Serra da Moeda - MG

O Blog

O objetivo do Blog é simplesmente escrever, não estou almejando ser lida, nem seguida, nem acessada várias vezes. Simplesmente quero escrever. E que todos que passarem por aqui levem sempre uma "coisinha" boa, uma idéia, uma dica, uma frase, uma imagem, ou uma palavra apenas...

Gostaria de lembrar que um blog é uma opinião pessoal, um ponto de vista. Sei que nem sempre agradarei a todos, mas com certeza, a intenção sempre será a melhor possível!

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Viena - Parte 3

Volksgarten

Viena é uma cidade cheia de praças e parques, vou falar um pouquinho sobre os mais conhecidos.


O Volksgarten ou Jardim do Povo fica no complexo do Hofburg, apesar de estarmos no fim do outono, o jardim ainda estava bem verde, mas os famosos rosedais estavam sem rosas.



Entre os destaques desse jardim, está o Templo de Teseu, que fica no centro do jardim.


Outro destaque  é o monumento a Imperatriz Sisi, de 1906.


Imperatriz Sisi

Burggarten

O Burggarten está, digamos, atrás do Hofburg, e em seu terreno passava parte da muralha que cercava Viena.
Francisco II


Quando foi desenhado, no início do século XIX, era um jardim privado e se chamava Kaisergarten, Jardim do Imperador, em oposição ao Volksgarten. No final do século XX foi aberto ao público. Como viajamos no outono, resolvi brincar com a folhas caídas, o parque já estava trocando as folhas verdes pelas douradas!


Dentro do jardim há um monumento em homenagem ao Mozart. Em frente a sua estátua há uma clave musical, que em algumas fotos vistas por mim é repleta de flores, mas como já estava quase no inverno, só havia o desenho dela na grama.

Mozart

Francisco José I

Há também um estátua em homenagem a Goethe, um dos maiores escritores de língua alemã, que ajudou a fundar o romantismo.


Goethe


Stadtpark

Strauss

O Wiener Stadpark, Parque da Cidade, fica um pouco mais afastado que os anteriores, é um dos parque públicos mais antigos de Viena, e talvez, por esse motivo, um dos preferidos dos vienenses.



É o parque com o maior número de monumentos e esculturas, como Schubert e Strauss, além de outros vienenses ilustres. Os jardins também são em estilo inglês como no Burggarten.


Prater

Infelizmente não fomos ao Prater, pois ao contrário dos outros, não dá pra você dar uma passadinha nele. Ele está para Viena como o Central Park está para New York.

Foto retirada da Internet
É um parque de diversões e ainda tem campos de futebol, uma piscina pública, um planetário e outras coisinhas mais... Mas se você está com tempo e/ou com crianças, esse parque tem que estar entre os lugares obrigatórios.

Foto retirada da Internet
www.prater.at

Palácio de Schönbrunn

Na minha humilde opinião, este é um passeio imperdível. Mesmo que você não entre no palácio, só os jardins já valem a visita (e olhem que pegamos os jardins sem flores, hein!)




Enquanto o Palácio Imperial Hofburg era a residência de inverno o Palácio Schönbrunn era a residência de verão. O palácio e o parque só chegaram as formas atuais em meados do século XVIII.



O palácio é conhecido como Versailles Vienês e desde 1996 é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.




Os 120 hectares são compostos por várias atrações turísticas, o prédio do palácio, um labirinto, fontes, estátuas, o Gloriete, um jardim botânico e um zoológico, considerado o mais antigo do mundo, criado por Francisco I de Lorena, esposo de Maria Teresa.

Gloriete


O Schönbrunn deve seu nome a Matias de Habsburg, que durante uma caçada, descobriu uma fonte, a qual chamou de Bela Fonte (schönen Brunnen).



O palácio foi ocupado por Napoleão, duas vezes, uma em 1805 e a outra em 1809. Aqui também viveu a arquiduquesa Leopoldina de Habsburg até 1817 quando se casou com o imperador brasileiro D. Pedro I.




www.schoenbrunn.at

Palácio Belvedere

Infelizmente não tivemos tempo para conhecermos o Belvedere, só dava para ir a um palácio e optamos pelo Schönbrunn. Mas pelas fotos que vi, o Belvedere também é lindo!

Foto retirada da Internet
Foto retirada da Internet
O conjunto do palácio é barroco e é dividido em dois palácios: o Belvedere Inferior e o Belvedere Superior. Várias obras de artistas do movimento Secessão de Viena podem ser vistas no museu. Se tiver um pouco mais de tempo do que tivemos, não deixe de visitá-lo.

Foto retirada da Internet

Foto retirada da Internet

www.belvedere.at

Fotos Simone Medeiros e Vinicius Vasconcelos

2 comentários:

  1. Simone,

    muito lindas as fotos e excelentes comentários das tres partes! Parabéns! Estou com in veja boa e admirado com a qualidade das fotos e clareza e objetividade dos textos! Sensacional!

    Parabéns com louvor!

    p.s: estou espalhando por aí, sem sua licença, viu?

    Bjs e continue assim!

    Morrer de fome vc não morre! Fotógrafa, guia turística, ou escritora já são grandes opções profissionais!

    Pery

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Pery,

      Adoro ver você por aqui, e receber elogios de você é uma honra. Obrigada por divulgar o blog.

      Bjo.

      Excluir