Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Viena - Parte Final

Outros pontos turísticos

Prefeitura - Rathaus

A prefeitura, o Teatro Imperial (Burgtheater), o Parlamento e a Universidade formam um dos conjuntos arquitetônicos mais impressionantes da Ringstrasse. Eles ficam quase ao lado um do outro.


O arquiteto, responsável pela projeto do prédio da prefeitura, se inspirou no Palácio de Bruxelas.


Na época da construção, o Imperador Francisco José I, proibiu o arquiteto de fazer as torres da prefeitura maiores que as da Igreja Votiva, que fica muito próxima. O arquiteto obedeceu, a torre da prefeitura tem 97,90m, mais baixa que os 99m das torres da Igreja Votiva, mas em cima da torre o arquiteto colocou a estátua de um cavalheiro com armadura que porta um estandarte. Essa estátua mede 5,04m, dessa forma a torre mais alta atinge 103,3m.


Em frente a prefeitura há um parque, o Rathauspark, nesse parque é montado o mercado de Natal. Quando estivemos lá, já estavam montando o mercado, mas ele só começaria a funcionar em novembro.



Também há várias estátuas pelo parque, mas as mais importantes são a de Strauss e Lanner, os amigos encarregados de popularizar a valsa vienense.


Parlamento - Parlament

O edifício do Parlamento atual é novo e data de 1956, pois o antigo foi totalmente destruído na Segunda Guerra Mundial. Os prédios da Bolsa de Valores, da Academia de Belas Artes e da Música (Musikverein), são obras do mesmo arquiteto, Theophil von Hansen.


Sua fachada é em forma de templo grego, símbolo da democracia e sua frente mostra a promulgação da Constituição pelo Imperados Francisco José I.


Em frente ao Parlamento está a fonte da deusa grega da sabedoria, Atenas (que estava em reforma).


Quartel Rossau - Rossauer Kaserne

O Quartel Rossau está construído no 9 º distrito de Viena, no bairro Rossau. Ele agora abriga o Ministério da Defesa Nacional e do Desporto.


Foi construído como parte de uma abordagem global para proteger a cidade contra o proletariado, depois da Revolução de 1848.

Coluna da Peste

A Coluna da Peste está próxima a Igreja de São Pedro e há poucos passos da catedral São Estevão, no coração de Viena. Foi construída em agradecimento ao fim da peste de 1679, quando morreram mais de 100.000 pessoas.


Ela é construída em estilo barroco, tem sua base decorada com relevos, em que se eleva uma pirâmide de nuvens e anjos, culminando com uma escultura de cobre, que representa a Santíssima Trindade. A decoração é o trabalho de vários artistas austríacos.


Música de Viena - Wiener Musikverein

O prédio é em estilo neorrenascentista e é a sede da Orquestra Filarmônica de Viena. Foi construído no século XIX.




Foi reformado em 1911, quando se construiu sua mais famosa sala, a sala dourada, com capacidade para quase 2.000 pessoas na platéia e 400 músicos. A acústica da sala é considerada a melhor acústica do mundo. A sala é conhecida mundialmente, pois desde 1939 se celebra o concerto de Ano Novo, transmitido para vários países.

Foto retirada da Internet

Casa Hundertwasser-Krawina - Haus Hundertwasser-Krawina

No dia em que fomos até a Hundertwasser, estava chovendo e quase desistimos de ir. Ainda bem que não desanimamos, além de conhecer mais sobre o artista, Friedensreich Hundertwasser (que até então, eu nunca tinha ouvido falar), ainda fiz umas comprinhas...


A construção é um complexo residencial com 50 apartamentos, construído pela prefeitura em 1985. Há árvores e arbustos por toda a construção, inclusive no teto.


O estilo do artista é muito parecido com o de Gaudí, no prédio não há ângulos retos e o artista abusa das cores. Sem falar que em frente ao prédio há uma galeria que é ótima para compras, os preços são bem melhores que os praticados no centro de Viena.


Não é tão fácilchegar até lá, mas, na minha opinião, vale a pena o esforço. Há duas maneiras de se chegar até o local usando o metro e o tram. Na primeira, você precisará pegar o metro U1 ou U4 para Schwedenplatz e dali pegue o tram 1 - direção Prater Hauptallee e desça na Radetzkyplatz. Na segunda, você precisará pegar o metro U3 ou U4 para Landstrasse/Wien Mitte e dali pegue o tram O - direção Praterstern e desça na Radetzkyplatz.



Outra construção que também passou pelas mãos de Friedensreich Hundertwasser é o incinerador de resíduos da cidade. Ele gera energia  para uma parte de Viena.


A fachada externa foi destruída por um incêndio e em 1987 o artista a redesenhou. Hoje o incinerador é um ponto turístico muito fotografado. Não fomos até lá, nos contentamos em tirar fotos de longe mesmo.

Foto retirada da Internet

O Mercado de Viena - Naschmarkt

Infelizmente estava fechado no dia em que fomos, um domingo, mas pelo que li e pude ver, é um passeio imperdível, mais uma coisa para se conhecer em Viena!


De acordo com a Adriana Setti, é um dos melhores mercados da Europa. Ele está em funcionamento desde 1780, quando os fazendeiros da região se reuniam ali para vender seus produtos.

Foto retirada da Internet

Hoje, você pode tanto comprar os produtos, quanto comer por lá mesmo. Uma ótima opção para um lanche ou almoço!

Casa Haas - Haas Haus

O prédio pós-moderno e cheio de curvas fica em frente a catedral de Viena. O prédio foi alvo de muita polêmica na época da construção, as pessoas não aceitavam que um prédio tão moderno fosse construído ali, no coração de Viena, no centro antigo.


A casa Haas tem em sua fachada uma parte de pedra clara e uma parte de vidro que reflete a Catedral São Estevão, fundindo o antigo e o moderno no mesmo lugar. Um prato cheio para os fotógrafos.

Biblioteca Central de Viena - Haupsbücherei Wien

Outro lugar que também ficará para uma próxima viagem, pois não deu tempo de irmos, mas só o prédio já é um convite e tanto, concordam?


O edifício foi construído pelo arquiteto Ernst Mayr e tem a forma de um barco (é só usar a imaginação). A biblioteca abre de segunda a sábado.


Restaurante Esterházykeller

Não pegamos muitas indicações de restaurantes em Viena, sendo assim, ficamos a mercê da sorte. E não é que elas nos sorriu! Caminhando um dia a noite, encontramos um restaurante super charmoso, que aliás, recomendo demais, Esterházykeller - Um pedaço da velha Viena!



Você precisa descer uma escada, como se fosse para um porão, e lá embaixo é o restaurante, lembra aqueles tavernas medievais, adoramos! (Mas se a pessoa for um pouco claustrofóbica, acho que se sentirá incomodada).


No caminho para o restaurante encontramos placas com os horários do Happy Hour, dá pra acreditar nesse horário? Que horas o povo trabalha? E todos as cervejas Schank  (que eu não sei o quer dizer, talvez seja chope) pela metade do preço, bom né!



www.esterhazykeller.at
Haarhof 1 1010 Wien, Áustria
+43 1 5333482

Bjim!

Fotos Simone Medeiros e Vinicius Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário