Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Conímbriga e Coimbra

CONÍMBRIGA


No nosso 6º dia em Portugal, saímos de Fátima em direção a Porto, a distância entre as duas cidades é de 210 km. Como Coimbra está localizada entre as duas cidades e como ficaríamos 3 dias em Porto, decidimos passar o dia em Coimbra e chegarmos em Porto só a noite.


Lendo sobre Coimbra, descobrimos que a 17 Km da cidade encontram-se as ruínas de Conímbriga e resolvemos passar pelas ruínas antes de chegarmos a cidade.



As ruínas já mereceriam uma visita só pela sua importância histórica. Conímbriga é uma das maiores povoações romanas de Portugal que se tem vestígios.  




De acordo com estudiosos foi ocupada pelos romanos antes de Cristo nascer. No século I, a cidade teria sofrido importantes obras de urbanização. Tendo sido construídas termas e um fórum.



Os trabalhos de arqueólogos conseguiram trazer à luz mosaicos espetaculares, casas, termas, um fragmento do aqueduto e restos do fórum. 



As esculturas, moedas, cerâmicas e outras peças encontradas podem ser vistas no museu adjacente às ruínas.


O museu foi fundado em 1962 e administra as ruínas da cidade. O sítio arqueológico é Monumento Nacional desde 1910.



COIMBRA


Como só passamos um dia em Coimbra não foi possível aproveitar bem a cidade, mas como não queríamos deixar de conhecê-la, tivemos que nos contentar. Não demos sorte com o tempo, o dia ficou nublado, um pouco chuvoso e as fotos beeemm cinzas.



Praça 8 de Maio

Estacionamos o carro perto do centro histórico, próximo a Praça 08 de Maio. Na praça estão a Câmara Municipal, a Paróquia e Mosteiro de Santa Cruz, o Marco Zero da cidade e o Jardim da Manga.


Câmara Municipal

Com o banimento das ordens religiosas de Portugal em 1834, parte do Mosteiro de Santa cruz foi cedido para que se tornasse o que é hoje, a Câmara Municipal.


Em frente ao prédio da Câmara Municipal é possível ver no chão, o marco zero da cidade, dali partem todas as distâncias de Coimbra.



Praça 08 de Maio, 3000-300 Coimbra, Portugal
+351 239 857-500

Mosteiro e Paróquia de Santa Cruz 

A paróquia é uma das mais antigas de Portugal, também é conhecida como Paróquia de São João Batista de Santa Cruz de Coimbra e nela se encontram os restos mortais de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.


A paróquia, que é Monumento Nacional, encontra-se pouco conservada. Os lugares mais visitado são os Claustros do Silêncio e a Sacristia ou Coro Alto. Há ainda a Capela das relíquias ou Santuário, mas só é possível visitá-la com autorização especial, dada a degradação em que se encontra.


Um dos alunos mais ilustres do mosteiro foi Fernando Martins de Bulhões, o Santo Antônio, foi em Santa Cruz, que ele decidiu ser missionário e evangelizar pelo mundo.


Rua Martins de Carvalho 3, 3001-801 Coimbra, Portugal
+351 239 822-941

http://igrejascruz.webnode.pt/

Logo atrás do Mosteiro encontra-se o Jardim da Manga, a intenção era de que sua estrutura evocasse a fonte da juventude (fonte que estava desligada quando fui até lá).


Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, 3000-303 Coimbra, Portugal
+351 239 829-156

http://www.jardimdamanga.net/

Depois de andarmos pelo centro histórico, retornamos ao carro e fomos até a Universidade de Coimbra. Se você não estiver de carro e for subir a pé, prepare-se, pois é uma bela subida.


O lado bom de subir a pé é que você pode aproveitar mais a cidades, no caminho até a universidade você poder conhecer outros pontos turísticos. Um deles é o Arco de Almedina, datado do século XII, era a porta de entrada para a cidade antiga.


E subindo mais um pouco, chega-se ao Quebra-Costas, uma ladeira com escadarias, pelo nome que recebe, você é capaz de imaginar o tamanho e intensidade da ladeira (beeem íngreme).


Se tiver fôlego para continuar subindo chegará a Sé Velha, a Sé Nova e finalmente a Universidade.

Universidade de Coimbra

Coimbra é famosa por sua Universidade que é uma das mais antigas do mundo, ainda em funcionamento e a mais antiga de Portugal.

Imagem retirada da internet
Foi criada em 1290 e é formada por oito faculdades diferentes. Em 2013 foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.



A universidade é uma marca de Coimbra, pois coloca a cidade no mapa do mundo acadêmico e com destaque.


Um dos lugares visitados da universidade é sua torre com 33,5 metros de altura, de 1733. De cima da torre avista-se a cidade cortada pelo rio Mondego, uma vista magnífica.



A última grande alteração na história da universidade aconteceu em 1942, quando uma grande área residencial foi demolida para que a universidade pudesse crescer.


Foi emocionante estar em um local onde estudaram tantas personalidades admiradas por mim, como os escritores Camões, Eça de Queirós e Almeida Garrett.



Isso para não falar dos também escritores e inconfidentes mineiros, Cláudio Manoel da Costa, Alvarenga Peixoto e Tomás Antônio Gonzaga. E quando me lembrei da história da Inconfidência Mineira, senti orgulho de estar ali.



Se eu tivesse me formado em Coimbra, o prédio abaixo, a Faculdade de Letras seria onde teria frequentado minhas aulas.


Palácio dos Grilos, R da Ilha, 3000-214 Coimbra, Portugal
+351 239 859-900

http://www.uc.pt/

Biblioteca Joanina

Se você é um amante das letras como eu, o grande destaque desse passeio é a Biblioteca Joanina. Construída no século XVII, seu estilo é predominantemente Rococó, sendo reconhecida como uma das mais espetaculares bibliotecas barrocas da Europa.


Já foi eleita a mais espetacular do mundo pelo jornal britânico The Telegraph. O espaço da biblioteca também é usado para concertos, exposições e outras manifestações culturais.


A biblioteca também é famosa por abrigar morcegos, responsáveis pela preservação de seus mais de 150 mil livros e manuscritos. A noite, os morcegos saem de seus esconderijos para devorar insetos que poderiam danificar as obras.


Saindo da biblioteca começamos a descer rumo ao centro histórico, procurando pela Sé Nova e a Sé Velha.

Sé Nova e Museu Machado de Castro

A Sé nova fica bem próxima a universidade, e ao lado dela é possível visitar o Museu Nacional Machado de Castro.


O Museu é um dos mais importantes museus de Belas Artes e Arqueologia de Portugal, infelizmente não deu tempo de conhecê-lo, mas se você é fã de museu, não deixe de ir.


Largo Doutor José Rodrigues, 3000-236 Coimbra, Portugal
+351 239 853-070

http://www.museumachadocastro.pt/

A Sé Nova de Coimbra foi a igreja do colégio dos Jesuítas, por esse motivo é possível ver em sua fachada estátuas de santos jesuítas.


Começou a ser construída em 1598 e levou 100 anos para ser inaugurada. Em 1759, o Marquês de Pombal baniu os Jesuítas do país e a sede episcopal de Coimbra foi transferida da velha Sé românica para a espaçosa igreja jesuíta.



Sé Velha

Continuamos a descer e logo abaixo encontramos o Largo da Sé Velha, e para nossa surpresa, estava acontecendo uma feira medieval.


O edifício da Sé Velha é um dos edifícios em estilo românico mais importantes de Portugal. Não se sabe bem quando sua construção começou, mas foi em algum momento após a Batalha de Ourique, em 1139, quando D. Afonso Henriques escolheu Coimbra como capital do reino.


Vista de fora, ela lembra um pequeno castelo, a aparência de fortaleza é comum às igrejas da época da Reconquista. Infelizmente não entramos, a Sé Velha estava fechada, acho que devido a feira.

Imagem retirada da internet

Imagem retirada da internet
Aproveitamos a feira para matarmos a fome. Fizemos um lanchinho rápido, vinho em copos de barro e carnes, peixes e pães em folhas de plantas.


Todas as pessoas envolvidas na feira estavam em trajes medievais, muito legal.


Havia uma banda medieval e até um prisioneiro.



Adoramos participar da feira, mas, como tínhamos mais coisas para ver, voltamos para o carro e fomos para a parte baixa da cidade.


Largo Sé Velha, 3000-383 Coimbra, Portugal
+351 239 825-273

Ponte Pedro e Inês

Um ponto turístico da parte baixa da cidade é a ponte para pedestres que cruza o rio Mondego.


A ponte recebeu o nome de Pedro e Inês, em homenagem ao casal que morou em Coimbra. Se você não conhece a história de amor dos dois, pode ler sobre eles aqui.



A ponte foi inaugurada em 2006 e tem 275 metros de comprimento por quatro de largura. As grades de proteção apresentam vidros coloridos.

Imagem retirada da internet
Mosteiro Santa Clara-A-Velha

Se a parte alta da cidade possui as duas catedrais a Sé Velha e a Nova. A parte baixa possui dois conventos. O mais famoso é o Mosteiro Santa Clara-A-Velha. Sua fundação é datada do século XIII e no século XIV teve uma refundação, por ordem da Rainha Santa Isabel.


A história do mosteiro é marcada por sucessivos alagamentos provocados pelas cheias do rio Mondego. No século XVII, as religiosas construíram um piso superior e abandonaram o inferior.


Imagem retirada da internet

Devido a deterioração do mosteiro no século XVII, D. João IV de Portugal mandou construir um novo edifício que é conhecido como Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. O mosteiro fica próximo ao antigo, mas em uma parte mais alta.


Rua das Parreiras, 3040-266 Coimbra, Portugal

http://santaclaraavelha.drcc.pt/

Quinta das Lágrimas

A Quinta das Lágrimas fica às margens do rio Mondego. Ocupa uma área de mais de 18 hectares e hoje em dia seu palácio é um hotel de luxo.


Nela se encontram as fontes dos Amores e das Lágrimas. A Quinta é famosa por ter abrigado a história de amor de Pedro e Inês. Dizem que a Fonte das Lágrimas recebeu esse nome por ter nascido das lágrimas que Inês derramou ao ser assassinada a mando de D. Afonso IV, pai de Pedro. E as manchas vermelhas nas pedras existentes na fonte seriam do sangue de Inês.


Se é verdade ou não, não se sabe, mas que deixa tudo mais charmoso e romântico, deixa.


Rua Antônio Augusto Gonçalves, 3041-901 Coimbra, Portugal
+351 239 802-380

http://www.quintadaslagrimas.pt/

Parque de Santa Cruz - Jardim da Sereia

Outra área verde bastante visitada é o Parque de Santa Cruz, também chamado de Jardim da Sereia.


Antigamente o jardim era ligado ao Mosteiro de Santa Cruz e era o local de meditação dos monges. Na entrada do parque , que é pela Praça da República, existe um grande arco com três estátuas, que representam a Fé, a Caridade e a Esperança.


Andando um pouquinho mais a frente, há uma cascata com uma imagem de Nossa Senhora. Há ainda a Fonte Nogueira, que dá o nome de Jardim da Sereia ao Parque.




Como nosso tempo estava se esgotando, entramos apenas no início do jardim, para admirar um pouquinho daquela calmaria que o parque proporciona. Mas, se quando você estiver em Coimbra, tempo não for o seu problema, permita-se perder por entre as árvores do jardim.


Portugal dos Pequenitos

Portugal do pequenitos estava na nossa programação, mas infelizmente ficou para a próxima vez em Coimbra. Mas se você estiver viajando com crianças, não deixe de ir. É parada obrigatória para a meninada!


Trata-se de um parque temático para mostrar a cultura e o patrimônio português, em Portugal e em todo o mundo.

Imagem retirada da internet
Sua construção aconteceu em três etapas. A primeira é constituída por um conjunto de casas portuguesas. A segunda é a área monumental, pois é composta de monumentos representativos para o país. E a terceira é constituída pelas províncias além-mar, como o Brasil.

Imagem retirada da internet
Rossio de Santa Clara, 3040-256 Coimbra, Portugal
+351 239 801-170


Próxima parada, Porto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário