Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Porto, a cidade que deu nome a Portugal!

Chegamos em Porto a noite, lembrando que saímos de Fátima, passamos por Conímbriga e Coimbra para chegarmos a Porto. Sendo assim, estou considerando nosso primeiro dia em Porto, o dia seguinte, nosso sétimo dia de viagem em Portugal.


Pelo que li, Porto e Lisboa têm uma rixa, saudável, sobre qual a maior e mais bonita cidade de Portugal. Engraçado que, quando eu voltei de viagem, várias pessoas me perguntaram de qual eu gostei mais. E sinto muito se assumi um postura neutra, mas não há como escolher. As duas cidades são lindas e diferentes, cada qual com seus atrativos.



Quando estávamos em Porto, descobrimos que Guimarães, uma cidade que fica a 54 Km de Porto, estava sendo, naquele ano, junto com Maribor, na Eslovênia, a Capital Europeia da Cultura. Sendo assim, os três dias que deixamos para Porto, viraram dois, pois colocamos um dia para Guimarães.


As duas localidades situadas na foz do Douro, hoje Porto e Vila Nova de Gaia, são responsáveis, de acordo com estudiosos, pelo nome do país, que em latim eram Portus e Cale, Portucale, originando assim o nome atual, Portugal.


Há muitas coisas para se conhecer em Porto, com um dia a menos, tivemos que cortar alguns pontos turísticos. Na verdade, não cortamos, mas não entramos em alguns lugares que estavam previstos. Apesar de termos dois dias em Porto, vou dividir os passeios em três partes.


Utilizamos a estratégia do ônibus Hop-on Hop-off para "darmos uma geral" na cidade e depois escolhermos quais pontos turísticos mereceriam mais de nossa atenção.


Começamos nosso passeio pela Av. dos Aliados, que é, de acordo com os livros que lemos, o coração da cidade. Nela se encontra a Câmara Municipal, muitos bancos e vários hotéis.



Como saímos do hotel muito cedo, aproveitamos e tomamos café da manhã, em uma cafeteria, a Via Garrett, que fica na Av. dos Aliados.


Atrás da Câmara Municipal pode-se visitar a Igreja da Trindade, que fica na praça de mesmo nome.




A Av. dos Aliados começa na Rua Formosa, onde encontra-se o edifício da Câmara Municipal e vai descendo até a Praça da Liberdade. Quando fomos, estava acontecendo um feira de livros na praça. A praça estava repleta de barracas de várias editoras e algumas de sebos.



O Edifício da Câmara tem uma torre central de 70 metros de altura, sua fachada é em granito e possui esculturas representando as atividades ligadas ao Porto, como a vinicultura, a indústria e a navegação.


Há ainda estátuas que atraem os turistas, uma delas é a "A Abundância", também chamada de "os meninos" e a estátua equestre de D. Pedro IV.


Continuando o passeio, acabamos de descer a praça e viramos a esquerda, pois queríamos ir a Estação São Bento, famosa por seus painéis de azulejos portugueses.



Um pouco antes da estação é possível ver a igreja de Santo Antônio dos Congregados.




A Estação Ferroviária São Bento está localizada na Praça Almeida Garrett. O arquiteto responsável pelo edifício foi José Marques da Silva, e há clara influência francesa em sua construção.




O prédio foi inaugurado em 1896, mas só em 1916 entrou em funcionamento.



Os painéis de azulejos retratam cenas históricas passadas no norte do país e cobrem uma superfície de 551 metros quadrados.



Da estação é possível avistar a Sé do Porto e ela foi a nossa próxima parada. Em frente a Catedral fica o Terreiro da Sé, e dele é possível vislumbrar uma parte da cidade. A vista é linda.



O início da construção da catedral foi em meados do século XII. Da época românica de sua construção é possível observar as torres lembrando uma fortaleza e a bela rosácea sobre a porta.


No ano de 1736, o arquiteto italiano, Nicolau Nasoni, que é responsável por muitos monumentos do Porto, adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da Sé.



D. Dinis e D. Filipa Lencastre casaram-se na Sé do Porto em 1387. Eles são aqueles que estão enterrados em Batalha, lembram?


O exterior da Catedral passou por muitas reformas e hoje, as cúpulas das torres  e o altar-mor são barrocos enquanto que o claustro é gótico.



Saindo do Terreiro da Sé fomos passeando pelas ruelas, ladeira abaixo. E digo uma coisa para vocês, tem que ser ladeira abaixo, porque se fosse ladeira acima, eu não daria conta.



E andando pelas ruas e ruelas, fomos admirando casas, igrejas, chafarizes e praças.



Descemos em direção ao rio e lá pegamos o ônibus de turismo. Assim, apreciamos (sentados) o Porto enquanto descansávamos as pernas.



Resolvemos descer do ônibus próximo ao Jardim da Cordoaria. Ao redor e próximo ao jardim é possível visitar e fotografar vários pontos turísticos.


Um deles é a Igreja São José das Taipas, sua construção começou em 1795 e terminou em 1878. Construída em estilo clássico é famosa por seu presépio.


A Secretaria Geral das Varas e Juízos Cíveis e o Tribunal de Relação do Porto, (uma espécie de Fórum da cidade), também ficam aqui. e aparentemente funcionam no mesmo prédio.


Campo Mártires da Pátria, 4050-366 Porto, Portugal
+351 22 209-2600

O Jardim da Cordoaria é uma espécie de praça e nela também se encontram o prédio da Reitoria da Universidade do Porto, o Hospital Geral e o Centro Português de Fotografia.



Se você continuar seguindo a rua Campos Mártires da Pátria em direção ao centro, chegará a Torre dos Clérigos, do Jardim da Cordoaria já é possível avistar a torre, aliás, é possível avistá-la de quase todo o Porto.



A Torre dos Clérigos é uma torre de sinos e faz parte da Igreja dos Clérigos. O monumento é considerado um símbolo da cidade. A torre foi construída entre 1748 e 1763 em estilo barroco e tem 75 metros de altura.


Do alto da torre tem-se uma linda vista da cidade, mas infelizmente, não animei subir os 255 degraus para chegar até lá, mas me arrependi, então, se você está em Porto ou está indo para lá, analise bastante o custo x benefício. Acho que perder o fôlego na subida, valerá a pena.


O projeto da torre é obra do arquiteto italiano Nicolau Nasoni, o projeto inicial era formado por duas torres, mas não consegui descobrir o porquê, só se construiu uma.

Vista do alto da Torre dos Clérigos - Imagem retirada da internet
Rua Senhor Filipe de Nery, 4050-546 Porto, Portugal
+351 22 200-1729

http://www.torredosclerigos.pt/pt/contactos

Nenhum comentário:

Postar um comentário