Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Cronograma Capilar!

Olá! O Post de hoje é sobre beleza, mais especificamente sobre cuidados com os cabelos.

Algumas amigas sabem que estou fazendo um cronograma capilar, e como muitas me perguntaram o quê é e como funciona, resolvi fazer um post.

Sempre fui muito desleixada com cabelo, lavava com shampoo, passava condicionador, e só. Mas, depois dos 30, meu cabelo pediu algo mais e demorei para perceber. Fiz algumas hidratações, cauterizações, hidratações profundas e via um resultado na hora, mas, depois de algumas lavadas, sumia. Faço descoloração, que é a pior química que existe (minha opinião), ela destrói o cabelo. 

Resolvi buscar na internet, nos blogs de cabelo e beleza, algo que me desse um resultado melhor, e eis que cheguei ao cronograma capilar. O cronograma capilar é super democrático, qualquer pessoa pode fazê-lo.

Vamos lá.

O que é o cronograma capilar?

É uma rotina de cuidados com os cabelos. O tratamento é intensivo e regular.  Precisa ter disciplina para fazê-lo. Ele é composto de três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

O que é a Hidratação?

Na hidratação, vamos repor água, que é o que o nosso cabelo mais perde no dia a dia. 

Eu usei as máscaras Silicon Mix de Bambú e Amo da Yenzah para hidratar e ainda coloquei um pouquinho (1/4 da tampa) de Bepantol Derma Solução (líquido).


O que é a Nutrição?

Na nutrição, vamos repor nutrientes (lipídeos). 

Nessa etapa usei as máscaras Oléo de Coco da Novex e a Banho de Creme (amarela - Tutano, Ceramidas e Manteiga de Karité) da Bio Extratus e, coloquei um pouquinho de óleo de Argan, mas você pode usar qualquer outro óleo, até o de Oliva.


O que é a Reconstrução?

Nessa etapa, vamos reconstruir a parte interna do fio. Vamos devolver para o fio as proteínas perdidas.

Por ser um produto mais concentrado, utilize-o exatamente como manda o fabricante. Se é para usar, 5 minutos, fique com ele 5 minutos, se é para ficar 20, fique 20.

Eu usarei as máscaras Gold Black - Máscara Restauradora da Amend e a Shitake da Bio Extratus. Nessa etapa, o cabelo nem sempre fica bonito, como nas anteriores, pois o cabelo ganha corpo e resistência. Por isso, logo após a reconstrução, é sempre bom fazer uma hidratação.


Como funciona o cronograma?

Essa é a parte que mais muda de pessoa para pessoa. Depende do tipo de cabelo, do que o seu cabelo está precisando, de quantas vezes você o lava por semana ou tem disponibilidade para lavar. Por exemplo, li que quem tem mais de uma química no cabelo, precisa de mais reconstrução, do que uma pessoa que tem um tipo de química.

Eu segui (mais ou menos) o modelo que a Ju Campos, do blog Mistura Feminina, fez para ela. Mas, se você procurar no Google vai encontrar muitas tabelas prontas. O ideal é conhecer o seu cabelo e montar o seu cronograma.

Pelo que pesquisei, você deve fazer uma etapa, ficar dois dias sem lavar o cabelo e fazer mais uma etapa no terceiro dia, e assim por diante. Mas, como fica difícil  (para mim) lavar o cabelo três vezes por semana, montei um cronograma com etapas duas vezes por semana. O que fiz, segue abaixo:


Assim que terminar, você começa de novo. E mais abaixo, estão duas opções extraídas da internet.


Resumindo, é mais ou menos assim, a etapa que vocês mais vão fazer é a hidratação, pois o que o cabelo mais perde é água, em segundo, a nutrição e por último, a reconstrução.

A boa notícia é que depois que você fizer cada uma das etapas vai conseguir identificar de qual delas o seu cabelo precisa mais e assim adaptar o cronograma para você. De qualquer forma, vou tentar resumir para vocês.

Cabelos sem brilho, opacos e ressecados, precisam de mais hidratação. Cabelos volumosos, porosos e com frizz, precisam de mais nutrição e cabelos frágeis e quebradiços precisam de mais reconstrução.

Como escolher as máscaras?

Hoje em dia há máscaras que desempenham as três funções: hidratar, nutrir e reconstruir. Mas já ouviram falar que cachorro que tem dois donos morre de fome? Pois é, na minha (humilde) opinião, o ideal é procurar uma máscara que desempenhe a função que você deseja.


Geralmente, elas trazem nos rótulos a função que desempenham, mas nem sempre essa função vai funcionar no seu cabelo. Usei máscara de nutrição, que na verdade, foi melhor hidratando.

Mas vamos às máscaras e às suas funções. 

Hidratar - Você deverá procurar por máscaras que contenham frutas, frutos, vitaminas, alcoóis modificados e/ou componentes hidratantes. Exemplos:



Nutrir - Você deverá procurar por máscaras que contenham óleos, manteigas e/ou ceras (ceramidas). Exemplos:


Reconstruir - Você deverá procurar por máscaras que contenham queratina, colágenos, proteínas e outros aminoácidos (arginina, creatina, lisina). Exemplos:


Eu usei mais de um tipo de máscara para cada função, mas fiz isso, porque já tinha a maioria em casa. No entanto, você só precisa de um tipo de máscara para cada função.

Uma dica, se você não conhece a máscara, melhor comprar potes menores, assim evita desperdício de produto e dinheiro, caso não goste do resultado.

E aí, vamos cuidar dos cabelos em casa e gastando pouco? Estou no meio do cronograma, assim que terminar, faço o antes e depois para vocês!

Bjim!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Quer conhecer os botecos de raiz de BH? Venha Botecar!

"Dizem que Belo Horizonte é um ovo. Pode até ser. Mas se for mesmo, não é ovo pochê, não. É aquele ovo frito com a gema escorrendo que a gente coloca por cima do tropeiro, sabe?

Silvio's Bar - Mineirão

Porque BH não é a capital do prato metido a besta, nem do salgadinho empacotado. É a capital do boteco, meu amigo. Aqui tem uma esquina a cada bar. E lá dentro, o chefe é o garçom. Aliás, é o único chefe que também é amigo.

Aqui, copo vazio não para em pé e cerveja parada dá dengue. Halterocopismo é esporte olímpico."

Bar do Zezé - Largada da Copa

Infelizmente os parágrafos acima não são de minha autoria, mas estou aqui para compartilhar uma notícia com vocês, (um pouco atrasada)! Está acontecendo em BH, até o dia 30/04, o Botecar, o Verdadeiro Festival do Boteco de Raiz.

Agosto Butiquim - Merenda de Matuto

No Botecar você encontra tanto os botecos mais famosos de BH, quanto botecos que ainda não são conhecidos dos botequeiros. São 55 botecos participantes, inclusive os maiores ganhadores dos últimos festivais de botecos. 

Você deve estar se perguntando: Uai, e o Comida di buteco? Ele também está acontecendo, agora, em abril. Ou seja, você tem opção de participar dos dois eventos. 

Bar da Ana - Hexa Suado

E uma notícia que é tudo de bom: O Botecar vai ter o Carona Botecar, trata-se de um ônibus que irá fazer a rota dos botecos. O ônibus é gratuito, basta apresentar os guias que você pode conseguir nos botecos participantes. Que tudo!!!

Está esperando o quê para botecar e eleger seu boteco preferido? 


Para conhecer mais sobre o evento e os botecos participantes, acesse o site.


Vamos botecar?

Adega & Churrasco - Show de Bola

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Aniversário, comemorar ou não!

Quem me conhece há algum tempo, sabe que não gosto de comemorar o meu aniversário, mas vira e mexe alguém me pergunta o porquê. E na verdade, não há um porquê, mas vários. E pode ter certeza, ficar mais velha não é um deles.

Vou enumerá-los:

1) Não gosto de ser o centro das atenções, claro que como toda pessoa, gosto de ser notada, mas nunca como a atração principal...

2) Se você for comemorar, essa comemoração deveria incluir todas as pessoas que você gosta e que gostam de você: família, amigos do trabalho, escola, enfim, amigos que vamos colecionando pela vida. Mas convidar as pessoas para um bar ou um restaurante, que é o mais usual hoje em dia, me estressa. Fico preocupada, pois não consigo dar atenção para todos e como cada um vai sentando onde dá, nem sempre as pessoas ficam ao lado das quais elas têm mais afinidade e o que era pra ser pazeroso, deixa de ser.

3) Vida corrida - Hoje em dia as pessoas têm tantas coisas para fazer, que fico com a impressão de que arrumar-lhes mais um compromisso é tirar um dia de descanso, ou um dia de ficar com os filhos e família, ou ir naquele futebol que você joga uma vez por semana, ou deixar de fazer o pilates ou a academia.  Enfim, perder aqueles minutos que são preciosos para estar com alguém ou com você mesmo. Hoje as pessoas têm as agendas tão cheias, que, quando não se tem nada para fazer é bom! Claro que você irá argumentar, mas existem pessoas que merecem que abramos mão de algumas coisas, e concordo com você, mas ainda sim, é um dos meus porquês.

4) Falta de tempo (e dinheiro, rsrsrs). Adoro encontrar pessoas e uma festa (com você bancando tudo)  seria, sim, uma maneira legal de comemorar, mas, retomando o motivo de cima, a vida corrida não nos dá tempo de planejarmos as coisas como gostaríamos (só conheço uma pessoa que organiza "a festa" com três dias de antecedência, e ela não é parâmetro de comparação, a eficiência dela é fora da curva). Sem contar que, qualquer coisinha que você faça em casa ou em algum lugar,  vai custar uma pequena fortuna! E ainda ficarei com a sensação de que não consegui dar atenção a todos.

E hoje, que é meu aniversário e estou com uma pessoa muito querida no hospital, exigindo muita força dela mesma e da família, me peguei pensando em comemoração de aniversário. E olhando as coisas pela perspectiva dessa pessoa, cheguei a conclusão que é bom comemorar.


Comemorar mais um ano de vida que passamos ao lado de pessoas que amamos, que admiramos. Comemorar pela presença de nossos pais (se você ainda os tem), pois um dia eles não estarão mais conosco. Comemorar mais um ano de emprego, quer você goste dele ou não, pois é ele quem paga as contas. Comemorar mais um ano ao lado dos filhos, sobrinhos, netos, pois eles dão sentido a nossa vida. Comemorar mais um ano ao lado dos verdadeiros amigos, pois eles tornam a vida mais leve. E acima de tudo, comemorar mais um ano de saúde, pois no fim das contas, é ela que nos faz aproveitar todas as outras acima.

Nada do que escrevi é novidade pra ninguém, aliás, é até muito clichê, mas é a verdade! E essa comemoração não precisa e nem tem que ser no dia do seu aniversário. Ela deve ser diária, semanal, mensal, em cada encontro com os amigos, em cada encontro com a família, em cada aniversário das crianças, em cada almoço com o pessoal do serviço.

Vibre, comemore, agradeça cada segundo da sua vida, pois muitos dariam uma vida por um segundo a mais!


Bjim!

P.S. Logo depois que terminei de postar o texto acima, minha tia faleceu. Tia Vaninha, saudades eternas da sobrinha que te ama!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Segóvia, imperdível!

Mais uma cidade que está na lista de Patrimônios da Humanidade, por aí, você já tem uma ideia de quão imperdível é a cidade.


Nossa intenção era conhecer três pontos turísticos, o aqueduto, a catedral e o castelo. Mas Segóvia é muito mais que o trio acima, há igrejas e monastérios, muralhas, portas e edifício históricos.


A cidade fica a 92 Km de Madri, e se você quiser, pode chegar até ela de trem, saindo de Madri. Os links para preços e horários está abaixo, pesquise, os trens da Rail Europe costumam ser mais velozes.





Mas, se você já acompanha o blog, ou leu o post anterior sobre Ávila, (se não leu, leia aqui), já sabe que estávamos de carro e saímos de Ávila em direção a Segóvia, percorremos 67 Km.


Mas voltemos ao trio de atrações que queríamos conhecer, primeiramente, o aqueduto. Mas uma coisa já adianto para você, uma única das atrações já valeria o bate-volta a Segóvia.


Aqueduto

O Aqueduto de Segóvia foi construído durante o século I e é um marco do domínio do Império Romano. Magnífico e deslumbrante, ele fica na, digamos assim, praça central da cidade.



A praça é cheia de restaurantes e lojinhas de souvenirs, nela também fica o centro de apoio ao turista.


Quando vi o Aqueduto fiquei meio pasma com sua grandeza e beleza. Li que todas as pedras são encaixadas, não há nenhum tipo de liga entre elas, uma obra extraordinária de engenharia.



Seus 728 metros de comprimento são compostos por 167 arcos e cerca de 35.000 blocos de granito.


Plaza del Azoguejo, 1, 40001 - Segovia, Espanha
+34 912 466720


Alcazár

O castelo foi construído no alto de um penhasco e há vários mirantes na cidade de onde se pode admirá-lo em toda a sua grandeza. A foto abaixo é ima réplica miniatura da cidade, que fica no centro de apoio ao turista.


O Alcázar  foi construído para ser uma fortaleza, mas além disso, foi também Palácio Real, Prisão Estadual, Colégio Real e Academia militar.



A primeira notícia que se tem do Alcázar, data de 1120, mas como o Aqueduto tem dois mil anos, estima-se que o sítio do Alcázar tenha a mesma idade.


Li em vários lugares que o castelo foi construído com a forma de uma navio,  e olhando a foto logo abaixo, até que lembra, não é mesmo?



Plaza Reina Victoria Eugenia, s/n, 40003 - Segovia, Espanha
+34 921 460759

http://www.alcazardesegovia.com/

Catedral

A Catedral de Santa Maria de Segóvia foi construída entre os séculos XVI e XVIII em estilo Gótico Tardio e traços Renascentistas. Graças às sua dimensões e imponência é conhecida como a Dama das Catedrais.



A torre principal da catedral mede 90 metros. Infelizmente ela estava fechada e não a conhecemos por dentro, ótima desculpa para voltarmos a Segóvia!


Darei o mesmo conselho que dei no post de Ávila, se puder esperar a noite, espere! Os monumentos iluminados são lindos, mas só os vi por foto, pois ainda queríamos ir a Toledo.

Imagem retirada do Wikipedia
Plaza Mayor, s/n, 40001 - Segovia, Espanha
+34 921 462203

As Muralhas

Como toda cidade medieval que se preze, Segóvia também tem uma muralha, que nasce e morre no Alcázar.



As pedras que a formam são de granito, como no Aqueduto. A muralha original tinha cinco portas, hoje restam três, Santiago e San Cebrián no lado norte e San Andrés no lado sul, além das portas, há outras entradas como Del Consuelo, San Juan, El Sol e La Luna.


Próxima parada: Toledo!

Bjim.