CABO DA ROCA
Depois de Mafra os planos eram seguir para Cascais, mas eis que no meio do caminho tinha um Cabo, o Cabo da Roca, que fica na divisa de Sintra com Cascais, de frente para o Oceano Atlântico.
Percorremos 45 Km para chegarmos lá. Se você quiser ir direto de Lisboa, a distância é a mesma.
O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa. Não há praia, já que o lugar encontra-se a 140 m de altitude. Mas é um daqueles lugares que nos mostram nossa insignificância perante a natureza.
Do ponto onde estávamos era uma imensidão de mar de um lado e uma imensidão de terra do outro.
Não há como falar deste lugar sem lembrar de Camões.
Eis aqui, quase cume da cabeça
De Europa toda, o Reino Lusitano,
Onde a terra se acaba e o mar começa
E onde Febo repousa no Oceano.
Luís de Camões, Lusíadas, canto III
Um padrão em pedra com uma lápide mostram essa particularidade a todos os visitantes. Há ainda um farol e uma lojinha, assim, todos podem levar uma lembrança deste lugar mais que especial.
Restaurante do Guincho
A essa altura do campeonato já estávamos com fome, não almoçamos e ficamos comendo porcarias o dia inteiro. Mas devido ao horário, nem conseguiríamos almoçar mais, o jeito era encontrar algo para beliscar.
Por isso, antes de chegarmos a Cascais, fizemos uma parada em um barzinho super legal, o Restaurante do Guincho, na beira da praia.
O lugar é super alto-astral e pelo tamanho do estacionamento, tenho a sensação de que só conseguimos mesa porque era baixa temporada.
O lugar não tem garçom (pelo menos não quando fomos), você faz o pedido do balcão e retira lá mesmo. Adorei! Uma pena não termos tempo para ficar por lá e esperar o pôr do sol, mas Cascais nos esperava.
Estrada do Abano, Praia do Guincho 547, 2755-144
+351 21 487-1683
http://www.bardoguincho.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário