Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Nazaré, onde as ondas são gigantes!

A princípio, Nazaré não estava na programação oficial da viagem. Se você leu sobre Queluz e Sintra, (se não leu, leia aqui), sabe que foi um casal de turistas brasileiros, que nos deu a dica de Nazaré. E não arrependemos de colocá-la na trajeto.




Saímos de Óbidos e fomos para Nazaré, a distância é de 42 Km. Nazaré é uma vila litorânea, que fica no distrito de Leiria. 




É famosa por suas ondas gigantes, que são formadas graças as Canhão de Nazaré, que é um desfiladeiro submarino. No último ano, Garret McNamara, surfou, em Nazaré, a maior onda já surfada por um homem. A onda tinha mais de 30 metros. Abaixo, um link do YouTube caso você queira verificar a façanha.

Imagem retirada da Internet


Na entrada de Nazaré há o Farol Nazaré Pontão e uma espécie de posto policial.




Chegamos na cidade pela parte baixa, estacionamos o carro próximo a uma praça e paramos em um barzinho perto da praia para comermos e bebermos algo, estávamos famintos.



O astral da cidade é ótimo, é aquele astral que faz com que você queira ficar mais um pouco no lugar. Se perder nas suas ruelas admirando os casarões antigos ou simplesmente ficar na praia sentindo o vento e o sol...




Na beira da praia, no calçadão, há uma feirinha, o que em partes é ruim, pois pra se ver a praia, você tem que ficar na areia, e não era o que queríamos. O jeito foi ficar por ali mesmo, também não tínhamos tempo para ficar procurando outros lugares.



Nazaré possui uma falésia e de cima dela, no mirante do Suberco, tem-se uma vista deslumbrante da cidade. É de cima deste penhasco que foram filmadas as imagens das ondas gigantes.




Outra coisa que fica em cima do penhasco é a Ermida da Memória, que é cercada por uma lenda:

Conta a Lenda de Nazaré, que ao nascer do dia 14 de setembro de 1182, D. Fuas Roupinho, alcaide do Castelo de Porto Mós, caçava junto ao litoral, envolto por um denso nevoeiro, perto de suas terras, quando avistou um veado que de imediato começou a perseguir.O veado dirigiu-se para o cimo de uma falésia. D. Fuas, no meio do nevoeiro, isolou-se dos seus companheiros. Quando se deu conta de estar no topo da falésia, à beira do precipício, em perigo de morte, reconheceu o local. Estava mesmo ao lado da gruta onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora com o Meni. Rogou então, em voz alta: Senhora, valei-me! Imediata e milagrosamente o cavalo estacou, fincando as patas no penedo rochoso suspenso sobre o vazio, o Bico do Milagre, salvando-se assim o cavaleiro e a sua montada da morte certa que adviria de uma queda de mais de cem metros.
D. Fuas desmontou e desceu à gruta para rezar e agradecer o milagre. De seguida mandou os seus companheiros chamar pedreiros para construírem uma capela sobre a gruta, em memória do milagre, a Ermida da Memória ou Capela da Memória, para aí ser exposta à veneração dos fiéis a milagrosa imagem. Antes de entaiparem a gruta os pedreiros desfizeram o altar ali existente e entre as pedras, inesperadamente, encontraram um cofre em marfim contendo algumas relíquias e um pergaminho, no qual se identificavam as relíquias como sendo de S. Brás e S. Bartolomeu e se relatava a história da pequena imagem esculpida em madeira, policromada, representando a Virgem maria sentada num banco baixo a amamentar o Menino Jesus.


A capela é minúscula e lá dentro é possível ver pintados, nos azulejos que ornam a capela, as imagens do cavaleiro perseguindo o veado e Nossa Senhora o salvando. Dizem que na beira da falésia existe a marca da pisada do cavalo, mas não fui até lá para conferir, rsrsrs...


Para se chegar ao alto do penhasco, pode-se subir de funicular, que é uma espécie de elevador ou de carro mesmo, que foi o nosso caso.

Imagem retirada da Internet


Lá em cima, há ainda, na praça onde se encontra a Ermida da Memória, a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, um coreto e muitas lojinhas de artesanatos.



E na beirada da falésia, o forte de São Miguel Arcanjo.




A imagem de Nossa Senhora de Nazaré está atualmente na Igreja, que foi construída na forma da cruz latina. Ela é linda por dentro, mas como não se pode fotografá-la, seguem duas imagens que peguei no Wikipedia.


No próximo post o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro de Batalha e o Convento de Cristo, em Tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário