Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Canela e Gramado - 5º Dia

Como não conseguimos fazer o Parque do Caracol no dia anterior, acordamos cedo e seguimos para lá. Pretendíamos fazer o Parque do Caracol, e o teleférico, que fica um pouco depois do parque e te dá uma visão frontal da Cachoeira do Caracol.


A principal atração do parque é a Cachoeira do Caracol, com uma queda livre de 131m, mas há muitas trilhas para fazer, um Centro Histórico Ambiental, um elevador panorâmico e a Estação Sonho Vivo, além da feirinha de artesanato bem no estacionamento do parque.


Há um mirante de onde você pode observar a cascata, mas se você é um esportista, ou se considera apto às práticas esportistas esporádicas, pode descer a escada que leva onde a cachoeira deságua. Como eu ainda estava com minha panturrilha doendo das trilhas do Vale da Ferradura, declinei a descida na hora (já tinha ido da primeira vez que vim a Canela), mas o Vi animou e desceu.


Dê uma olhadinha na placa avisando dos 730 degraus (equivalente a um prédio de 44 andares). "Não recomendado para cardíacos, asmáticos, hipertensos, diabéticos, sedentários".


Eu me encaixo nos sedentários (ainda bem que não fui). Quando o Vi voltou, ficou uns 5 minutos sem conversar comigo, recobrando o fôlego. Fiquei feliz demais de não ter ido!


Depois de todo esse esforço nem quisemos subir no elevador panorâmico, tomamos alguns Gatorades e fomos para o teleférico. Cehgando lá: Surpresa!!!! Ele estava fechado para manutenção e sem previsão para reabrir. Mais coisa pra fazer em uma próxima viagem.


Parque do Caracol
Onde: RS 466, Km 0 – Canela – RS
Tel: 54 3278-3035
Entrada: R$ 10,00

Já que não fomos ao teleférico, pegamos o caminho de volta e paramos no Castelinho Caracol, uma das primeiras residências de Canela, construída em madeira araucária, o primeiro andar é todo feito em encaixe, não utilizaram pregos. É um lego de verdade... Rsrsrs...



A casa é um museu com móveis e utensílios deixados pela família Franzen, que nos levam ao passado, lá você pode tomar um chá e se deliciar com o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha!

Onde: RS 466 km 04 - Estrada do Caracol km 04 – Caracol – Canela – RS
Tel: 54 3278-3208
Formas de pagamento:
Dinheiro e ou cheque
Ingresso para adulto: 6,00
Ingresso para idoso: 3,00

Infelizmente não comi o apfelstrudel, pois já era hora do almoço e queríamos almoçar em um restaurante alemão que fica em Canela, o Strudelhaus.


Quando entramos no restaurante foi como se entrássemos em restaurante lá na Alemanha, a decoração, as coisas no teto, os quadros, tudo nos lembrou a Alemanha. Essa dica também foi dos Destemperados, com um grande reforço do pessoal da pousada em que estávamos.


O almoço foi ótimo, e o Strudelhaus entrou no Top 3 dos restaurantes da viagem. Aqui seguimos, inclusive, as dicas de pratos que os Destemperados deram e foi uma excelente pedida e de sobremesa, um apfelstrudel.

Strudel Haus
Onde: Rua Baden Powell, 246 – Centro – Canela – RS
Tel: 54 3282.9562
Não aceita cartões de crédito

Nosso dia estava repleto de coisas pra fazer e não dava nem pra curtir aquela preguicinha de depois do almoço, ainda faltava o Alpen Park, um alambique e o jantar a noite.


O público alvo do Alpen Park é adolescente, o parque tem tirolesas, arvorismo, cinema 4D, rapel, parede de escalada, quadriciclo e uma pista de 950 metros, especialmente construída para o passeio de trenó. Detalhe, é você quem controla a velocidade do trenó (o passeio pode ser com ou sem emoção).




Fizemos as tirolesas (achei bem tranquilo) e o trenó (fui com emoção e achei bem legal). O parque tem 60.000m² de área verde, tem um mirante com uma vista privilegiada para os morros Pelado, Queimado e dedão.


A entrada no parque é gratuita e você paga o ingresso das atrações em que for brincar.

Onde: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901 – Canela – RS
Tel: 54 3282-9752

Continuando o caminho do parque, decidimos visitar um alambique, o Flor do Vale. Só mineiro mesmo pra na terra do vinho, ir procurar cachaça, rsrs...


O alambique é bem moderno, mas a produção é artesanal e como nas vinícolas, também tem visita guiada e degustação.

Inclusive, um pouco antes de chegarmos ao alambique, passamos por mais uma vinícola, a Jolimont, mas como tínhamos ido ao Vale dos Vinhedos, preferimos não entrar. Mas fica a dica, se estiver em Canela ou Gramado e quiser visitar uma vinícola sem precisar ir a Bento Gonçalves, há a Jolimont.


Claro que degustamos algumas cachaças, particularmente gostei da Premium, envelhecida na Grápia, não entendo nada de cachaça, mas gostei dessa. A madeira da Grápia é muito usada aqui no sul nos barris de vinho.


Onde: Estrada Morro Calçado, 2830 – Linha São João – Canela – RS
Tel: 54 3282-6954
Horário de visitação e empório
De terça a domingo, das 9h às 17h.

Depois desse dia atribulado, voltamos para a pousada, precisávamos descansar um pouco antes de irmos jantar.

Chegamos em Gramado um pouco antes do horário do jantar e fomos procurar um loja de essências aromatizadas que o Vi queria conhecer, a Per Fumum Bue, uma franquia argentina, mas não a encontramos e decidimos sentar para tomar um café e um chocolate.


Escolhemos o Josephina Café, dica dos Destemperados e da VT. O lugar tem uma proposta diferente, eles servem do café da manhã ao jantar, sem interrupções. Isso é ótimo, pois em Gramado, os restaurantes fecham após o almoço e só reabrem a noite, para o jantar.

Onde: Rua Pedro Benetti, 22 – Centro – Gramado – RS
Tel: 54 3286-9778
Não abre segunda-feira

Nosso jantar foi no La Famille de Gazon, como seria nossa última noite na Serra Gaúcha, quis repetir uma sequência de fondue...

Onde:Avenida das hortensias, 1008 – Gramado – RS
Tel: 543286-3981

Bjim!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Canela e Gramado - 4º Dia

Colocamos o relógio para despertar bem cedo, pois o combinado era irmos a Bento Gonçalves. Quando abri a janela parecia que estávamos dentro de uma nuvem, não enxergávamos nada a uma certa distância, mas planejamento é planejamento. Levantamos, seguimos nossa rotina e colocamos o pé na estrada.


A intenção, no início, era fazermos o passeio de Maria Fumaça até Garibaldi, mas como não havia mais lugares, o jeito foi desistir e fazer todo o passeio de carro mesmo. 


O pórtico de Bento Gonçalves é uma pipa e a cidade é conhecida como a "Bordeaux brasileira", pois é pólo produtor de vinhos. Os amantes dos vinhos devem ficar desorientados por aqui, há vinícolas por todos os lados.


Fomos até o centro de Bento Gonçalves conhecer a Maria Fumaça e aproveitamos para ir à lojinha da vinícola Aurora (quase ao lado da estação). Dentro da loja há uma fonte que jorra vinho.


De lá seguimos para o Vale dos Vinhedos, pegamos o mapa na entrada de Bento Gonçalves, (perto do pórtico há uma casinha de informações turísticas). Preciso confessar que vinho não é o nosso forte (meu e do Vi), então, não demorávamos muito nos lugares e nem nas lojinhas das vinícolas.


Quando comentamos com o dono da pousada que queríamos ir a Bento, ele nos disse que seria interessante conhecermos uma vinícola grande e uma pequena. Seguindo a dica dele resolvemos que iríamos na Miolo e na Casa Valduga e em alguma outra pequena (sugestões - de quem entende de vinho - Lidio Carraro e Don Laurindo).




Compramos alguns vinhos e espumantes nas vinícolas que visitamos, nada demais, mesmo porque, o preço não é muito mais baixo que os praticados pelos supermercados e não tínhamos espaços nas malas. Por falar em espumantes, por aqui também ficam a Salton e a Chandon. Coloque uma delas no passeio, se possível.


Às vezes víamos as pessoas comprarem caixas e mais caixas de vinho e solicitarem ao pessoal que despachassem para eles.


O passeio não muda muito, é um entra e sai de vinícola, visita guiada, degustações de vinhos, queijos. Algumas visitas são pagas, mas o dinheiro é revertido, pra você, caso compre algo nas lojinhas deles.



Como era inverno, as parreiras estavam sem folhagens, mas não posso dizer que estavam feias, mesmo “peladas” elas têm lá sua beleza.


Finalizado o passeio, hora de voltar para a casa (há mais coisas para fazer na região, mas como não tínhamos tempo, vai ficar para a próxima vez). Apesar de ser perto de Gramado, 110Km, como a estrada é de Serra, é uma viagem cansativa e longa, ainda mais com neblina. Quando chegamos a Gramado, descobrimos que a neblina ficou pela cidade o dia todo. Ufa! Ainda bem que estávamos em outro lugar.


Nosso jantar seria no restaurante que é considerado o melhor suíço do Brasil, o Belle du Valais. Só que antes do jantar, o Vi queria conhecer o Santa Brígida, um Irish Pub.


Passamos por lá, tomei uma cerveja produzida em Gramado, a Rasen e o Vi tomou um chope Guinness.


Santa Brígida
Av. das Hortênsias, 765 - Gramado, RS - Brasil
Tel.: (54) 3286.5810
De ter. à sex. das 18h à 0h.
Sábados das 16h à 0h.
Domingos das 16h às 22h.

Gostei muito do jantar no Belle du Valais, apesar de o atendimento ter deixado um pouco a desejar (acho que tinha faltado alguém no dia). Comemos pela 1ª vez o prato, La Pierrade, que nada mais é, que uma fondue grelhada, mas que era a sensação da maioria dos restaurantes. Ok, concordo, é muito mais saudável, mas ainda prefiro fondue a moda antiga.


A decoração é clássica, apesar de bem carregada no vermelho é muito bonita. Os aparelhos de jantar são uma atração à parte, maravilhosos e se encontram a venda na loja da dona do restaurante.


Belle du Valais
Onde: Av. das Hortênsias, 1432 • Reservas: (54) 3286.1744 • Gramado • RS
Jantar Diariamente • Almoço aos Sábados e Domingos



Giovana Regali Casa
Onde: Av. Borges de Medeiros, 3002 – Centro – Gramado – RS
Tel: 54 3286-4421

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Canela e Gramado - 3º Dia

Segunda-feira, muitas atrações não abrem nesse dia, sendo assim, resolvemos ir por eliminação. O que estaria aberto? - Os parques. Decidido, faríamos o Parque da Ferradura e o Parque do Caracol e se tivéssemos tempo o Alpen Park (descobrimos depois que ele não abre na segunda-feira).

Rumo ao Parque da Ferradura. Pegue a Estrada do Caracol e quando você chegar na portaria do Parque do Caracol, siga por uma estrada de terra por alguns quilômetros. Essa parte de terra recebeu o nome de Caminho das Graças.

O Caminho das Graças existe desde 2006, ele é uma graça, literalmente falando. Ao todo são 52 capelinhas com vários santos. Se você for católico, vou adiantando que provavelmente vai encontrar seu santo preferido por aqui.


A idéia nasceu como forma de agradecimento pelas belezas naturais de Canela. A idealizadora do projeto foi Margarida Weber, que mais tarde assumiu a Secretaria de Turismo de Canela. Ela conta: “Eu havia comprado um terreno naquela área e percebi que as pessoas que viviam lá não sabiam valorizar a beleza que tinham ao seu redor”.





Margarida ofereceu a imagem de um santo para cada morador, conforme a devoção deles, e cada qual ficou encarregado de providenciar a capelinha para o santo.
Capela de Santa Cecília ao fundo.
Parei nos meus santos protetores e agradeci por estar ali, por mais essa viagem. (E como estava chovendo, aproveitei e pedi para que dessem uma trégua na chuva, e tirei fotos também).


Encontramos algumas ovelhas no caminho, lindas!
A estrada nos leva à portaria do Parque da Ferradura.


O parque recebeu esse nome devido a forma de uma ferradura, esculpida no vale pelo Rio Santa Cruz, que você consegue observar de vários locais no parque. Infelizmente não deu pra tirar uma foto pegando todo o formato da ferradura, mas acho que deu pra ter uma noção, não é?


A beleza natural do parque encanta, há um altar para Nossa Senhora das Graças bem no início das trilhas, onde fica o mirante natural. Ao todo são 04 trilhas, a trilha do Rio Caí, trilha do Pórtico, trilha das Cutias e trilha das Pinguelas.


Não sei exatamente quais trilhas pegamos, mas chegamos aos Mirantes do Arroio Caçador, da Cachoeira do Arroio Caçador e ao Mirante da Ferradura.

Na descida para os mirantes mais próximos encontramos vários quatis (pelo menos eu acho que eram quatis). Eles são fofos, mas estavam famintos, mexi na mochila para pegar a máquina fotográfica e todos vieram pro meu lado, achando que era comida. Lembre-se, em nenhum lugar devemos alimentar animais silvestres.


Quando estávamos no Mirante da Cachoeira do Arroio Caçador, caiu um dilúvio e subimos a serra na maior correria, quando cheguei lá em cima, achei que meu peito iria explodir, estava totalmente sem ar (estou muito sedentária).


Esperamos a chuva enfraquecer e seguimos para o Mirante da Ferradura, mas quando chegamos lá, as nuvens estavam tão baixas que não conseguíamos ver nada. Felizmente, com a mesma velocidade que as nuvens chegaram, elas foram embora.


Se você quiser pode escalar as paredes do Cânion, são 400m de profundidade. Imagino que a sensação deva ser ótima, mas fica para uma próxima viagem.


Onde: Estrada do Caracol e depois Estrada da Ferradura (Caminho das Graças) - Canela
Telefone: (54) 3278.9000
Ingresso para adulto: 8,00

Depois de toda essa aventura já era hora do almoço e não tem como ir ao Rio Grande do Sul e não comer um churrasco gaúcho, pois é custamos achar uma churrascaria aberta (por ser segunda-feira), mas no fim deu tudo certo. Depois do almoço, tomamos um café (Vi) e um chocolate quente (Si) no Empório Canela.

Tudo no empório está a venda, livros, enfeites, brinquedos, quadros, antiquidades... O lugar é aconchegante e se você pegar algo pra ler é bem capaz de se esquecer das horas e ir ficando.



Onde: Rua Felisberto Soares, 258 – Centro – Canela – RS
Tel: 54 3031-1000
De quarta a segunda a partir das 11h.

Nosso jantar foi no Gasthof Edelweiss, fizemos reserva, apesar da cidade não estar tão cheia e ser uma segunda-feira, não queríamos correr o risco de não conhecer o restaurante.


Devo dizer que farei um post exclusivo dos restaurantes que fomos, mas posso adiantar que esse foi um dos que mais gostei.


O restaurante é um charme e os pratos estavam ótimos, a sobremesa era para se comer de joelhos. A antiga adega é algo encantador e a temperatura nela é constante, faça sol ou faça chuva, mas como sou muito friorenta, preferi o salão principal, com lareira.

Onde: Rua da Carriére, 1119 (esquina com a rua João Leopoldo Lied).
Bairro Lago Negro - 95670-000 - Gramado - RS - Brasil
Telefone: (0xx54) 3286 1861

Bjim!