanto o exterior do prédio. A escadaria que existe à entrada da rua Sant Pere, é dupla, com uma iluminação linda e corrimão minimamente trabalho.




A sala de concerto tem capacidade para 2.049 pessoas, infelizmente não conseguimos fazer a visita guiada, pois os ingressos para o dia já estavam esgotados.

Foto retirada do site oficial
Mas pelas fotos, ela é deslumbrante!!! Os vitrais vão do chão até o teto, as colunas são decoradas com mosaicos, e no centro do teto, há uma claraboia feita por Antoni Regalt i Blanch, di-vi-na!!!!

Foto retirada do site oficial

Foto retirada do site oficial
Na frente do prédio há mesinhas e você pode aproveitar e ficar por ali observando o vai-e-vem das pessoas e fazer um lanchinho.


Dica: Compre seus ingressos com antecedência!

http://www.palaumusica.cat/ca/


C/ Palau de la Música, 4-6, 08003

Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo de Barcelona foi construído em 1888 para ser a porta de entrada para a Exposição Universal, onde participaram mais de 22 países.



O arquiteto responsável pelo monumento foi Josep Vilaseca, que projetou o arco em proporções clássicas, mas optou por um estilo neomudéjar, estilo carregado de influência árabe.


O arco foi restaurado em 1989 e é um dos ícones de Barcelona. O arco fica no encontro dos Paseos de Lluís Companys com o de San Juan.



Seguindo o Paseo de Lluís Companys, você verá o Palácio da Justiça e chegará ao Parque da Cidadela.


O parque foi construído no final do século XIX e foi inspirado nos Jardins de Luxemburgo em Paris. É uma ótima opção para quem está sozinho, de casal ou com crianças!
Foto cedida por Felipe Ribeiro


Paseo de Picasso, 21, 08003

Catedral Basílica Metropolitana de Barcelona



A Catedral de Barcelona foi construída sobre a antiga catedral românica. Sua construção iniciou-se no século XIII e foi concluída no século XV.




A construção é de estilo gótico, mas a fachada, em estilo neogótico, é muito mais nova, ela é do século XIX. Ela tem 40 metros de largura




Catedral é dedicada à Santa Cruz e à Santa Eulália, que é a Padroeira de Barcelona.




Os vitrais são renascentistas e modernistas. O zimbório tem 70 metros de altura e foi construído no século XX.




A igreja é composta por várias capelas e em cada uma delas há um ou mais santos, totalizando 140 representações.


Pla de la Seu, s/n, 08002

http://www.catedralbcn.org/

Las Ramblas

Na Espanha há várias ramblas, rambla quer dizer uma rua larga e só para pedestres, a mais famosa delas fica em Barcelona, que por lá é chamada de Les Rambles. Ela liga a Praça da Catalunha ao porto velho da cidade. Como dito acima, não a tráfego de nenhum tipo de transporte, só pedestres para todos os lados. Aqui você se sente no Brasil.



Primeiro, tome cuidado com os batedores de carteira, infelizmente, muito comuns por aqui. Segundo que é cheio de artistas, músicos, aquelas estátuas vivas, todos querendo nosso suado dinheirinho. Os pontos mais visitados são: o La Boqueria, Grande Teatro do Liceu, Praça Real e o Monumento a Colombo. Há bares e restaurantes por todos os lados.



Mercado St. Josep La Boquería

O Mercado de São José, mais conhecido como La Boquería, se parece muito com os mercados municipais das capitais do Brasil, só que muito mais arrumadinho, rsrsrs...


Aqui você pode comprar quase tudo, flores, comida, peixes e frutos do mar, embutidos, castanhas e sementes, sucos. São mais de 2.500 metros quadrados oferecendo produtos locais e exóticos.





O mercado é de 1840, e antigamente era ponto de encontro dos vendedores ambulantes.  Além de produtos há tempo lugares para comer, uma ótima opção para um descanso e uma paradinha.





La Rambla, 91, 08001

http://www.boqueria.info/index.php?lang=es

Monumento a Colombo

É a estátua mais famosa da cidade, foi construída em homenagem ao grande navegador e descobridor Cristóvão Colombo, fica no final da Rambla (ou início), na Praça do Portal da Paz, em frente ao porto antigo da cidade.


Assim como o Arco do Triunfo, o monumento foi erguido em 1888 para a Exposição Universal de Barcelona e junto com o Arco é um dos ícones da cidade.


A estátua tem 7 metros de altura, mas todo o monumento tem 60 metros.


Dizem que ele está apontando para a América, mas curiosamente a América ficam para o outro lado, rsrsrs... Dizem que o autor não quis colocar a estátua apontando para a América, pois ela estaria apontando para a Rambla, e o povo não entenderia. Sendo assim, ele a pôs apontando para o o mar, que foi o caminho feito para a América.



E há ainda quem diga que ele está apontando para Gênova, sua cidade natal. Isso mesmo leitor, Colombo era italiano!


Por hoje é só!

Próximo Post: A Sagrada Família de Gaudí

Bjim!

Fotos @simonecmedeiros e @vjvascon

Nenhum comentário:

Postar um comentário