Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Viena - Parte 2

Ópera Estatal de Viena - Wiener Staatsoper

A Ópera Estatal de Viena, fica no centro antigo de Viena, na Ringstrasse. O prédio é imponente e chama atenção tanto de dia, quanto a noite.


O edifício começou a ser construído em 1861 e finalizado em 1869. A inauguração foi com a ópera Don Giovanni de Mozart. O prédio foi construído em estilo renascentista italiano, estilo este, que, na época, não agradou muito aos vienenses.


O prédio foi bombardeado em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, o auditório e o palco foram destruídos pelo fogo, assim como quase toda a decoração e adereços para mais de 120 óperas, com cerca de 150.000 figurinos.


Os membros da Filarmônica de Viena são recrutados da orquestra da Ópera Estatal, sendo assim, se você quer assistir a um grande espetáculo de ópera, aqui é o seu lugar! (lembrem-se das roupas apropriadas).

www.wiener-staatsoper.at
Opernring 2 1010, Vienna, Áustria
+43 1 514447880


Museus

Como são muitos museus e você não conseguirá entrar em todos, a não ser que vá ficar muitos dias em Viena, vale a pena escolher dois ou três e se dedicar a eles.

Museu Albertina - Albertina

É um museu de artes gráficas. O prédio atual é de arquitetura neoclássica e pertenceu ao Duque de Alberto para sua residência e coleção de artes.

Foto retirada da Internet
A coleção de artes gráficas do Museu Albertina é uma das maiores do mundo, com mais de um milhão de gravuras. Há gravuras de Albrecht Dürer, Rembrant, Delacroix, Manet e Cézanne, dentre outros.


www.albertina.at
Albertinaplatz 1 1010 Wien-Innere Stadt, Vienna, Áustria
+43 1 534830


Dica para um lanche ou almoço

Próximo ao Albertina tem um quiosque de cachorro-quente (austríaco), o Bitzinger's Würstelstand. Você pode escolher o tipo de salsicha/linguiça, uma delícia, vale a pena um pit stop para um lanchinho e se for perto da hora do almoço, substitua. Com certeza você ficará satisfeito, afinal, é o melhor cachorro-quente de Viena!



Museus Quartier - Museumsquartier (MQ)

A área dos museus é enorme, totalizando 60.000 m². É a oitava maior área cultural do mundo e é formada pelo Leopold Museum, o MUMOK e o Tanzquartier.


Quando estivemos em Viena, estava acontecendo, no Leopold Museum, uma exposição sobre nudismo masculino, que diga-se de passagem, estava bombando... Até saiu no noticiário que os mais conservadores estavam horrorizados com a quantidade de pessoas que estava indo ver a exposição de fotografias. A propaganda da exposição eram 3 jogadores de futebol nus e estavam espalhadas por toda a cidade. Coloquei uma tarja preta, pois como o blog não é classificado como conteúdo adulto, fiquei receosa de que eu pudesse ter problemas, rsrsrs...


O Leopold Museum tem em seu acervo obras dos artistas, Egon Schiele, Gustav Klimt, Oskar Kokoschka e Richard Gerst, sendo que o acervo das obras de Egon Schiele é o maior do mundo.


Outro museu que compõe o MQ é o MUMOK, que quer dizer Museum Moderner Kunst e ele faz parte da Fundação Ludwig. O museu tem mais de 7.000 obras de arte modernas e contemporâneas. Dentre os artistas, Picasso, Andy Warhol e Joseph Beuys podem ser admirados.


Ainda há o Tanzquartier, um centro de dança internacional e o Architektur Zentrum Wien, que é um museu de arquitetura. Infelizmente não entramos em nenhum.


Abaixo o endereço e site do MQ:

Museumsplatz 1  1070 Vienna, Austria
+43 1 5235881
Foto retirada da Internet
Museu da História da Arte - Kunsthistoriches Museum

Ele é irmão gêmeo (bivitelino) do Museu de História Natural, eles ficam um de frente para o outro. Quando estivemos em Viena, as fachadas dos dois museus estavam em reforma, mas em nada diminuiu a opulência deles.

Foto retirada da Internet
O museu de belas artes foi construído para abrigar a coleção de arte dos Habsburgos. A coleção é composta por peças da antiguidade (grega, romana e egípcia) até o estilo barroco.


Os irmãos Ernst Klimt e Gustav Klimt participaram da construção interna do edifício que demorou 11 anos para ser terminada.



Museu de História Natural - Naturhistorisches Museum

Esse é o tipo de museu para quem está viajando com crianças, pois elas simplesmente adoram.


O acervo é um dos mais variados do mundo e seus artefatos mais novos, tem em média 250 anos. Novíssimos!


Entre os dois museus nos jardim em frente, há uma estátua de Maria Teresa, que governou durante o reinado dos Habsburgos, mas infelizmente ela também estava em reforma.

Foto retirada da Internet
www.nhm-wien.ac.at
Burgring 7  1010 Vienna, Austria
+43 1 521770

Museu do Freud - Freud Museum

É um pouco longe das principais atrações, aproveite para ir nele quando estiver próximo da prefeitura e da igreja Votiva.

Não entramos no museu, mas fomos até lá, pois como tínhamos encomendas dele, precisávamos ir a lojinha. Acho o passeio deve ser mais interessante para quem trabalha na área, faz análise ou tenha interesse pelo assunto psicologia, apesar de que me arrependi de não ter entrado no museu.

O museu abre diariamente, digo isso, pois como a porta da rua fica fechada (e ela não é a porta do museu), a impressão que se tem quando se está na porta é de que o museu está fechado. (Quase voltamos sem comprar as encomendas, por pensarmos que não estava aberto - era feriado também).


www.freud-museum.at
Berggasse 19  1090 Vienna, Austria
+43 1 3191596
Palácio Imperial de Hofburg - Hofburg

É museu que não acaba mais, concordam? Pois é, no Hofburg tem mais 3 museus. O Palácio tem mais de 2.600 salas e foi a residência de inverno dos Habsburgos. Sua superfície total é de 240.000 m². E-nor-me!


São 18 alas e 19 pátios, é o maior palácio da Europa. Você poderá conhecer os apartamentos imperiais dedicados a Imperatriz Sisi e o imponente tesouro imperial.



Foto retirada da Internet
Ainda há a Biblioteca Nacional, a capela privativa (BurgKapelle), onde aos domingos os famosos Pequenos Cantores de Viena se apresentam e a Escola Espanhola de Equitação.


Foto retirada da Internet
Foto retirada da Internet
O Palácio abriga a residência oficial do Presidente da Áustria e também é um centro de congressos internacionais.



Infelizmente, devido ao tempo, não apreciamos os lugares acima. Mas é como sempre digo, sempre é bom ter motivos para se voltar a um lugar!



www.hofburg-wien.at
Michaelerkuppel Hofburg, 1010, Vienna, Áustria
+43 1 5337570

Escola de Equitação - Spanische Hofreit-Schule

A Escola Espanhola de Equitação é umas das mais tradicionais e antigas escolas de hipismo. É a única no mundo, no seu gênero, que mantém a tradição equestre clássica do Renascimento.


Os cavalos veem da região de Estiria. Os cavalos nascem com a pelagem marrom e entre os 7 e 10 anos trocam a pelagem adquirindo a cor branca, característica de todos os cavalos da escola. O adestramento do potros começa aos 04 anos e dura vários anos.

Em 1735 foi inaugurado o prédio atual no complexo de Hofburg.


www.srs.at
Michaelerplatz 1 1010, Vienna, Áustria
+43 1 5339031

Secessão - Secession

A Secessão de Viena foi inaugurada em 1897, na verdade, Secessão de Viena foi um movimento liderado por Gustav Klimt e como o próprio nome diz, tratava-se de um movimento separatista, pois os artistas modernistas queriam romper com a academia tradicional.



A Secessão se divide em duas partes: antes de 1900, quando o forte era a Art Nouveau e seu principal artista era Gustav Klimt e pós 1900, onde Koloman Moser era seu principal representante.

Retrato de Adele - Gustav Klimt

A Dançarina - Koloman Moser
www.secession.at
Friedrichstraße 12  1010 Vienna, Austria
+43 1 5875307
"Ao tempo a sua arte, à arte a sua liberdade." - Foto retirada da Internet
Fotos Simone Medeiros e Vinicius Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário