Outros pontos turísticos
Prefeitura - Rathaus
A prefeitura, o Teatro Imperial (Burgtheater), o Parlamento e a Universidade formam um dos conjuntos arquitetônicos mais impressionantes da Ringstrasse. Eles ficam quase ao lado um do outro.
O arquiteto, responsável pela projeto do prédio da prefeitura, se inspirou no Palácio de Bruxelas.
Na época da construção, o Imperador Francisco José I, proibiu o arquiteto de fazer as torres da prefeitura maiores que as da Igreja Votiva, que fica muito próxima. O arquiteto obedeceu, a torre da prefeitura tem 97,90m, mais baixa que os 99m das torres da Igreja Votiva, mas em cima da torre o arquiteto colocou a estátua de um cavalheiro com armadura que porta um estandarte. Essa estátua mede 5,04m, dessa forma a torre mais alta atinge 103,3m.
Na época da construção, o Imperador Francisco José I, proibiu o arquiteto de fazer as torres da prefeitura maiores que as da Igreja Votiva, que fica muito próxima. O arquiteto obedeceu, a torre da prefeitura tem 97,90m, mais baixa que os 99m das torres da Igreja Votiva, mas em cima da torre o arquiteto colocou a estátua de um cavalheiro com armadura que porta um estandarte. Essa estátua mede 5,04m, dessa forma a torre mais alta atinge 103,3m.
Em frente a prefeitura há um parque, o Rathauspark, nesse parque é montado o mercado de Natal. Quando estivemos lá, já estavam montando o mercado, mas ele só começaria a funcionar em novembro.
Também há várias estátuas pelo parque, mas as mais importantes são a de Strauss e Lanner, os amigos encarregados de popularizar a valsa vienense.
Parlamento - Parlament
O edifício do Parlamento atual é novo e data de 1956, pois o antigo foi totalmente destruído na Segunda Guerra Mundial. Os prédios da Bolsa de Valores, da Academia de Belas Artes e da Música (Musikverein), são obras do mesmo arquiteto, Theophil von Hansen.
Sua fachada é em forma de templo grego, símbolo da democracia e sua frente mostra a promulgação da Constituição pelo Imperados Francisco José I.
Em frente ao Parlamento está a fonte da deusa grega da sabedoria, Atenas (que estava em reforma).
O Quartel Rossau está construído no 9 º distrito de Viena, no bairro Rossau. Ele agora abriga o Ministério da Defesa Nacional e do Desporto.
Foi construído como parte de uma abordagem global para proteger a cidade contra o proletariado, depois da Revolução de 1848.
Coluna da Peste
A Coluna da Peste está próxima a Igreja de São Pedro e há poucos passos da catedral São Estevão, no coração de Viena. Foi construída em agradecimento ao fim da peste de 1679, quando morreram mais de 100.000 pessoas.
Ela é construída em estilo barroco, tem sua base decorada com relevos, em que se eleva uma pirâmide de nuvens e anjos, culminando com uma escultura de cobre, que representa a Santíssima Trindade. A decoração é o trabalho de vários artistas austríacos.
Música de Viena - Wiener Musikverein
O prédio é em estilo neorrenascentista e é a sede da Orquestra Filarmônica de Viena. Foi construído no século XIX.
Foi reformado em 1911, quando se construiu sua mais famosa sala, a sala dourada, com capacidade para quase 2.000 pessoas na platéia e 400 músicos. A acústica da sala é considerada a melhor acústica do mundo. A sala é conhecida mundialmente, pois desde 1939 se celebra o concerto de Ano Novo, transmitido para vários países.
Foto retirada da Internet |
Casa Hundertwasser-Krawina - Haus Hundertwasser-Krawina
No dia em que fomos até a Hundertwasser, estava chovendo e quase desistimos de ir. Ainda bem que não desanimamos, além de conhecer mais sobre o artista, Friedensreich Hundertwasser (que até então, eu nunca tinha ouvido falar), ainda fiz umas comprinhas...
A construção é um complexo residencial com 50 apartamentos, construído pela prefeitura em 1985. Há árvores e arbustos por toda a construção, inclusive no teto.
O estilo do artista é muito parecido com o de Gaudí, no prédio não há ângulos retos e o artista abusa das cores. Sem falar que em frente ao prédio há uma galeria que é ótima para compras, os preços são bem melhores que os praticados no centro de Viena.
Não é tão fácilchegar até lá, mas, na minha opinião, vale a pena o esforço. Há duas maneiras de se chegar até o local usando o metro e o tram. Na primeira, você precisará pegar o metro U1 ou U4 para Schwedenplatz e dali pegue o tram 1 - direção Prater Hauptallee e desça na Radetzkyplatz. Na segunda, você precisará pegar o metro U3 ou U4 para Landstrasse/Wien Mitte e dali pegue o tram O - direção Praterstern e desça na Radetzkyplatz.
Outra construção que também passou pelas mãos de Friedensreich Hundertwasser é o incinerador de resíduos da cidade. Ele gera energia para uma parte de Viena.
A fachada externa foi destruída por um incêndio e em 1987 o artista a redesenhou. Hoje o incinerador é um ponto turístico muito fotografado. Não fomos até lá, nos contentamos em tirar fotos de longe mesmo.
Foto retirada da Internet |
O Mercado de Viena - Naschmarkt
Infelizmente estava fechado no dia em que fomos, um domingo, mas pelo que li e pude ver, é um passeio imperdível, mais uma coisa para se conhecer em Viena!
De acordo com a Adriana Setti, é um dos melhores mercados da Europa. Ele está em funcionamento desde 1780, quando os fazendeiros da região se reuniam ali para vender seus produtos.
Foto retirada da Internet |
Hoje, você pode tanto comprar os produtos, quanto comer por lá mesmo. Uma ótima opção para um lanche ou almoço!
Casa Haas - Haas Haus
O prédio pós-moderno e cheio de curvas fica em frente a catedral de Viena. O prédio foi alvo de muita polêmica na época da construção, as pessoas não aceitavam que um prédio tão moderno fosse construído ali, no coração de Viena, no centro antigo.
A casa Haas tem em sua fachada uma parte de pedra clara e uma parte de vidro que reflete a Catedral São Estevão, fundindo o antigo e o moderno no mesmo lugar. Um prato cheio para os fotógrafos.
Biblioteca Central de Viena - Haupsbücherei Wien
Outro lugar que também ficará para uma próxima viagem, pois não deu tempo de irmos, mas só o prédio já é um convite e tanto, concordam?
O edifício foi construído pelo arquiteto Ernst Mayr e tem a forma de um barco (é só usar a imaginação). A biblioteca abre de segunda a sábado.
Restaurante Esterházykeller
Não pegamos muitas indicações de restaurantes em Viena, sendo assim, ficamos a mercê da sorte. E não é que elas nos sorriu! Caminhando um dia a noite, encontramos um restaurante super charmoso, que aliás, recomendo demais, Esterházykeller - Um pedaço da velha Viena!
Você precisa descer uma escada, como se fosse para um porão, e lá embaixo é o restaurante, lembra aqueles tavernas medievais, adoramos! (Mas se a pessoa for um pouco claustrofóbica, acho que se sentirá incomodada).
No caminho para o restaurante encontramos placas com os horários do Happy Hour, dá pra acreditar nesse horário? Que horas o povo trabalha? E todos as cervejas Schank (que eu não sei o quer dizer, talvez seja chope) pela metade do preço, bom né!
Bjim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário