MAFRA
Palácio Nacional e Convento de Mafra
Como estávamos em Sintra, de lá até o convento foram 22 Km, mas de Lisboa até lá também não é longe, são 40 Km.
Imagem retirada da internet |
A construção deste imponente edifício foi no século XVIII. O lugar é imenso são 40.000 metros quadrados, são 800 salas e quartos, mais de 4.700 portas e janelas e 156 escadarias.
Um dos destaques é a biblioteca, o chão é de mármore , as estantes em estilo rococó e uma coleção de 40.000 livros. Alguns com encadernação em couro gravadas a ouro, incluindo a segunda edição de Os Lusíadas de Luís de Camões.
A biblioteca de Mafra é conhecida por acolher morcegos, que ajudam a preservar as obras. A noite os morcegos saem de seus esconderijos e comem insetos que podem prejudicar as obras. Cada morcego alimenta-se de cerca de 500 insetos, é quase a metade do seu peso.
Muitos materiais empregados na construção do edifício vieram do Brasil, principalmente o ouro, e o que não foi usado na construção, foi usado para pagar as pinturas dos mestres italianos, franceses e portugueses, além dos 2 carrilhões com 92 sinos.
A Basílica ocupa a parte central do edifício, ladeada por duas torres. Seu estilo é o barroco italiano.
Foi construída na forma da cruz latina. Na capela-mor encontra-se uma tela de Francesco Trevisani representando a Virgem, o Menino e Santo Antônio de Mafra, a quem a basílica é dedicada.
Além da capela-mor, há ainda duas capelas, a Sagrada Família, ao sul e Santíssimo Sacramento, ao norte.
A basílica é ornada com dezenas de estátuas de santos. Elas podem ser admiradas antes mesmo de adentrarmos a basílica.
Terreiro Dom João V, 2640 - Mafra, Portugal
+351 261 817-550
http://www.palaciomafra.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário