Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Mafra com seu palácio e convento!

MAFRA

Palácio Nacional e Convento de Mafra

Como estávamos em Sintra, de lá até o convento foram 22 Km, mas de Lisboa até lá também não é longe, são 40 Km.


Imagem retirada da internet


A construção deste imponente edifício foi no século XVIII. O lugar é imenso são 40.000 metros quadrados, são 800 salas e quartos, mais de 4.700 portas e janelas e 156 escadarias.



Um dos destaques é a biblioteca, o chão é de mármore , as estantes em estilo rococó e uma coleção de 40.000 livros. Alguns com encadernação em couro gravadas a ouro, incluindo a segunda edição de Os Lusíadas de Luís de Camões.


A biblioteca de Mafra é conhecida por acolher morcegos, que ajudam a preservar as obras. A noite os morcegos saem de seus esconderijos  e comem insetos que podem prejudicar as obras. Cada morcego alimenta-se de cerca de 500 insetos, é quase a metade do seu peso.


Muitos materiais empregados na construção do edifício vieram do Brasil, principalmente o ouro, e o que não foi usado na construção, foi usado para pagar as pinturas dos mestres italianos, franceses e portugueses, além dos 2 carrilhões com 92 sinos.



A Basílica ocupa a parte central do edifício, ladeada por duas torres. Seu estilo é o barroco italiano.





Foi construída na forma da cruz latina. Na capela-mor encontra-se uma tela de Francesco Trevisani representando a Virgem, o Menino e Santo Antônio de Mafra, a quem a basílica é dedicada.



Além da capela-mor, há ainda duas capelas, a Sagrada Família, ao sul e Santíssimo Sacramento, ao norte.



A basílica é ornada com dezenas de estátuas de santos. Elas podem ser admiradas antes mesmo de adentrarmos a basílica.





Terreiro Dom João V, 2640 - Mafra, Portugal
+351 261 817-550

http://www.palaciomafra.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário