Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Canela e Gramado - 4º Dia

Colocamos o relógio para despertar bem cedo, pois o combinado era irmos a Bento Gonçalves. Quando abri a janela parecia que estávamos dentro de uma nuvem, não enxergávamos nada a uma certa distância, mas planejamento é planejamento. Levantamos, seguimos nossa rotina e colocamos o pé na estrada.


A intenção, no início, era fazermos o passeio de Maria Fumaça até Garibaldi, mas como não havia mais lugares, o jeito foi desistir e fazer todo o passeio de carro mesmo. 


O pórtico de Bento Gonçalves é uma pipa e a cidade é conhecida como a "Bordeaux brasileira", pois é pólo produtor de vinhos. Os amantes dos vinhos devem ficar desorientados por aqui, há vinícolas por todos os lados.


Fomos até o centro de Bento Gonçalves conhecer a Maria Fumaça e aproveitamos para ir à lojinha da vinícola Aurora (quase ao lado da estação). Dentro da loja há uma fonte que jorra vinho.


De lá seguimos para o Vale dos Vinhedos, pegamos o mapa na entrada de Bento Gonçalves, (perto do pórtico há uma casinha de informações turísticas). Preciso confessar que vinho não é o nosso forte (meu e do Vi), então, não demorávamos muito nos lugares e nem nas lojinhas das vinícolas.


Quando comentamos com o dono da pousada que queríamos ir a Bento, ele nos disse que seria interessante conhecermos uma vinícola grande e uma pequena. Seguindo a dica dele resolvemos que iríamos na Miolo e na Casa Valduga e em alguma outra pequena (sugestões - de quem entende de vinho - Lidio Carraro e Don Laurindo).




Compramos alguns vinhos e espumantes nas vinícolas que visitamos, nada demais, mesmo porque, o preço não é muito mais baixo que os praticados pelos supermercados e não tínhamos espaços nas malas. Por falar em espumantes, por aqui também ficam a Salton e a Chandon. Coloque uma delas no passeio, se possível.


Às vezes víamos as pessoas comprarem caixas e mais caixas de vinho e solicitarem ao pessoal que despachassem para eles.


O passeio não muda muito, é um entra e sai de vinícola, visita guiada, degustações de vinhos, queijos. Algumas visitas são pagas, mas o dinheiro é revertido, pra você, caso compre algo nas lojinhas deles.



Como era inverno, as parreiras estavam sem folhagens, mas não posso dizer que estavam feias, mesmo “peladas” elas têm lá sua beleza.


Finalizado o passeio, hora de voltar para a casa (há mais coisas para fazer na região, mas como não tínhamos tempo, vai ficar para a próxima vez). Apesar de ser perto de Gramado, 110Km, como a estrada é de Serra, é uma viagem cansativa e longa, ainda mais com neblina. Quando chegamos a Gramado, descobrimos que a neblina ficou pela cidade o dia todo. Ufa! Ainda bem que estávamos em outro lugar.


Nosso jantar seria no restaurante que é considerado o melhor suíço do Brasil, o Belle du Valais. Só que antes do jantar, o Vi queria conhecer o Santa Brígida, um Irish Pub.


Passamos por lá, tomei uma cerveja produzida em Gramado, a Rasen e o Vi tomou um chope Guinness.


Santa Brígida
Av. das Hortênsias, 765 - Gramado, RS - Brasil
Tel.: (54) 3286.5810
De ter. à sex. das 18h à 0h.
Sábados das 16h à 0h.
Domingos das 16h às 22h.

Gostei muito do jantar no Belle du Valais, apesar de o atendimento ter deixado um pouco a desejar (acho que tinha faltado alguém no dia). Comemos pela 1ª vez o prato, La Pierrade, que nada mais é, que uma fondue grelhada, mas que era a sensação da maioria dos restaurantes. Ok, concordo, é muito mais saudável, mas ainda prefiro fondue a moda antiga.


A decoração é clássica, apesar de bem carregada no vermelho é muito bonita. Os aparelhos de jantar são uma atração à parte, maravilhosos e se encontram a venda na loja da dona do restaurante.


Belle du Valais
Onde: Av. das Hortênsias, 1432 • Reservas: (54) 3286.1744 • Gramado • RS
Jantar Diariamente • Almoço aos Sábados e Domingos



Giovana Regali Casa
Onde: Av. Borges de Medeiros, 3002 – Centro – Gramado – RS
Tel: 54 3286-4421

Nenhum comentário:

Postar um comentário