A Ópera Estatal de Viena, fica no centro antigo de Viena, na Ringstrasse. O prédio é imponente e chama atenção tanto de dia, quanto a noite.
O edifício começou a ser construído em 1861 e finalizado em 1869. A inauguração foi com a ópera Don Giovanni de Mozart. O prédio foi construído em estilo renascentista italiano, estilo este, que, na época, não agradou muito aos vienenses.
O prédio foi bombardeado em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, o auditório e o palco foram destruídos pelo fogo, assim como quase toda a decoração e adereços para mais de 120 óperas, com cerca de 150.000 figurinos.
Os membros da Filarmônica de Viena são recrutados da orquestra da Ópera Estatal, sendo assim, se você quer assistir a um grande espetáculo de ópera, aqui é o seu lugar! (lembrem-se das roupas apropriadas).
www.wiener-staatsoper.at
Opernring 2 1010, Vienna, Áustria
+43 1 514447880
Museus
Como são muitos museus e você não conseguirá entrar em todos, a não ser que vá ficar muitos dias em Viena, vale a pena escolher dois ou três e se dedicar a eles.
Museu Albertina - Albertina
É um museu de artes gráficas. O prédio atual é de arquitetura neoclássica e pertenceu ao Duque de Alberto para sua residência e coleção de artes.
Foto retirada da Internet |
www.albertina.at
Albertinaplatz 1 1010 Wien-Innere Stadt, Vienna, Áustria
+43 1 534830
Dica para um lanche ou almoço
Próximo ao Albertina tem um quiosque de cachorro-quente (austríaco), o Bitzinger's Würstelstand. Você pode escolher o tipo de salsicha/linguiça, uma delícia, vale a pena um pit stop para um lanchinho e se for perto da hora do almoço, substitua. Com certeza você ficará satisfeito, afinal, é o melhor cachorro-quente de Viena!
Museus Quartier - Museumsquartier (MQ)
A área dos museus é enorme, totalizando 60.000 m². É a oitava maior área cultural do mundo e é formada pelo Leopold Museum, o MUMOK e o Tanzquartier.
Quando estivemos em Viena, estava acontecendo, no Leopold Museum, uma exposição sobre nudismo masculino, que diga-se de passagem, estava bombando... Até saiu no noticiário que os mais conservadores estavam horrorizados com a quantidade de pessoas que estava indo ver a exposição de fotografias. A propaganda da exposição eram 3 jogadores de futebol nus e estavam espalhadas por toda a cidade. Coloquei uma tarja preta, pois como o blog não é classificado como conteúdo adulto, fiquei receosa de que eu pudesse ter problemas, rsrsrs...
O Leopold Museum tem em seu acervo obras dos artistas, Egon Schiele, Gustav Klimt, Oskar Kokoschka e Richard Gerst, sendo que o acervo das obras de Egon Schiele é o maior do mundo.
Outro museu que compõe o MQ é o MUMOK, que quer dizer Museum Moderner Kunst e ele faz parte da Fundação Ludwig. O museu tem mais de 7.000 obras de arte modernas e contemporâneas. Dentre os artistas, Picasso, Andy Warhol e Joseph Beuys podem ser admirados.
Ainda há o Tanzquartier, um centro de dança internacional e o Architektur Zentrum Wien, que é um museu de arquitetura. Infelizmente não entramos em nenhum.
Abaixo o endereço e site do MQ:
Foto retirada da Internet |
Ele é irmão gêmeo (bivitelino) do Museu de História Natural, eles ficam um de frente para o outro. Quando estivemos em Viena, as fachadas dos dois museus estavam em reforma, mas em nada diminuiu a opulência deles.
Foto retirada da Internet |
Os irmãos Ernst Klimt e Gustav Klimt participaram da construção interna do edifício que demorou 11 anos para ser terminada.
Museu de História Natural - Naturhistorisches Museum
Esse é o tipo de museu para quem está viajando com crianças, pois elas simplesmente adoram.
O acervo é um dos mais variados do mundo e seus artefatos mais novos, tem em média 250 anos. Novíssimos!
Entre os dois museus nos jardim em frente, há uma estátua de Maria Teresa, que governou durante o reinado dos Habsburgos, mas infelizmente ela também estava em reforma.
Foto retirada da Internet |
Burgring 7 1010 Vienna, Austria
+43 1 521770
Museu do Freud - Freud Museum
É um pouco longe das principais atrações, aproveite para ir nele quando estiver próximo da prefeitura e da igreja Votiva.
Não entramos no museu, mas fomos até lá, pois como tínhamos encomendas dele, precisávamos ir a lojinha. Acho o passeio deve ser mais interessante para quem trabalha na área, faz análise ou tenha interesse pelo assunto psicologia, apesar de que me arrependi de não ter entrado no museu.
O museu abre diariamente, digo isso, pois como a porta da rua fica fechada (e ela não é a porta do museu), a impressão que se tem quando se está na porta é de que o museu está fechado. (Quase voltamos sem comprar as encomendas, por pensarmos que não estava aberto - era feriado também).
Palácio Imperial de Hofburg - Hofburg
É museu que não acaba mais, concordam? Pois é, no Hofburg tem mais 3 museus. O Palácio tem mais de 2.600 salas e foi a residência de inverno dos Habsburgos. Sua superfície total é de 240.000 m². E-nor-me!
São 18 alas e 19 pátios, é o maior palácio da Europa. Você poderá conhecer os apartamentos imperiais dedicados a Imperatriz Sisi e o imponente tesouro imperial.
Foto retirada da Internet |
Foto retirada da Internet |
Foto retirada da Internet |
Infelizmente, devido ao tempo, não apreciamos os lugares acima. Mas é como sempre digo, sempre é bom ter motivos para se voltar a um lugar!
www.hofburg-wien.at
Michaelerkuppel Hofburg, 1010, Vienna, Áustria
+43 1 5337570
Escola de Equitação - Spanische Hofreit-Schule
A Escola Espanhola de Equitação é umas das mais tradicionais e antigas escolas de hipismo. É a única no mundo, no seu gênero, que mantém a tradição equestre clássica do Renascimento.
Os cavalos veem da região de Estiria. Os cavalos nascem com a pelagem marrom e entre os 7 e 10 anos trocam a pelagem adquirindo a cor branca, característica de todos os cavalos da escola. O adestramento do potros começa aos 04 anos e dura vários anos.
Em 1735 foi inaugurado o prédio atual no complexo de Hofburg.
www.srs.at
Michaelerplatz 1 1010, Vienna, Áustria
+43 1 5339031
Secessão - Secession
A Secessão de Viena foi inaugurada em 1897, na verdade, Secessão de Viena foi um movimento liderado por Gustav Klimt e como o próprio nome diz, tratava-se de um movimento separatista, pois os artistas modernistas queriam romper com a academia tradicional.
A Secessão se divide em duas partes: antes de 1900, quando o forte era a Art Nouveau e seu principal artista era Gustav Klimt e pós 1900, onde Koloman Moser era seu principal representante.
Retrato de Adele - Gustav Klimt |
A Dançarina - Koloman Moser |
Friedrichstraße 12 1010 Vienna, Austria
+43 1
5875307
Nenhum comentário:
Postar um comentário