Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Cronograma Capilar!

Olá! O Post de hoje é sobre beleza, mais especificamente sobre cuidados com os cabelos.

Algumas amigas sabem que estou fazendo um cronograma capilar, e como muitas me perguntaram o quê é e como funciona, resolvi fazer um post.

Sempre fui muito desleixada com cabelo, lavava com shampoo, passava condicionador, e só. Mas, depois dos 30, meu cabelo pediu algo mais e demorei para perceber. Fiz algumas hidratações, cauterizações, hidratações profundas e via um resultado na hora, mas, depois de algumas lavadas, sumia. Faço descoloração, que é a pior química que existe (minha opinião), ela destrói o cabelo. 

Resolvi buscar na internet, nos blogs de cabelo e beleza, algo que me desse um resultado melhor, e eis que cheguei ao cronograma capilar. O cronograma capilar é super democrático, qualquer pessoa pode fazê-lo.

Vamos lá.

O que é o cronograma capilar?

É uma rotina de cuidados com os cabelos. O tratamento é intensivo e regular.  Precisa ter disciplina para fazê-lo. Ele é composto de três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

O que é a Hidratação?

Na hidratação, vamos repor água, que é o que o nosso cabelo mais perde no dia a dia. 

Eu usei as máscaras Silicon Mix de Bambú e Amo da Yenzah para hidratar e ainda coloquei um pouquinho (1/4 da tampa) de Bepantol Derma Solução (líquido).


O que é a Nutrição?

Na nutrição, vamos repor nutrientes (lipídeos). 

Nessa etapa usei as máscaras Oléo de Coco da Novex e a Banho de Creme (amarela - Tutano, Ceramidas e Manteiga de Karité) da Bio Extratus e, coloquei um pouquinho de óleo de Argan, mas você pode usar qualquer outro óleo, até o de Oliva.


O que é a Reconstrução?

Nessa etapa, vamos reconstruir a parte interna do fio. Vamos devolver para o fio as proteínas perdidas.

Por ser um produto mais concentrado, utilize-o exatamente como manda o fabricante. Se é para usar, 5 minutos, fique com ele 5 minutos, se é para ficar 20, fique 20.

Eu usarei as máscaras Gold Black - Máscara Restauradora da Amend e a Shitake da Bio Extratus. Nessa etapa, o cabelo nem sempre fica bonito, como nas anteriores, pois o cabelo ganha corpo e resistência. Por isso, logo após a reconstrução, é sempre bom fazer uma hidratação.


Como funciona o cronograma?

Essa é a parte que mais muda de pessoa para pessoa. Depende do tipo de cabelo, do que o seu cabelo está precisando, de quantas vezes você o lava por semana ou tem disponibilidade para lavar. Por exemplo, li que quem tem mais de uma química no cabelo, precisa de mais reconstrução, do que uma pessoa que tem um tipo de química.

Eu segui (mais ou menos) o modelo que a Ju Campos, do blog Mistura Feminina, fez para ela. Mas, se você procurar no Google vai encontrar muitas tabelas prontas. O ideal é conhecer o seu cabelo e montar o seu cronograma.

Pelo que pesquisei, você deve fazer uma etapa, ficar dois dias sem lavar o cabelo e fazer mais uma etapa no terceiro dia, e assim por diante. Mas, como fica difícil  (para mim) lavar o cabelo três vezes por semana, montei um cronograma com etapas duas vezes por semana. O que fiz, segue abaixo:


Assim que terminar, você começa de novo. E mais abaixo, estão duas opções extraídas da internet.


Resumindo, é mais ou menos assim, a etapa que vocês mais vão fazer é a hidratação, pois o que o cabelo mais perde é água, em segundo, a nutrição e por último, a reconstrução.

A boa notícia é que depois que você fizer cada uma das etapas vai conseguir identificar de qual delas o seu cabelo precisa mais e assim adaptar o cronograma para você. De qualquer forma, vou tentar resumir para vocês.

Cabelos sem brilho, opacos e ressecados, precisam de mais hidratação. Cabelos volumosos, porosos e com frizz, precisam de mais nutrição e cabelos frágeis e quebradiços precisam de mais reconstrução.

Como escolher as máscaras?

Hoje em dia há máscaras que desempenham as três funções: hidratar, nutrir e reconstruir. Mas já ouviram falar que cachorro que tem dois donos morre de fome? Pois é, na minha (humilde) opinião, o ideal é procurar uma máscara que desempenhe a função que você deseja.


Geralmente, elas trazem nos rótulos a função que desempenham, mas nem sempre essa função vai funcionar no seu cabelo. Usei máscara de nutrição, que na verdade, foi melhor hidratando.

Mas vamos às máscaras e às suas funções. 

Hidratar - Você deverá procurar por máscaras que contenham frutas, frutos, vitaminas, alcoóis modificados e/ou componentes hidratantes. Exemplos:



Nutrir - Você deverá procurar por máscaras que contenham óleos, manteigas e/ou ceras (ceramidas). Exemplos:


Reconstruir - Você deverá procurar por máscaras que contenham queratina, colágenos, proteínas e outros aminoácidos (arginina, creatina, lisina). Exemplos:


Eu usei mais de um tipo de máscara para cada função, mas fiz isso, porque já tinha a maioria em casa. No entanto, você só precisa de um tipo de máscara para cada função.

Uma dica, se você não conhece a máscara, melhor comprar potes menores, assim evita desperdício de produto e dinheiro, caso não goste do resultado.

E aí, vamos cuidar dos cabelos em casa e gastando pouco? Estou no meio do cronograma, assim que terminar, faço o antes e depois para vocês!

Bjim!

Um comentário:

  1. Simone, adorei as dicas, vou fazer também. Depois mando o resultado. Beijo

    ResponderExcluir