Mosteiro dos Jerônimos
Imagem retirada da Internet |
Começamos o nosso 3º dia em Lisboa pegando o ônibus Hop on-Hop off e descendo no Mosteiro dos Jerônimos. E quando você pensa que já viu tudo de bonito que Lisboa oferece, ela ainda consegue te surpreender.
O Mosteiro é considerado a obra-mestra do estilo Manuelino. Foi construído no século XVI e nele foram usadas riquezas que Vasco da Gama trouxe de suas expedições Ultramarinas. Ele é simplesmente de tirar o fôlego.
Engloba o período de transição do gótico à Renascença e foi declarado Patrimônio da Humanidade, em 1983, pela UNESCO.
Na sua nave, que é espaçosa e iluminada encontram-se os túmulos de Vasco da Gama e Luis de Camões.
Ainda chamam a atenção a Sacristia com sua única coluna central que se apóia na abóbada, a capela-mor, onde são reproduzidas passagens da Paixão de Cristo e o grande Claustro, onde a exuberância da decoração e concepção arquitetônica são deslumbrantes.
Dentro do mosteiro estão dois museus, o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu da Marinha. Infelizmente, não fomos a nenhum dos dois, pois nosso tempo na capital de Portugal estava acabando e tínhamos muitos lugares a conhecer.
Praça do Império 1400*206 - Lisboa, Portugal
+351 21 362-0034
Pastéis de Belém
Saindo do Mosteiro andamos em direção aos famosos Pastéis de Belém, claro que em qualquer lugar de Portugal você encontra Pastéis de Belém para comer, mas queríamos ir ao original, onde tudo começou.
E se você não conhece um pastel de Belém, deixe-me explicar, não se trata do nosso pastel.
No Brasil pastel é um salgado, em Portugal é um doce, como se fosse uma tortinha de nata.
No Brasil pastel é um salgado, em Portugal é um doce, como se fosse uma tortinha de nata.
A receita dos monges do Mosteiro é mantida em segredo até hoje. Se você quiser experimentar o autêntico Pastel de Belém criado pelos monges, o endereço segue abaixo.
Rua Belém 84-92, 1300-085 - Lisboa, Portugal
+351 21 363-7423
Depois de saborearmos os pastéis, atravessamos uma praça em frente ao Mosteiro e seguimos na direção do monumento dedicado aos descobrimentos portugueses.
Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos é um monumento em homenagem aos descobrimentos e aos navegantes portugueses. Fica a margem do rio Tejo na Freguesia de Belém.
O monumento original foi desmontado em 1958, o existente hoje é um réplica e foi inaugurado em homenagem aos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o navegador. O monumento tem a forma de uma caravela com o escudo de Portugal nos lados e a espada da Casa Real de Avis na entrada.
Há 33 personalidade representadas no monumento, navegadores, cartógrafos, reis e escritores. Dentre eles estão Luis de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Bartolomeu Dias.
Imagem retirada da Internet |
A norte do monumento, encontra-se, no chão, uma rosa-dos-ventos, presente da África do Sul. No centro dela há um mapa mundi mostrando as rotas dos descobridores nos séculos XV e XVI.
No interior do monumento há um elevador que vai até o sexto andar e uma escada que vai até o topo.
Torre de Belém
Depois de apreciarmos o monumento aos navegantes fomos apreciar a Torre de Belém, que é uma das 7 maravilhas de Portugal e outra joia do estilo manuelino.
Foi construída entre 1515 e 1521 a margem do rio Tejo e sua função era participar da proteção a cidade. Também foi utilizada como cadeia durante a ocupação espanhola.
Imagem retirada da Internet |
A torre foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Lisboa Moderna
Mas nem só de passado vive Lisboa e resolvemos dedicar parte do 3º dia a conhecermos a parte nova da cidade, que fica na zona oriental da capital.
Foi elaborado um grande planejamento urbanístico, que transformou toda a zona oriental. Foi necessário demolir uma refinaria, um matadouro, um lixão e vários armazéns militares.
Essa parte moderna de Lisboa abriga o Parque das Nações, que é composto por vários edifícios e pavilhões.
Parque das Nações
O Parque das nações é uma das freguesias lisboetas. Nele temos o Oceanário, o teleférico, os Pavilhões, a Torre Vasco da Gama e a Gare do Oriente.
Imagem retirada da Internet |
Teleférico
O teleférico é um meio de transporte, com fins turísticos que atravessa toda a extensão do parque.
Quer ver Lisboa de um ângulo diferente, não deixe de ir.
Torre Vasco da Gama
Quando a torre foi construída, para a EXPO 98, ela era um restaurante com vista panorâmica para o rio Tejo e Lisboa. O restaurante funcionou durante 3 anos.
Imagem retirada da Internet |
Hoje a torre, que é o edifício mais alto de Portugal, com 150 metros, é um hotel de luxo da cadeia Sana.
Cais das Naus, Parque das Nações, 1900-173 - Lisboa, Portugal
+351 21 891-9003
Gare do Oriente
A Gare do Oriente é uma das estações ferroviárias e rodoviárias mais importantes de Lisboa.
