Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Buenos Aires - Parte 2


LA BOCA

Um dos bairros mais famosos de BSAS é o La Boca, famoso por abrigar o La Bombonera, o estádio do Boca Juniors e também o Caminito.

La Bombonera


O La Bombonera recebeu esse nome devido ao formato do estádio se assemelhar com uma caixa de bombons, eu não achei nada parecido, mas as vezes as caixas de bombons argentinas são diferentes, né?


Para quem gosta muito de futebol, pode-se fazer um tour guiado. Se você é fã de futebol, não perca.


Curiosidade: Os dois principais times de Buenos Aires, Boca Juniors e River Plate, têm a mesma fundação. Ambos têm raízes italianas, pois foram fundados por imigrantes e filhos de imigrantes originários de Gênova  Dizem que os dois times brigavam por causa das cores da camisa, todos dois queriam as cores da bandeira de Gênova  branco e vermelho, mas como o Boca Juniors manteve sua sede no bairro La Boca, teve que abrir mão das cores. A escolha das novas cores é interessante também, os fundadores do Boca disseram que as novas cores do clube seriam as da bandeira do próximo navio que ancorasse no porto, próximo a eles, e primeiro navio a chegar foi da Suécia, daí o motivo das cores dos time serem azul e amarelo.

El Caminito

Quanto a outra atração do bairro, El Caminito, que quer dizer caminho pequeno, ou no bom português, "caminhozinho", você tem que ir, mas não vá esperando nada demais. É uma ruela onde artistas exibem seus quadros, dançam tango, onde há algumas lojas com preços onerados para os turistas e restaurantes que não têm nada de especiais. Agora, se estiver planejando ir no verão, sentar em uma mesinha na rua e tomar uma bebida gelada, cairá bem nessa hora.


É nessa rua que dançarinos de tango pegam os turistas para aquelas tradicionais fotos de você e eles dançando, como nada é de graça, eles ficam esperando uma ajuda para a caixinha deles. Há várias lojas com artesanato local e não local (chinês). As casinhas são todas bem coloridas e foram feitas por chapas dos navios que se ancoraram no porto próximo e ali foram abandonados.



PALERMO

Bosques

Um dos meus lugares preferidos em BSAS, adorei caminhar pelos enoooormes quarteirões verdes.


Por aqui ficam o Planetário (lindo a noite), o Rosedal, uma plantação de rosas de fazer qualquer jardineiro suspirar, o Jardim Japonês (com toda sua aura Zen), o Jardim Zoológico, o maior da América Latina (não sei se essa informação é verdadeira), o Jardim Botânico e muito mais área verde... São passeios para solteiros, casais e famílias. A região é toda linda.


Planetário Galileu Galilei - Foto retirada da Internet
Rosedal
Aqui nos Bosques de Palermo dá pra ver muitos "passeadores" de cachorros. É comum uma única pessoa levar mais de 10 cachorros para passear de uma vez só. Morri de pena dos pequenos, pois os cachorros maiores quase pisam sobre eles.


Faculdade de Direito ao fundo
MALBA

Pertinho também está o MALBA, Museu de Arte Latina de Buenos Aires, aqui se encontra o Abaporu da brasileira Tarsila do Amaral e o auto-retrato da mexicana Frida Kahlo. Para quem gosta de Arte Moderna, é uma visita obrigatória. O MALBA fica na Av. Pres. Figueroa Alcorta, 3415.

www.malba.org.ar


Palermo é o maior bairro de BSAS e se divide em Palermo Soho, Palermo Hollywood e Palermo Chico e ao lado dele há o Barrio Norte, que também se confunde com o Palermo. E nesse último bairro se encontra outro dos meus lugares favoritos de BSAS, El Ateneo Grand Splendid.

El Ateneo

El Ateneo, era um teatro, que virou cinema e agora é uma livraria, diga-se de passagem, ma-ra-vi-lho-sa! Me arrisco a dizer que é a livraria mais linda do mundo. O palco do antigo teatro que já recebeu espetáculos de tango e até Carlos Gardel cantou ali, hoje é um café. Apesar de ser uma livraria, lá você também encontra CDs e DVDs.



Se você não é lá muito fã de literatura, sinto muito dizer, mas terá que ir lá do mesmo jeito. A visita à livraria é obrigatória, seja pela sua arquitetura, seja pela sua pintura. O afresco da cúpula foi pintado por Nazareno Orlandi, um pintor italiano.


El Ateneo Grand Splendid fica na Av. Santa Fé, 1860.

RECOLETA

Floralis Generica

É uma escultura metálica em forma de flor e é toda feita de aço inox, está localizada na Plaza de las Naciones Unidas, a flor foi um presente do arquiteto argentino Eduardo Catalano à cidade de BSAS.


O que chama atenção, além do tamanho da escultura, é que durante o dia as pétalas ficam abertas e a noite elas se fecham, e o miolo fica iluminado, linda!

Museu de Belas Artes

O Museu de Belas Artes de BSAS é um dos principais da América Latina. Há coleções de móveis, esculturas, adornos e obras de pintores famosos como: Rembrant, Renoir, Monet, Manet, Picasso, El Greco, Marc Chagall e Rodin.


A entrada é gratuita nas terças. O horário de funcionamento é 12h30m às 20h30m, de segunda a sexta e de 9h30m às 20h30m aos sábados e domingos. Na segunda o museu não abre. O museu fica Av. Del Libertador, 1473.

www.mnba.org.ar/index.php

Shopping Buenos Aires Design

É um shopping para coisas de casa, mas como o Hard Rock Café fica aqui, o shopping acaba virando ponto de parada obrigatória para muita gente. Há algumas lojas pessoais também, mas estão em menor número.


O Shopping tem uma varanda com uns quiosques e é um ótimo lugar para um pit stop e um lanchinho.


Cemitério

É um dos cemitérios mais visitados do mundo, eu acho um passeio meio mórbido, mas se você é adepto da prática, fique a vontade. O túmulo mais visitado do cemitério é o de Evita Perón, mas isso não significa dizer que ele é fácil de ser encontrado, se quiser mesmo conhecê-lo, melhor fazer a visita guiada.



Ao lado do cemitério está a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em estilo barroco, foi construída em 1732 pelo Frades Franciscanos Recolhidos, os Recoletos.


Em frente ao cemitério há uma praça e uma feirinha de artesanato ao ar livre, há também uma árvore chamada El Gomero, a árvore foi plantada em 1800, há 215 anos, pelos irmãos recoletos. Da última vez em que fui a BSAS, a árvore tinha sido cercada, ou seja, não é mais possível tirar a foto abaixo, em que apareço junto ao tronco.


Rua Junín

Essa é a rua é a do cemitério, da igreja Nossa Senhora do Pilar e de muitos bares e restaurantes, mas é muito pega-turista, se você não é muito fã desses restaurantes melhor não ficar por ali.

Apesar de não ser muito fã deles, acabei ficando por ali uma tarde e uma noite. A tarde ficamos na Cervejaria Buller, peça o portfólio deles e depois decida o que vai beber. No meu caso sempre fico na pilsen.


Já a noite, a ideia era um jantar e escolhemos um restaurante que não me lembro o nome, a carne estava muito boa, e acabou sendo uma boa pedida.

Subindo essa rua, você chega na Vicente Lopez, e nela também tem um complexo de cinemas e muitos bares, o mais famoso deles é o Locos por el futbol. O bar é muito legal, mas costuma (ou costumava) ficar lotado. Dê uma andada pela rua e escolha o point que mais combinar com você.


Sorveteria Fredo

Tem sorveteria Fredo para todos os lugares, e realmente, o sorvete é muito bom. Não deixe de experimentar algum dos sorvetes de Dulce de Leche, especialidade deles. Cada um melhor que o outro.


Curiosidade: O Mcdonald da Argentina é o único que tem casquinha de doce de leite (outra informação que não sei se é verídica), mas a casquinha existe, até experimentei, e se tivéssemos ela aqui no Brasil, eu a preferiria sempre.

Torre Monumental

Também conhecida como Torre dos Ingleses, a Torre Monumental é de 1916  e foi construída pelos residentes britânicos, com material vindo da Inglaterra. Depois da Guerra das Malvinas (1982), a torre passou a se chamar Torre Monumental, mas algumas pessoas ainda a chamam de Torre dos Ingleses, (ela não fica na Recoleta e sim no bairro Retiro).


Há um mirante em cima da torre, mas ele estava fechado, previsão de reabertura em fevereiro de 2013.

http://museos.buenosaires.gob.ar/torre.htm

Próximo post Puerto Madero, Costanera Sur, San Telmo e Tigre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário