Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Canela e Gramado - 3º Dia

Segunda-feira, muitas atrações não abrem nesse dia, sendo assim, resolvemos ir por eliminação. O que estaria aberto? - Os parques. Decidido, faríamos o Parque da Ferradura e o Parque do Caracol e se tivéssemos tempo o Alpen Park (descobrimos depois que ele não abre na segunda-feira).

Rumo ao Parque da Ferradura. Pegue a Estrada do Caracol e quando você chegar na portaria do Parque do Caracol, siga por uma estrada de terra por alguns quilômetros. Essa parte de terra recebeu o nome de Caminho das Graças.

O Caminho das Graças existe desde 2006, ele é uma graça, literalmente falando. Ao todo são 52 capelinhas com vários santos. Se você for católico, vou adiantando que provavelmente vai encontrar seu santo preferido por aqui.


A idéia nasceu como forma de agradecimento pelas belezas naturais de Canela. A idealizadora do projeto foi Margarida Weber, que mais tarde assumiu a Secretaria de Turismo de Canela. Ela conta: “Eu havia comprado um terreno naquela área e percebi que as pessoas que viviam lá não sabiam valorizar a beleza que tinham ao seu redor”.





Margarida ofereceu a imagem de um santo para cada morador, conforme a devoção deles, e cada qual ficou encarregado de providenciar a capelinha para o santo.
Capela de Santa Cecília ao fundo.
Parei nos meus santos protetores e agradeci por estar ali, por mais essa viagem. (E como estava chovendo, aproveitei e pedi para que dessem uma trégua na chuva, e tirei fotos também).


Encontramos algumas ovelhas no caminho, lindas!
A estrada nos leva à portaria do Parque da Ferradura.


O parque recebeu esse nome devido a forma de uma ferradura, esculpida no vale pelo Rio Santa Cruz, que você consegue observar de vários locais no parque. Infelizmente não deu pra tirar uma foto pegando todo o formato da ferradura, mas acho que deu pra ter uma noção, não é?


A beleza natural do parque encanta, há um altar para Nossa Senhora das Graças bem no início das trilhas, onde fica o mirante natural. Ao todo são 04 trilhas, a trilha do Rio Caí, trilha do Pórtico, trilha das Cutias e trilha das Pinguelas.


Não sei exatamente quais trilhas pegamos, mas chegamos aos Mirantes do Arroio Caçador, da Cachoeira do Arroio Caçador e ao Mirante da Ferradura.

Na descida para os mirantes mais próximos encontramos vários quatis (pelo menos eu acho que eram quatis). Eles são fofos, mas estavam famintos, mexi na mochila para pegar a máquina fotográfica e todos vieram pro meu lado, achando que era comida. Lembre-se, em nenhum lugar devemos alimentar animais silvestres.


Quando estávamos no Mirante da Cachoeira do Arroio Caçador, caiu um dilúvio e subimos a serra na maior correria, quando cheguei lá em cima, achei que meu peito iria explodir, estava totalmente sem ar (estou muito sedentária).


Esperamos a chuva enfraquecer e seguimos para o Mirante da Ferradura, mas quando chegamos lá, as nuvens estavam tão baixas que não conseguíamos ver nada. Felizmente, com a mesma velocidade que as nuvens chegaram, elas foram embora.


Se você quiser pode escalar as paredes do Cânion, são 400m de profundidade. Imagino que a sensação deva ser ótima, mas fica para uma próxima viagem.


Onde: Estrada do Caracol e depois Estrada da Ferradura (Caminho das Graças) - Canela
Telefone: (54) 3278.9000
Ingresso para adulto: 8,00

Depois de toda essa aventura já era hora do almoço e não tem como ir ao Rio Grande do Sul e não comer um churrasco gaúcho, pois é custamos achar uma churrascaria aberta (por ser segunda-feira), mas no fim deu tudo certo. Depois do almoço, tomamos um café (Vi) e um chocolate quente (Si) no Empório Canela.

Tudo no empório está a venda, livros, enfeites, brinquedos, quadros, antiquidades... O lugar é aconchegante e se você pegar algo pra ler é bem capaz de se esquecer das horas e ir ficando.



Onde: Rua Felisberto Soares, 258 – Centro – Canela – RS
Tel: 54 3031-1000
De quarta a segunda a partir das 11h.

Nosso jantar foi no Gasthof Edelweiss, fizemos reserva, apesar da cidade não estar tão cheia e ser uma segunda-feira, não queríamos correr o risco de não conhecer o restaurante.


Devo dizer que farei um post exclusivo dos restaurantes que fomos, mas posso adiantar que esse foi um dos que mais gostei.


O restaurante é um charme e os pratos estavam ótimos, a sobremesa era para se comer de joelhos. A antiga adega é algo encantador e a temperatura nela é constante, faça sol ou faça chuva, mas como sou muito friorenta, preferi o salão principal, com lareira.

Onde: Rua da Carriére, 1119 (esquina com a rua João Leopoldo Lied).
Bairro Lago Negro - 95670-000 - Gramado - RS - Brasil
Telefone: (0xx54) 3286 1861

Bjim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário