Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Canela e Gramado - 1º Dia

Como em toda viagem nossa, tínhamos um planejamento, nos nossos planejamentos incluímos o que não podemos deixar de fazer e sempre acrescentamos algumas coisas que descobrimos no destino e as dicas que os "locais" nos dão. Enfim, como já conhecíamos as cidades, e em muitos lugares já tínhamos ido, a prioridade foi dos lugares que não conhecíamos, um templo budista que fica em Três Coroas, o Le Jardin - Parque de Lavanda, Parque da Ferradura, Alpen Park, Canion Itaimbezinho e a cidade de Bento Gonçalves (nesse caso só eu não conhecia).


Como estávamos subindo a Serra Gaúcha de carro decidimos parar logo no templo budista, pois ele fica antes de chegar a Gramado, se você estiver indo pela RS-115.


Na cidade de Três Coroas, um pouquinho antes de você chegar a Gramado (32Km), fica o templo budista, no topo da montanha Águas Brancas. Ele é destoante de tudo que você verá na viagem e talvez de tudo que já tenha visto.


O templo foi construído em um lugar bem alto, na Serra Gaúcha. O Guru Chagdud Rinpoche disse que por ser alto, o lugar lembrava o Tibet, sua terra natal, e era ali que ele gostaria de edificar o templo.

Guru Rinpoche
 

O lugar chama-se Khadro Ling e na verdade, há dois templos lá, o primeiro a ser construído, o templo vermelho, o La Kang, e o templo Padmasambava, o 1º da América Latina e único, aliás o 1º do Ocidente construído completamente no estilo tradicional. O templo Padmasambava é uma réplica de um templo tibetano, o Zangdog Palri.

La Kang
 
Padmasambava
Vou cair no clichê, mas não há como não dizer que a energia do lugar é diferente, a calma, a tranquilidade que o lugar transmite, faz com que você não veja as horas passando, dá vontade de ir ficando.


Dentro do La Kang, o templo vermelho, há um vídeo explicativo, acho que dura uns 10 minutos e conta toda a história do Khadro Ling e te dá uma noção básica de algumas práticas budistas. A visita ao Kadro Ling é gratuita, então, torna-se bem-vinda qualquer contribuição, assim o templo pode continuar recebendo visitantes que sempre sairão dali levando coisas boas.


Demos nossa contribuição e aproveitei para comprar umas lamparinas para serem acesas, elas são uma oferenda de luz para eliminar os obstáculos dos nossos caminhos, dediquei algumas para mim e para o Vi. Ah! As lamparinas ficam lá, você compra a vela e algum budista acenderá para você.


O Senhor nascido no Lótus
  Na saída do La Kang há as rodas de oração, dentro de cada uma existe um rolo de papel com milhares de mantras impressos, os budistas acreditam que quando girados é como se os mantras estivessem sendo recitados e espalhados pelo mundo e assim quem os girou acumulará méritos para evitar sofrimentos indesejáveis em vidas futuras. Não sou budista, mas por via das dúvidas, girei as rodas da oração.


Logo ao lado do La Kang e mais abaixo perto da imagem do Guru Rinpoche, existem duas casas de oração, cada uma com nove rodas de orações enormes, que se movem sozinhas. Elas também tem milhares de mantras dentro, mantras de purificação, de prosperidade e com o poder de purificar o espírito. Uma informação útil: Tudo que se move dentro do templo budista é sempre em sentido horário, até mesmo andar em volta dos monumentos e esculturas. É auspicioso andar nesse sentido.


Outra forma de espalhar bençãos pelo mundo são as bandeiras, em todas elas também estão escritos mantras e orações e quando o vento as balançam é como se os mantras voassem por aí, tocando a todos.


As Stupas simbolizam a mente de Buda e representam o cosmo, elas são construídas em forma de torres e são, geralmente, cônicas.


Abaixo uma foto do Templo Padmasambava, originário do Nepal e Butão, foi construído seguindo todas as tradições do budismo tibetano.


Onde: Estrada Linha Águas Brancas - Três Coroas - RS (Saindo de Gramado ou Canela, há pedágio – R$ 7,20 - Ida e volta R$ 14,40).
Tel: 51 3546-8201
Horários de visitação:
Quartas às sextas: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Sábados e domingos: das 9h às 16h30.
Segundas e Terças: fechado à visitação.
Obs.: Grupos com mais de 10 pessoas precisam agendar a visita.


Depois de mais ou menos 1h30m passeando pelo templo, resolvemos seguir viagem, pois ainda precisávamos chegar no nosso destino.


Como passaríamos dentro de Gramado para chegarmos a pousada, resolvemos parar na Rua Coberta e comermos algo, pois ainda não tínhamos almoçado nem lanchado e estávamos com bastante fome. Depois de comermos, passeamos um pouco pela Borges de Medeiros, a principal rua de Gramado e seguimos viagem.


Chegamos na pousada e descansamos um pouco, ligamos para um dos restaurantes que Os Destemperados indicaram e o reservamos para jantar. Como o Vi tinha gostado muito de um prato chamado Paella do Ar, decidimos jantar no La Caceria, um restaurante de carnes de caça. O jantar foi muito bom.


La Caceria
Onde: Rua Borges de Medeiros, 3166 - Centro - Gramado
Tel: 54 3295-7575

Depois só nos restou irmos para a pousada e finalmente descansarmos. O dia foi bem cansativo.

Bjim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário