Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Óbidos, uma vila medieval!


Em nosso 5º dia em Portugal, saímos de Lisboa com destino a Fátima, que são aproximadamente uns 130 Km. Mas não fomos direto, fomos parando pelo caminho. Abaixo a rota feita neste dia, que deu aproximadamente 260 Km.


A primeira delas foi na cidade de Óbidos, que fica a 100 Km de Lisboa. Óbidos é vila medieval tão encantadora, que merece um post só pra ela!



A maioria das pessoas faz um bate e volta a Óbidos, não foi o nosso caso. Além de Óbidos, paramos em Nazaré, Alcobaça e Batalha. 



Sei que vai soar clichê, mas a partir do momento que você cruza a porta de entrada da vila, foto acima, é como se voltássemos um pouquinho no tempo. A porta é de 1380 e abriga o oratório de N. S. da Piedade.



A primeira igreja da vila é a de São João Batista, antiga capela de São Vicente, e foi fundada pela rainha Santa Isabel em 1309. Foi ampliada no século XVI e abriga, atualmente, o museu Paroquial de Óbidos.




Como quase toda cidade medieval, há um castelo e o centro histórico é cercado por uma muralha. As ruas são de paralelepípedos e as casas são enfeitadas por flores, principalmente por Buganvílias roxas. 



As casas são brancas, caiadas, com alguns detalhes azuis ou amarelos, decoração típica portuguesa.



A vila é muito agradável, e lamentei não podermos dormir. Seria ótimo conhecer os bares com ares medievais e os bons restaurantes com os pratos típicos portugueses.



Óbidos é muito bem preservada, e deve-se essa preservação a história da vila, que está fortemente ligada a nobreza desde o século XIII, quando os monarcas começaram a presentear as futuras esposas com a vila. Isso mesmo, o dote real era a Vila de Óbidos, inteirinha.


Há ainda muitos cafés, lojinhas de artesanato, galerias de artes e as famosas garrafeiras, que é como os portugueses chamam os lugares que vendem bebidas alcoólicas. A bebida mais famosa é a Ginjinha, um licor feito da ginja, um tipo de cereja abundante na região.



O principal ponto turístico da vila é o Castelo de Óbidos. O castelo preserva suas características medievais e foi eleito em 2007 como uma das Sete Maravilhas de Portugal.



O castelo é construído no alto de uma colina e do alto de suas marulhas tem-se uma vista linda da cidade.



Os estilos românico, gótico, manuelino e barroco podem ser observados na construção.



As muralhas tem 1,565 metros e em alguns pontos chega a ter 13 metros de altura.



Quando fomos a Óbidos estava sendo montada uma feira medieval, que aconteceria no fim de semana, uma pena não termos ficado para saber como é uma feira medieval.



Apesar de pequenina, é possível visitar igrejas, o pelourinho e um museu municipal. Algumas atrações fecham na hora do almoço, fiquem atentos.




Do lado de fora das muralhas é possível admirar o aqueduto que abastecia os chafarizes da vila. 



Ele tem uma extensão de 3 Km, e liga Usseira a Óbidos, foi mandando construir pela rainha D. Catarina da Áustria, esposa de D. João II, no século XVI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário