Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Queluz e Sintra, jóias portuguesas!

Em nosso 4º dia ainda ficamos hospedados em Lisboa, mas os passeios foram de carro alugado pelos arredores da cidade. Os lugares visitados foram, Queluz, Sintra, Mafra e Cascais. E o melhor, andando uns 200 Km. Neste post vou falar sobre Queluz e Sintra.

Acordamos bem cedo e colocamos o pé na estrada rumo a Queluz, que fica a uns 15 km de Lisboa. Abaixo está um mapa do trajeto que fizemos nesse dia.


QUELUZ

Palácio Real de Queluz

O destino em Queluz era conhecer o Palácio Real de Queluz. E posso garantir que começamos o dia com o pé direito, o palácio é deslumbrante.


O palácio serviu, discretamente, como cárcere da rainha D. Maria I, quando sua loucura começou a piorar. O palácio também serviu de residência para o príncipe regente, o futuro D. João VI. 



Quando a família real portuguesa fugindo da invasão francesa foi para o Brasil em 1807, o palácio era a residência oficial.



O Palácio é chamado de o Versalhes português, pela clara influência francesa, muito evidente nos traços, na decoração e principalmente nos jardins.  





Construído no século XVII, o palácio foi todo restaurado após o incêndio que o destruiu parcialmente 1934. O quarto que hoje hospeda chefes de Estado estrangeiros em visita a Portugal, era o Pavilhão de D. Maria.



Os destaques do palácio são o Jardim de Neptuno, a sala do trono, em estilo Luís XV, a sala dos embaixadores, a Câmara do rei, conhecida como D. Quixote e a sala de música com seus candelabros de cristal.



No estilo arquitetônico é possível ver várias influências de estilos, como do barroco, do rococó e do neoclássico. Tudo isso devido à aglutinação de vários núcleos e fases distintas de construção.



Foi construído um canal de azulejos para o rio que corta o jardim, o rio Jamor. Hoje ele é apenas um filete de água. Quando fechavam as compotas do rio, era possível passear de barco por ele.



A visita guiada ao palácio é com certeza uma aula de história.



Largo Palácio, 2745-191 - Queluz, Portugal
+351 21 434-3860






Em frente ao palácio há uma pousada, que é uma graça, mas como Queluz é tão perto de Lisboa, não penso que há necessidade de se hospedar por lá.



SINTRA

Palácio Nacional de Sintra


Saindo de Queluz, fomos em direção ao Palácio Nacional de Sintra. A vila de Sintra é muito charmosa e aconchegante, por ser serrana, ela se parece com as cidades imperiais brasileiras.



Há tanta coisa para se ver em Sintra que uma parte da cidade foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.



Como tínhamos muita coisa para ver e já tínhamos entrado no Palácio Real de Queluz, optamos por não entrar em alguns nos que viriam, o Palácio de Sintra foi um deles.



O Palácio Nacional de Sintra foi construído no século XIV e apresenta características medievais, góticas, manuelinas, renascentista e romântica.


O palácio possui a maior coleção de azulejos mudéjares do país, que são aqueles azulejos pintados, parecendo ladrilho hidráulico. Seus desenhos misturam a influência artística Cristã (romântico, gótico e renascentista) e a arte Islâmica, mistura que aconteceu na Península Ibérica.

Exemplo de Arte Mudejar - Imagem retirada da Internet
Largo Rainha D. Amélia, 2710-616 - Sintra, Portugal
+351 21 910-6840


Confeitaria Piriquita

Bem próximo ao palácio está a confeitaria mais famosa de Sintra, a Piriquita. Impossível ir a Sintra e não ir a Piriquita. 


A casa foi fundada por volta de 1860, por Constância Gomes e é famosa por seus travesseiros, que é um doce de massa folhada, ovos e amêndoas e por suas queijadas. A confeitaria mantém a tradição presente na fabricação das gostosuras, provavelmente, esse seja o diferencial para tanto sucesso.


Compramos algumas delícias e deixamos no carro, assim prolongaríamos o sabor de Sintra por mais tempo.


Rua Padarias 1/7, 2710-603 - Sintra, Portugal
+351 21 923-0626

Adega das Caves

Aproveitamos a sede e fizemos uma parada na Adega das Caves, quase em frente a Piriquita.


É um bar agradável com uma varandinha que nos permite observar o movimento das pessoas.

Rua Pendoa 2, 2710 - Sintra, Portugal


Assim que nos refrescamos, já estávamos preparados para enfrentar a subida do Castelo dos Mouros, que, para uma pessoa sedentária como eu, não seria muito fácil.

Deem uma olhada na vitrine desta loja, já tomaram vodca e caipirinha em bisnaga?


Castelo dos Mouros


A subida me surpreendeu. Ela é tão agradável que você não percebe o cansaço, exceto quando chegam as escadarias.



Enquanto se sobe, a vila de Sintra vai ficando para trás e para baixo e a vista panorâmica vai ficando cada vez mais linda.



O Castelo que fica sobre um maciço de rocha em um dos cumes de Sintra, foi construído no século VIII, e tem 450 metros de perímetro e 12.000 metros quadrados de área.



Enquanto subíamos para chegar as torres das muralhas, conhecemos um casal brasileiro, que nos disse para não deixarmos de ir a Nazaré. Depois do conselho, claro que colocamos Nazaré na lista de cidades a conhecer. 



Quando se chega ao alto do Castelo do Mouros, tem-se uma bela vista do Palácio da Pena.



http://www.parquesdesintra.pt/parques-jardins-e-monumentos/castelo-dos-mouros/


Palácio Nacional da Pena

O Palácio Nacional da Pena é a obra-cume do romantismo português.

Foto aérea retirada da Internet
Deve-se a sua construção ao monarca D. Fernando II, que encomendou ao arquiteto alemão Ludwig von Eschwenge a construção do palácio e a recuperação do Mosteiro Jerônimo, levantado no mesmo lugar.


O colorido do palácio é fruto de uma restauração recente e nos dá a sensação de que é um palácio encantado.

Imagem retirada do site oficial
Talvez esse seja o motivo de se dizer que Walt Disney se inspirou nele para fazer o castelo da Bela Adormecida. Pode até não ser verdade, o que provavelmente não é, mas que é um castelo de princesa, ele é!

Imagem retirada do Site Oficial
Infelizmente, só o observamos de longe, pois não tínhamos tempo para conhecê-lo. Ficou para um próxima viagem.


Em Sintra, infelizmente, muitas lugares não foram vistos. O Palácio dos Seteais, o Palácio de Monserrate e a Quinta da Regaleira são alguns deles.

Palácio dos Seteais - Imagem retirada da Internet

Palácio Monserrate - Imagem retirada da Internet

Quinta da Regaleira  - Imagem retirada da Internet
O restante do dia fica para outros posts.

2 comentários:

  1. Que viagem Linda Sí, suas fotos e textos enriquecem demais o contúdo do Blog. Como disse a Ivone uma vez: Você tem o dom de escrever.

    Beijos Amanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Amanda, que bom te ver por aqui! Obrigada pelos elogios! Bjim!

      Excluir