Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Viagens de Inverno - Canela e Gramado

Viagens de Inverno

A frase mais famosa de Lavoisier é: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, alguém parafraseou Lavoisier e disse: “Nada se cria, tudo se copia”. É baseada na segunda frase que vou escrever os próximos posts.


Vou escrever sobre três viagens que fizemos (eu e o Vi): Campos do Jordão, Canela e Gramado e Europa (Alemanha, Suíça e República Tcheca). O Vi me disse uma vez que Campos do Jordão se parece muito com Canela e Gramado e Canela e Gramado, por sua vez,  se parece muito com alguns lugares na Europa e tenho que dizer, ele está certo, mas não quero que entendam isso como pejorativo, é a ordem natural das coisas. Vamos criando novos lugares com base nos lugares que conhecemos. Como Canela e Gramado tiveram colonização de alguns imigrantes europeus, esses por sua vez tentaram reproduzir no Brasil tudo que os fizessem lembrar de sua terra natal.

Os posts não serão na ordem cronológica das viagens, vou começar por Canela e Gramado, pois foi a última que fiz e está fresquinha na memória.


Passamos 6 dias na região e pegamos um friozinho bem light. Chegamos no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, sexta-feira, à noite (de madrugada, era mais de meia-noite), como iríamos alugar carro, decidimos dormir em Porto Alegre e partirmos para a Serra Gaúcha no sábado pela manhã.

Mas imaginem qual foi a nossa surpresa, quando, no sábado de manhã, descobrimos que as locadoras do aeroporto não tinham carro para alugar, tudo locado, aliás, a Localiza tinha, mas estava cobrando o dobro de todas as outras, sem chance!


Ligamos para uma locadora fora do aeroporto, Nossa Rede, além de conseguirmos o carro, ainda pagamos bem mais barato do que pagaríamos nos carros alugados nas locadoras do aeroporto. Reservando com antecedência, eles te pegam no aeroporto e te deixam lá. No nosso caso, como deixamos para alugar o carro lá (porque a viagem foi decidida bem em cima da hora), pegamos o carro no endereço deles. Fica a dica: Sempre que possível, fuja das locadoras de aeroportos.

Já tínhamos feito essa mesma viagem há anos atrás, separados, cada qual com a vida que levava e fico feliz em dizer, que as cidades cresceram, há muito mais opções de hospedagens, passeios, restaurantes, vinhedos, museus, fábricas de chocolates, tem até um alambique (mineiro adora!). Enfim, a região prosperou muito.


Quando estávamos decidindo a viagem, só tínhamos certeza de duas coisas, queríamos uma pousada, sem aquele clima imparcial de hotel e que ficaríamos em Canela. Sábia decisão, pois com carro alugado, não faz diferença se você está em Canela ou Gramado, as cidades são tão próximas que mal dá pra saber onde uma acaba e a outra começa, a não ser pela placa de bem-vindos a Canela. Canela tem um charme que poucas cidades turísticas conseguem manter, o tempo lá passa mais devagar, e a cidade te abraça como um abraço de Vó, mas se você é totalmente cosmopolita, adora um shopping a céu aberto e pessoas trombando umas nas outras (na alta temporada), seu lugar é Gramado.


A Pousada – Aldeia dos Sonhos

Não vou falar muito da pousada que ficamos, Aldeia dos Sonhos, pois acho que as fotos falarão por mim.


Mas quero fazer algumas observações, a pousada é rústica, porém muito acolhedora, tem uma área verde ótima, uma piscininha para o verão, uma área comum com rede, churrasqueira, fogão para o preparo de um chá, um chimarrão, pinhões, caldos, ótima para viagens de grupo, um lugarzinho para curtir com os amigos ou com a família.



Não tem TV a cabo nos quartos, mas a proposta da pousada é ótima, eles têm uma DVDteca e todos os quarto têm aparelho de DVD, sendo assim, se quiser ficar no quarto curtindo uma preguicinha, nada melhor que assistir a um filme, embaixo das cobertas...


Outra área comum é a casa do ócio, uma sala estar com home theater, uma mesa de bilhar (sinuca), totó (pebolim), mesa para carteado, uma micro academia, ótima para acordar uns minutinhos antes e queimar as colorias dos chocolates, foundes, cafés-coloniais...




O café da manhã é muito bom, não é um café-colonial com suas dezenas de itens, mas para isso existem as casas especializadas nisso.



O grande diferencial da pousada, na verdade, é o atendimento, a atenção dispensada aos hóspedes é coisa rara de se ver, até mesmo em pousadas familiares. Resumindo: Recomendo demais!


Onde: Rua Santa Terezinha, 334 – Centro – Canela – RS
Tel: 54 3282-0000
Contato: contato@pousadaaldeiadossonhos.com.br

Para seguir a sistemática que adotei para o blog, vou postando por dias...

Bjim!

2 comentários:

  1. Parabéns Simone, muito bacana seu roteiro! Vou aproveitar boa parte dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Beto! Você já conhece e sabe que a região é toda linda, até ficar sem fazer nada, é bom também! Boa viagem!!!

      Excluir