Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Viena - Parte 1

Viena era um destino de viagem muito sonhado por mim, e ela não me decepcionou em nada. Amei a cidade, é um ótimo destino para uma lua-de-mel, para uma viagem com a família, com os amigos e até mesmo sozinho.


Como não se apaixonar por Viena? A cidade é elegante, limpa, silenciosa, arborizada, romântica, clássica, organizada, sofisticada, antagônica... Ufa! São muitos os adjetivos!


Ficamos 03 dias inteiros em Viena e foi pouco (diria muito pouco), ficou tanta coisa para ver, conhecer, experimentar, deleitar-se. Apesar de sempre irmos embora de um lugar com a vontade de ter ficado pelo menos mais um dia, em Viena, essa sensação foi que precisaríamos de muitos dias a mais.


Minha sugestão é que você faça uma lista das atrações que você não quer deixar de ver e dê foco nelas. Se sobrar tempo veja as outras coisas, pelo menos assim, você terá a sensação de que conseguiu cumprir o planejado. Mas lembre-se, isso é uma sugestão, se você é desses que gosta de ir andando para onde o nariz apontar, fique a vontade e prepare-se, Viena tem muito a mostrar.


Chegamos à cidade de carro, no fim da tarde, pois se você acompanha o blog, sabe que viemos de Bratislava. Se não acompanha, pode ler sobre Bratislava clicando aqui. Deixamos as malas no hotel e fomos fazer um reconhecimento de área, de carro mesmo. Colocamos o centro histórico no GPS e lá fomos nós! Estacionamos próximo a Catedral, andamos um pouquinho por ali e fomos procurar um lugar para jantar.


Seguindo a dica da Adriana Setti, jantamos no Figlmüller. Um restaurante tradicionalíssimo de Viena e que vale a pena a visita. 


Claro que pedimos para um dos pratos o carro-chefe do restaurante, o schnitzel, gi-gan-te diga-se de passagem. O outro foi uma massa com uma carne que não me lembro mais qual era. Para acompanhar bebemos um vinho branco local. Caminhamos mais um pouco pelo centrinho e voltamos para o hotel.



A melhor forma de se locomover por Viena é a pé e de Metro, em alguns poucos lugares você precisará de usar o tram, uma espécie de bonde ou trem de superfície. Fique atento a compra do bilhete do Metro, pois como em quase toda a Europa, você pode optar por uma única viagem, por um dia, três dias, uma semana... Compramos o de três dias.



Comece seu tour pelo centro histórico (Innere Stadt - Primeiro Distrito), ele é Patrimônio Mundial da UNESCO. Com muita sorte, você conseguirá "ver" em um dia tudo o que há por ali, eu disse "ver", pois se quiser entrar e conhecer, precisará de muitos outros dias.

Catedral São Estevão - Stephansdom

O primeiro ponto turístico que visitamos foi a Catedral de São Estevão, tanto na noite em que chegamos...


Como no dia seguinte quando fomos para o centro de metro e descemos na Stephanspltaz (na praça da igreja). Atualmente a catedral é a sede da Arquidiocese de Viena.


A catedral é uma das mais antigas do estilo gótico europeu e como já disse antes, localiza-se na Stephansplatz (Praça de São Estevão).


A catedral foi renovada entre os séculos XIV e XV. Sua torre tem 70 metros de altura e lá de cima tem-se uma vista linda da cidade.


Apresentação de Música Clássica - Palais Auersperg

Logo que saímos da Catedral, fomos abordados por agentes querendo vender ingressos para alguma apresentação de música clássica. Afinal, Viena é a capital da música clássica! É meio pega-turista, mas aconselho você a ir.


Compramos ingressos para um show que aconteceria no mesmo dia. Como é um show mediano, não haveria a necessidade de irmos ao hotel nos aprontarmos para uma noite de gala. Agora, se você for a uma apresentação de música clássica na Ópera Estatal, sugiro reservar um longo no caso das mulheres e um terno em se tratando dos homens.


A apresentação foi no Palais Auersperg, que é do início do século XVIII. O corpo de balé é pequeno e a formação da Vienna Residence Orchestra é móvel e pode ter de 10 a 40 músicos. Tudo vai depender do dia da apresentação (durante a semana ou finais de semana), da época (se é baixa temporada ou alta) e de outros por menores. A especialidade musical deles é Strauss e Mozart (como em quase todas as apresentações). Aliás, se escuta Strauss e Mozart por toda Viena. Infelizmente é proibido fotografar e filmar a apresentação.


A apresentação não é a melhor de Viena, falo isso devido ao tamanho, nem a mais famosa, mas foi linda e emocionante. Se você quer economizar alguns euros, mas não quer deixar de ir a uma apresentação de música clássica, essa é o seu número!


Ringstrasse

O centro antigo de Viena é circulado pela Ringstrasse. Para quem conhece BH é como a Avenida do Contorno.


As principais atrações turísticas de Viena estão dentro da Ringstrasse ou muito próximas a ela.


A avenida atual foi construída de acordo com a antiga muralha que protegia a cidade.


Rua das Compras

O nome de Rua das Compras foi dado por mim a Rua Kärntner Strasse, pois essa rua é somente para pedestres, e nela se encontram várias lojas conhecidas, como H&M, Zara, Mango, C&A, dentre outras.


Concentra também os restaurantes fast food, mas não só eles, nessa rua também está uma  das duas confeitarias mais famosas de Viena. A Demel que exporta sua famosa torta para o mundo inteiro e a Sacher, criadora da famosa torta de chocolate de mesmo nome.



A Demel era a confeitaria da corte imperial, e hoje um dos pontos turísticos de Viena. Sua decoração é mudada constantemente. Se você estiver em Viena e quiser mandar uma torta para alguém em qualquer lugar do mundo, pode ir lá e eles despacham para você. Claro que o preço é salgado, mas é um pre-sen-te de Viena!

www.demel.at


Bem próxima a Confeitaria Demel está a confeitaria Sacher, do Hotel Sacher.

www.sacher.com/sacher-cafes/sacher-cafe-vienna/


As duas disputam para saber qual a melhor torta Sacher, disputa que já foi parar nos tribunais.  Hoje a Demel usa o nome de Demels Sachertorte, e foi obrigada a mudar um pouquinho a receita. Mas você terá que fazer o sacrifício de experimentar as duas e ter a sua própria opinião... Eu não consegui me decidir, preciso provar as duas tortas novamente, rsrsrs... Na segunda foto, a torta mais clara é de outro sabor, como ela estava muito bonita, resolvemos experimentá-la também.


Para acompanhar a Sachertorte, que os vienenses consideram muito seca, o Vi pediu um Melange, o café com leite vienense, infelizmente, como não sou fã de café, pedi um refrigerante mesmo!

Fotos Simone Medeiros e Vinicius Vasconcelos



Nenhum comentário:

Postar um comentário