Seu projeto futurista é do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e foi concluída em 1998 para a EXPO 98. Hoje ela atende toda a região do Parque das Nações.
Oceanário
Aqui, em Lisboa, fica o segundo maior oceanário do mundo (de acordo com o Wikipédia). O Oceanário possui coleções de várias espécies de aves, mamíferos, peixes e outros.
O Oceanário, que também foi construído para a EXPO 98, tem área total de 20.000 metros quadrados com cerca de 7.500.000 litros de água divididos em mais de 30 aquários.
O formato lembra um porta-aviões e o nome do mascote é Vasco.
Esplanada Dom Carlos I, s/n, 1900-005 - Lisboa, Portugal
+351 21 891-7002
Pavilhão do Conhecimento e da Ciência Viva
É um museu interativo de ciência e tecnologia que estimula a exploração do mundo físico.
O museu abriga exposições temáticas e módulos interativos destinados à exploração das tecnologias por visitantes de todas as idades. O pavilhão abre de terça a domingo.
Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01 1990-223 - Lisboa, Portugal
+ 351 21 891-7104
Pavilhão Atlântico
O Pavilhão Atlântico, hoje recebe o nome de MEO Arena, e é um espaço destinado a atrações públicas e festivais. É o maior pavilhão para espetáculos de Portugal, com capacidade para 20.000 pessoas. Antes dela a sala com maior capacidade para shows comportava 4.000 pessoas.
Nele já se apresentaram Shakira, Lady Gaga, Rihanna, Guns N Roses, Iron Maiden e Madonna. Todos eles se apresentaram com o espaço lotado.
O formato do pavilhão é de um caranguejo-ferradura, mas lembra também uma nave espacial. foi projetado para que o sol incida diretamente apenas no inverno e somente na zona em torno da arena.
Rossio Olivais 2.13.01A, 1990-231 - Lisboa, Portugal
+351 21 891-8409
Pavilhão de Portugal
O pavilhão, também construído para a EXPO 98, foi o responsável por abrigar a representação nacional naquele evento, hoje é sede da Freguesia do Parque das Nações.
O edifício tem na entrada uma ampla praça coberta por um imponente concreto, similar a uma folha de papel pousada sobre dois tijolos.
Shopping Vasco da Gama
Não gosto muito de ir a shoppings quando estou viajando, afinal, shoppings são iguais em qualquer lugar do mundo, com algumas poucas exceções.
Mas, como estávamos em frente, resolvi entrar e dar uma olhadinha rápida. O shopping é lindo e possui as principais lojas âncoras da Europa. Se você gosta de umas comprinhas e estiver por perto, não deixe de ir, ele é pequeno, rapidinho você o conhece por inteiro.
Campo Pequeno
Não fomos até lá,só passamos em frente, mas o Campo pequeno é um espaço usado para corridas de touros e concertos musicais, dentre outros eventos.
A capacidade não é muito grande, cabem 10.000 pessoas nele.
Imagem retirada da Internet |
Confeitarias
Para as formigas de plantão, como eu, as confeitarias de Lisboa são uma perdição. Não vou falar de uma específica, pois gostei de todas que entrei. Mas as fotos do post são da Confeitaria Marquês de Pombal.
Aliás, come-se muito bem em Portugal, sem contar que a comida se parece muito com a nossa.
Jantar Portvgália
Nosso jantar foi na Cervejaria Portvgália, no Cais do Sodre, que é a cervejaria mais famosa de Portugal, claro que ter quase um século de história contribuiu muito para isso.
Hoje existem várias casas Portvgália, escolhemos a que ficava no Cais do Sodre, pois estávamos passeando por lá a noite.
Nesse dia comemos sanduíches, não resistimos.
Abaixo está uma foto do prato de uma mesa perto da nossa. Em nossa defesa, não fotografamos pratos alheios, mas foi impossível resistir aos frutos do mar.
Abaixo está uma foto do prato de uma mesa perto da nossa. Em nossa defesa, não fotografamos pratos alheios, mas foi impossível resistir aos frutos do mar.
Rua da Cintura do Porto de Lisboa 1200-109 - Lisboa, Portugal
+351 21 342-2138
Ficaram muitas coisas por conhecer em Lisboa, como por exemplo o Estádio da Luz, do Sport Lisboa e Benfica. Passeio obrigatório para os amantes do futebol.
Imagem retirada da Internet |
Av. General Norton de Matos, 1500-313 - Lisboa, Portugal
+351 21 721-9500
E o Aqueduto das Águas Livres, que foi construído em 1748 e resistiu ao terremoto de 1755. O Aqueduto tem início na nascente da Água Livre, em Belas - Sintra, e termina no reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras.
Se contarmos todo o percurso do Aqueduto, tem-se o total de 58 Km. Atualmente é possível fazer um passeio guiado pelos arcos do Vale de Alcântara.
Calçada da Quintina 6, 1070-225 - Lisboa, Portugal
+351 21 810-0215
Bom, termino Lisboa por aqui. Os próximos posts serão sobre outras cidades portuguesas.
Bjim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário