Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Catas Altas


E aqui vai mais uma sugestão para quem está em BH e região e quer fugir um pouco da rotina, pode ser em um fim de semana normal ou um feriado prolongado para descansar. Pela BR381 são 120km, mas a estrada é perigosa, não é todo mundo que gosta de passar por ela. Outra opção é ir pela BR040, Ouro Preto e Mariana, o caminho é mais longo, mas é melhor e mais bonito.


E para quem está longe, e uma viagem em um fim de semana ficaria muito apertada, saiba que a cidade e o Santuário do Caraça fazem parte da Estrada Real. Então dá para tirar uns dias de férias e conhecer uma parte da Estrada Real.


Chegamos em Catas Altas na sexta a noite, aproveitamos para conhecer o restaurante La Viola, que foi indicado como um dos melhores de lá, e aprovamos.




Gostei tanto, que no sábado, comemorei meu aniversário lá mesmo. Tudo muito bom, comidas, bebidas e música ao vivo!




Lugar super agradável, comida delícia e uma carta de cervejas de dar água na boca de qualquer cervejeiro!





Atendimento nota 10, e tomei uma caipi frutas vermelhas com nutella, que é quase uma sobremesa. Muito boa, mas como é doce, só dá para beber uma!



Não há tanta coisa pra se ver por lá, é muito mais uma viagem para descansar, aproveitar um friozinho, pois a cidade fica no pé da Serra do Caraça. Aliás, minto, se você é adepto do ecoturismo, tem muita coisa para se fazer por lá. Lindas estradinhas, cachoeiras, picos e o Santuário do Caraça, que fica a 37km.




Como o objetivo da nossa viagem era descansar, fizemos só o que estava pertinho mesmo da gente. A Caminho de Pedras oferece passeios de quadriciclos, mas infelizmente, não tinha mais disponibilidade (e eu tentei reservar com antecedência, hein). Portanto, fica a dica, se quiser fazer o passeio de quadriciclo, reserve o quanto antes.



O povoado foi fundado no século XVII e foi muito importante na época do Ciclo do Ouro. Seu nome se deve aos garimpos, que também eram chamados de catas, que ficavam no alto das suas serras. O povo dizia: "As catas estão altas", o que provavelmente virou, Catas Altas.



A cidade é bem pequena, de acordo com o último censo do IBGE, possui pouco mais de 5.000 habitantes. Mas isso dá a ela uma tranquilidade e um charme todo especial.



Como já disse lá em cima, entre seus principais atrativos estão as cachoeiras, mas infelizmente, dessa vez, não fui a nenhuma. Mas você pode ler sobre as cachoeiras aqui.

Foto retirada de www.catasaltas.mg.gov.br

Foto retirada de www.turismo.catasaltas.mg.gov.br
Outros atrativos são a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Capela de Santa Quitéria. A Igreja Matriz foi construída no século XVIII, na segunda fase do barroco, mas está inacabada até hoje. Em seu interior há obras atribuídas a Aleijadinho, mas não consegui averiguar a veracidade dessa informação.



A outra igrejinha que é cartão postal da cidade é a Capela de Santa Quitéria, que tem ao fundo a Serra do Caraça. Ela é linda, mas estava fechada, na verdade, eu acho até que ela está é abandonada. Não consegui muita informação sobre ela, mas como ela me lembrou muito a Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, acredito que ela também tenha sido construída no século XVIII, em estilo barroco.




Também fomos conhecer o Bicame de Pedra, mas fomos de carro, pois são 10 Km do centro da cidade até lá. Na verdade, o que se tem hoje são ruínas do que foi um dia um grande aqueduto de pedra, que tinha a função de abastecer a cidade e a mineração.



A construção data de 1792 e só sobrou uns 100 metros do monumento, há um portal e uma escadaria, e subindo por ela, você consegue uma bela vista da Serra e das fazendas ao redor.



No domingo antes de irmos embora, aproveitamos para conhecermos o Bistrô Cateretê, como já tínhamos almoçado, aproveitamos para comer a sobremesa lá. E estava tudo divino!



Mas depois de ler o cardápio, arrependi de não ter almoçado por lá também! Todos os pratos me soaram bem apetitosos!




Ficamos hospedados na Pousada Solar dos Guarás e super indico! Pousada  rústica, simples, mas super aconchegante e bem localizada!


Ótima para ir de casal ou com turma! Café da manhã simples, mas nos atendeu perfeitamente!



Alguns quartos têm vista para a Serra do Caraça, coisa mais linda! Dica: não fiquem nos quartos muito próximos ao portão, pois eles têm sensor de entrada e pela manhã bem cedo ele já anuncia a chegada dos funcionários.


Vista do nosso quarto
Mas o principal ponto turístico da região é o Santuário do Caraça, que será o assunto do próximo post. Até lá.


Bjim!
Fotos: @simonecmedeiros

2 comentários:

  1. Deu vontade de ir! Dá para aproveitar com as crianças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, acredito que sim, mas o ideal é pegar uma pousada que ofereça uma infraestrutura legal para crianças, com um parquinho e piscina. Porque aí vocês conseguem fazer uns passeios e eles aproveitam pra se divertir. Ainda não subi o post do Caraça, mas no dia que fomos lá, tinham várias crianças, principalmente do tamanho do Tiago!

      Excluir