Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Canela e Gramado - 5º Dia

Como não conseguimos fazer o Parque do Caracol no dia anterior, acordamos cedo e seguimos para lá. Pretendíamos fazer o Parque do Caracol, e o teleférico, que fica um pouco depois do parque e te dá uma visão frontal da Cachoeira do Caracol.


A principal atração do parque é a Cachoeira do Caracol, com uma queda livre de 131m, mas há muitas trilhas para fazer, um Centro Histórico Ambiental, um elevador panorâmico e a Estação Sonho Vivo, além da feirinha de artesanato bem no estacionamento do parque.


Há um mirante de onde você pode observar a cascata, mas se você é um esportista, ou se considera apto às práticas esportistas esporádicas, pode descer a escada que leva onde a cachoeira deságua. Como eu ainda estava com minha panturrilha doendo das trilhas do Vale da Ferradura, declinei a descida na hora (já tinha ido da primeira vez que vim a Canela), mas o Vi animou e desceu.


Dê uma olhadinha na placa avisando dos 730 degraus (equivalente a um prédio de 44 andares). "Não recomendado para cardíacos, asmáticos, hipertensos, diabéticos, sedentários".


Eu me encaixo nos sedentários (ainda bem que não fui). Quando o Vi voltou, ficou uns 5 minutos sem conversar comigo, recobrando o fôlego. Fiquei feliz demais de não ter ido!


Depois de todo esse esforço nem quisemos subir no elevador panorâmico, tomamos alguns Gatorades e fomos para o teleférico. Cehgando lá: Surpresa!!!! Ele estava fechado para manutenção e sem previsão para reabrir. Mais coisa pra fazer em uma próxima viagem.


Parque do Caracol
Onde: RS 466, Km 0 – Canela – RS
Tel: 54 3278-3035
Entrada: R$ 10,00

Já que não fomos ao teleférico, pegamos o caminho de volta e paramos no Castelinho Caracol, uma das primeiras residências de Canela, construída em madeira araucária, o primeiro andar é todo feito em encaixe, não utilizaram pregos. É um lego de verdade... Rsrsrs...



A casa é um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, que nos levam ao passado, lá você pode tomar um chá e se deliciar com o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha!

Onde: RS 466 km 04 - Estrada do Caracol km 04 – Caracol – Canela – RS
Tel: 54 3278-3208
Formas de pagamento:
Dinheiro e ou cheque
Ingresso para adulto: 6,00
Ingresso para idoso: 3,00

Infelizmente não comi o apfelstrudel, pois já era hora do almoço e queríamos almoçar em um restaurante alemão que fica em Canela, o Strudelhaus.


Quando entramos no restaurante foi como se entrássemos em restaurante lá na Alemanha, a decoração, as coisas no teto, os quadros, tudo nos lembrou a Alemanha. Essa dica também foi dos Destemperados, com um grande reforço do pessoal da pousada em que estávamos.


O almoço foi ótimo, e o Strudelhaus entrou no Top 3 dos restaurantes da viagem. Aqui seguimos, inclusive, as dicas de pratos que os Destemperados deram e foi uma excelente pedida e de sobremesa, um apfelstrudel.

Strudel Haus
Onde: Rua Baden Powell, 246 – Centro – Canela – RS
Tel: 54 3282.9562
Não aceita cartões de crédito

Nosso dia estava repleto de coisas pra fazer e não dava nem pra curtir aquela preguicinha de depois do almoço, ainda faltava o Alpen Park, um alambique e o jantar a noite.


O público alvo do Alpen Park é adolescente, o parque tem tirolesas, arvorismo, cinema 4D, rapel, parede de escalada, quadriciclo e uma pista de 950 metros, especialmente construída para o passeio de trenó. Detalhe, é você quem controla a velocidade do trenó (o passeio pode ser com ou sem emoção).




Fizemos as tirolesas (achei bem tranquilo) e o trenó (fui com emoção e achei bem legal). O parque tem 60.000m² de área verde, tem um mirante com uma vista privilegiada para os morros Pelado, Queimado e dedão.


A entrada no parque é gratuita e você paga o ingresso das atrações em que for brincar.

Onde: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 – Canela – RS
Tel: 54 3282-9752

Continuando o caminho do parque, decidimos visitar um alambique, o Flor do Vale. Só mineiro mesmo pra na terra do vinho, ir procurar cachaça, rsrs...


O alambique é bem moderno, mas a produção é artesanal e como nas vinícolas, também tem visita guiada e degustação.

Inclusive, um pouco antes de chegarmos ao alambique, passamos por mais uma vinícola, a Jolimont, mas como tínhamos ido ao Vale dos Vinhedos, preferimos não entrar. Mas fica a dica, se estiver em Canela ou Gramado e quiser visitar uma vinícola sem precisar ir a Bento Gonçalves, há a Jolimont.


Claro que degustamos algumas cachaças, particularmente gostei da Premium, envelhecida na Grápia, não entendo nada de cachaça, mas gostei dessa. A madeira da Grápia é muito usada aqui no sul nos barris de vinho.


Onde: Estrada Morro Calçado, 2830 – Linha São João – Canela – RS
Tel: 54 3282-6954
Horário de visitação e empório
De terça a domingo, das 9h às 17h.

Depois desse dia atribulado, voltamos para a pousada, precisávamos descansar um pouco antes de irmos jantar.

Chegamos em Gramado um pouco antes do horário do jantar e fomos procurar um loja de essências aromatizadas que o Vi queria conhecer, a Per Fumum Bue, uma franquia argentina, mas não a encontramos e decidimos sentar para tomar um café e um chocolate.


Escolhemos o Josephina Café, dica dos Destemperados e da VT. O lugar tem uma proposta diferente, eles servem do café da manhã ao jantar, sem interrupções. Isso é ótimo, pois em Gramado, os restaurantes fecham após o almoço e só reabrem a noite, para o jantar.

Onde: Rua Pedro Benetti, 22 – Centro – Gramado – RS
Tel: 54 3286-9778
Não abre segunda-feira

Nosso jantar foi no La Famille de Gazon, como seria nossa última noite na Serra Gaúcha, quis repetir uma sequência de fondue...

Onde:Avenida das hortensias, 1008 – Gramado – RS
Tel: 543286-3981

Bjim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário