Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

sábado, 12 de janeiro de 2013

Buenos Aires - Parte 1

Sempre existe um dilema quando se vai decidir uma viagem: Conhecer lugares novos ou visitar lugares que se gostou? E o páreo é duro, todos duas opções têm ótimos pontos a favor. Buenos Aires, foi um dos lugares em que pude ter o privilégio de ir mais de uma vez, e como toda cidade grande, sempre há coisas novas para se fazer e se conhecer. As fotos estarão misturadas, pois já fui no inverno, verão e já passei um Reveillon por lá.

Vou listar aqui os passeios turísticos que todos fazem (não necessariamente todos são bons) e vou listar alguns passeios que não estão tão dentro do circuito turístico óbvio (o que também não garante que eles sejam bons).

CENTRO/MONSERRAT

Fizemos o centro todo a pé, e para ser sincera não andei de metrô em BSAS, pois é tudo muito perto e quando precisávamos ir mais longe, pegávamos um táxi (beeem mais em conta que no Brasil).

Plaza de Maio

A praça é o centro da vida política de Buenos Aires, e ganhou esse nome depois da Revolução de Maio de 1810, que deu início ao processo de independência das colônias da região sul da América do Sul, antes disso era conhecida como Plaza Mayor.


Desde 1970, as mães dos desaparecidos políticos durante a ditadura argentina se reúnem na praça com fotos de seus filhos e netos, elas são conhecidas como As Mães da Plaza de Mayo.

Na praça, ainda podemos ver uma estátua de Manuel Belgrano, criador da bandeira argentina e a Pirâmide de Mayo, que é o monumento mais antigo de BSAS, datado de 1811.

Pirâmide de Mayo
Ao redor da praça estão os principais pontos turísticos do centro da cidade, a Casa Rosada, a Catedral, o Cabildo, o Banco da Nação Argentina e outros...

Casa Rosada

É a sede da presidência argentina e está situada em frente a Plaza de Mayo. É famosa mundialmente, pois foi palco de muitas manifestações, além de cenário para o filme Evita, com a Madonna.


Apesar de receber o nome de Casa Rosada, (quando fui), somente a fachada e as laterais eram rosa.

Curiosidade: Dizem que a cor foi escolhida devido a mistura das cores branca e vermelha, que são as cores dos dois maiores partidos do país, o PJ - Partido Justicialista (Peronista) e a UCR - União Cívica Radical, ligada a Internacional Socialista.

Outra curiosidade: Em cima da Casa Rosada há uma bandeira da Argentina, se ela estiver hasteada, significada que o(a) presidente está lá.

El Cabildo


Também na Plaza de Mayo, encontra-se o Cabildo, edifício histórico, que já teve funções jurídicas, administrativas e também foi uma prisão. O edifício foi berço para a independência de vários países da região platina.

Manzana de Las Luces

É um quarteirão com algumas das construções mais antigas de BSAS, como a Igreja de Santo Inácio. No subsolo existem túneis que ligam vários edifícios do centro de BSAS, como a Catedral e o Cabildo. Se você quiser conhecer as partes internas precisa fazer a visita guiada (não fizemos). O quarteirão ganhou esse nome, pois, era nele que os pensadores iluministas se encontravam.

Foto retirada da internet
Catedral

Construída em estilo Greco-romano, não se parece em nada com uma igreja convencional. Do lado de fora existem 12 colunas na frente, que representam os doze apóstolos de Jesus Cristo.


Dentro estão enterrados os restos mortais do General San Martin, que foi o principal responsável pela independência de alguns países da América do Sul, dentre eles, Argentina, Chile e Peru.

Outro detalhe que chama atenção é o chão, que foi desenhado no início do séc. XX e fabricado na Inglaterra com mosaicos venezianos.


Obelisco

O Obelisco é um dos cartões turísticos mais conhecidos de BSAS.


O Obelisco fica no cruzamento da Avenida 9 de Julho, (que os argentinos dizem ser a mais larga do mundo), com a Avenida Corrientes, que é a Broadway de BSAS. Se você gosta de teatro, assista a uma peça. 

Teatro Colón


Descobri na Espanha que Colón é Colombo em Português. Esse é um ponto turístico que eu ainda não visitei, ele ficou em reforma durante anos e, coincidentemente, todas as vezes que fui a BSAS, ele ainda estava em reforma, mas hoje ele encontra-se totalmente restaurado e aberto para visitas e apresentações.

Foto retirada da internet
O Teatro Colombo é a casa da ópera na Argentina, foi inaugurado em 1908. O teatro é famoso devido a sua acústica, que dizem ser uma das melhores do mundo.

Café Tortoni


A cidade é repleta de cafés, o mais famoso café da cidade é o Café Tortoni, e ele realmente vale a sua visita, o problema é a fila. Dificilmente você chegará e conseguirá uma mesa, mas ainda sim, vale a pena. Mentes brilhantes se reuniram ali, é histórico.

Jorge Luís Borges, Carlos Gardel e Alfonsina Storni
Na primeira vez que estive em BSAS, aproveitei a visita ao Café Tortoni e assisti ao pequeno show de tango que eles proporcionam, o que acabou sendo o único show dessa viagem. Apesar de pequeno, adorei a apresentação. Se você também quiser fazer isso, faça a reserva antes.


Rua Florida

BSAS é muito conhecida pelos brasileiros como um destino bom para compras, e essa é uma das ruas preferidas pelos turistas, particularmente, eu preferi outros locais para compras, como o bairro Palermo, mas não se pode negar que na Florida acha-se de tudo.


O ponto positivo dela é que ela é fechada ao trânsito, assim você pode caminhar tranquilamente olhando as vitrines. Mas fique atento, como a rua é muito movimentada e muitos turistas estão distraídos olhando vitrines, a rua também é conhecida por ser um bom ponto para os batedores de carteira.

Galerias Pacífico


Outro ponto positivo da Rua Florida é que nela se encontram as Galerias Pacífico, que têm uma decoração linda. Repleta de lojas de marca, pode-se dizer que os preços não são os mais atrativos, pelo contrário, achei os preços bem salgados.



Próximo post, La Boca, Palermo e Recoleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário