Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Peñíscola, um pedacinho da Grécia em plena Espanha!

Acordamos cedo e partimos em direção a Barcelona, mas não sem antes pesquisarmos, se haveria no caminho, algum lugar que valesse a pena dar uma paradinha.


E lembrem-se, estávamos na Espanha, litoral do Mar Mediterrâneo, claro que encontraríamos, né?


PEÑÍSCOLA

Nossa primeira parada foi em Peñíscola, que eu apelidei carinhosamente de Mikonos Espanhola, sim, a cidade me lembrou a ilha Grega. E Não, a cidade não é uma ilha, mas as casinhas brancas a beira do Mar Mediterrâneo me remeteram a Grécia na mesma hora.



A cidade fica a 145 Km de Valência, pouco mais de 1h30 de carro. Caso esteja vindo de Madrid, são 490 Km e de Barcelona, 222 Km. E há trens saindo das principais cidades da Espanha.


Claro que, como foi uma simples parada a caminho de Barcelona, não deu para conhecer muita coisa, mas rendeu belíssimas fotos!



A parte nova da cidade é muito parecida com qualquer cidade litorânea do Brasil, cheia de prédios, hotéis e restaurantes a beira-mar.



O Vi gostou tanto do astral de Peñíscola que cogitou dormirmos na cidade uma noite, mas isso significaria perder um dia em Barcelona, e aí? Resultado: Ficamos pela parte da manhã, almoçamos em um restaurante a beira-mar, e fomos embora, em direção ao destino combinado.



A cidade apesar de antiga, (só para você ter uma ideia, ela tem status de cidade desde 1707), é pequena, tem pouco mais de 8 mil habitantes.



No passado sua base econômica provinha da agricultura e da pesca. Hoje a cidade vive do turismo. A cidade nasceu a partir de um imponente rochedo a 64 metros acima do nível do mar, onde hoje é o centro histórico de Peñíscola.




O centro histórico se liga ao continente por uma estreita faixa de terra, e a partir daí a cidade continuou crescendo.

Imagem retirada do Wikipedia - Vista a partir do Castelo
O principal ponto turístico é seu Castelo-Fortaleza do século XIV, uma construção medieval, que fica no alto do rochedo, rendendo de lá, vistas incríveis!




Mas não se engane, apesar do castelo ter sido construído no século XIV, há vestígios arqueológicos que ligam a região aos fenícios, nos séculos VII e VI a.C. Também há indícios de ocupações cartaginenses, gregas, romanas, bizantinas e árabes.




O castelo de Peñíscola também é conhecido como Castelo do Papa Luna e foi construído pelos Templários, apesar das modificações de Felipe II e das destruições de algumas guerras, o castelo permanece quase inalterado.



Ao seu redor há vielas, casas, restaurantes, lojas, tudo pintado de branco e a beira do Mar Mediterrâneo, lembra ou não a Grécia?




O centro antigo é encantador, e é protegido pela marulha que o circunda.




Abaixo, um site para mais informações sobre Peñíscola, essa cidadezinha apaixonante!

http://www.peniscola.es/

O Farol
Casa de Conchas






















Bjim!

Fotos: @simonecmedeiros e @vjvascon

Um comentário:

  1. Nossa, que delícia de lugar!!!! Estou aqui babando com as fotos! Adorei o post! Vim responder seu comentário sobre Varanasi aqui: "Simone, estou me sentindo culpada, rs! Nossa experiência mochileira teve alguns percalços mesmo, mas uma amiga voltou agora da Índia e ficou maravilhada com tudo. Ela foi num esquema muito mais confortável, ficou em hotéis 5 estrelas e contratou motorista e guia particular. Dá pra viajar com tranquilidade. E eu mesma, depois dessa experiência na Índia, decidi que vou fazer um upgrade numa próxima aventura na Ásia, rs! Duas amigas foram à Tailândia no mesmo esquema mochileiro pão-duro que eu e disseram que os vendedores e guias são parecidos ou piores. Aí fiquei com medo de encarar de novo, rs! Mas acho que toda viagem vale a pena, é só encontrar um pacote que se encaixe no seu estilo! Um beijão!"

    ResponderExcluir